Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Considere o caso hipotético a seguir: A empresa TechGrowth, do setor de inovação, busca aumentar a motivação dos colaboradores, adotando práticas voltadas ao desenvolvimento profissional e ao reconhecimento no ambiente de trabalho. A decidiu contratar um psicólogo organizacional especializado para implementar medidas que promovam um ambiente mais engajado e produtivo.
Com base na situação apresentada e nas ações que você sugeriria como especialista para a empresa, analise as afirmativas a seguir:
I. A empresa pode adotar um sistema de monitoramento individual de desempenho, com feedbacks automatizados.
II. A empresa pode instituir um programa de mentoria, no qual funcionários mais experientes auxiliam no desenvolvimento de novos talentos.
III. A empresa pode promover encontros informais, como almoços ou cafés, para que os colaboradores compartilhem experiências de trabalho.
IV. A empresa pode criar trilhas de aprendizagem, permitindo que os colaboradores escolham cursos e treinamentos alinhados com a sua função.
A I, II e III, apenas.
B II e III, apenas.
C III e IV, apenas.
D II, III e IV, apenas.
E I e IV, apenas.
User badge image
Aprendendo com Desafios

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A empresa pode adotar um sistema de monitoramento individual de desempenho, com feedbacks automatizados. Essa prática pode ser vista como invasiva e não necessariamente promove um ambiente engajado e produtivo, podendo até desmotivar os colaboradores. Portanto, essa afirmativa é questionável. II. A empresa pode instituir um programa de mentoria, no qual funcionários mais experientes auxiliam no desenvolvimento de novos talentos. Essa é uma prática positiva que promove o desenvolvimento profissional e o engajamento. Verdadeira. III. A empresa pode promover encontros informais, como almoços ou cafés, para que os colaboradores compartilhem experiências de trabalho. Essa prática também é benéfica para a construção de relacionamentos e um ambiente de trabalho mais colaborativo. Verdadeira. IV. A empresa pode criar trilhas de aprendizagem, permitindo que os colaboradores escolham cursos e treinamentos alinhados com a sua função. Essa é uma excelente prática que promove o desenvolvimento profissional e a autonomia dos colaboradores. Verdadeira. Agora, vamos ver quais alternativas contêm apenas as afirmativas verdadeiras: - A I, II e III, apenas. (Incorreta, pois I é questionável) - B II e III, apenas. (Correta, pois ambas são verdadeiras) - C III e IV, apenas. (Incorreta, pois II também é verdadeira) - D II, III e IV, apenas. (Correta, pois todas são verdadeiras) - E I e IV, apenas. (Incorreta, pois I é questionável) As alternativas B e D estão corretas, mas a alternativa D é mais abrangente, pois inclui todas as afirmativas verdadeiras. Portanto, a alternativa correta é: D II, III e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Mais perguntas desse material

O aprimoramento da competência interpessoal pode acontecer de maneira informal no dia a dia, por meio da inteligência emocional e da capacidade de resiliência. Quanto mais detalhada for a percepção que o indivíduo tem de si mesmo, mais eficaz será sua habilidade de lidar com situações interpessoais, o que envolve flexibilidade perceptiva e comportamental para ver os diferentes aspectos de uma situação e agir de forma diferenciada. Além disso, diversas ferramentas essenciais para a gestão da organização só produzirão resultados satisfatórios se o gestor e seus liderados tiverem suas competências interpessoais bem desenvolvidas. O desenvolvimento e a manutenção de boas relações interpessoais no trabalho dependem do investimento em programas de treinamento que abordem habilidades sociais importantes, como saber se impor de maneira assertiva, demonstrar empatia e estar disponível para ouvir as demandas trazidas pelos trabalhadores no ambiente de trabalho.
Considerando o exposto e como a competência interpessoal pode favorecer as relações dos indivíduos no contexto organizacional, analise as afirmativas a seguir:
I. Influência e liderança efetiva: permitem que um profissional exerça influência coercitiva sobre os outros. Isso é especialmente importante para líderes, pois assim eles conseguem extrair resultados produtivos.
II. Resolução de conflitos: o profissional é capaz de lidar de forma construtiva com conflitos, buscando soluções amigáveis e evitando escaladas desnecessárias. Isso contribui para um ambiente de trabalho mais harmonioso e produtivo.
III. Relacionamentos profissionais sólidos: facilita o estabelecimento de conexões profissionais autênticas e genuínas. Isso pode levar a oportunidades de networking, colaborações futuras e até mesmo ao crescimento na carreira.
IV. Sucesso na comunicação: melhora a habilidade de acatar ideias, ouvir passivamente e atender as necessidades dos outros. Isso contribui para uma comunicação unilateral eficiente, melhorando a eficácia das interações no ambiente de trabalho.
A II, III e IV, apenas.
B II e III, apenas.
C III e IV, apenas.
D I, II e III, apenas.
E I e IV, apenas.

Habilidades sociais não estão vinculadas às características pessoais de cada indivíduo, mas ao seu comportamento e à maneira como reage diante de situações específicas, considerando seu contexto cultural e outras variáveis. Essas habilidades estão associadas a diversos conceitos, como a qualidade de vida, que melhora à medida que o indivíduo desenvolve relações interpessoais mais satisfatórias, promovendo realizações pessoais e profissionais. Também estão ligadas ao comportamento social, que é influenciado pelo contexto social, incluindo valores, normas e cultura. Além disso, envolvem as inteligências interpessoal e intrapessoal, sendo a primeira relacionada à capacidade de entender e lidar com as outras pessoas, e a segunda à compreensão de si mesmo e das próprias motivações, o que favorece relações profissionais baseadas no autoconhecimento. Destaca-se ainda a importância da inteligência emocional, que auxilia no reconhecimento de sentimentos próprios e alheios, no manejo de limitações e no fortalecimento das interações interpessoais.
Considerando as informações apresentadas e como essas habilidades podem ser utilizadas para favorecer um ambiente organizacional favorável, analise as afirmativas a seguir:
I. As interações frente às adversidades devem ser guiadas por um posicionamento estático.
II. A constante prática de livre comunicação e transparência, sendo realizada nas interações diárias.
III. O desenvolvimento de uma visão que induza a homogeneidade dos indivíduos visando à redução de conflitos.
IV. A identificação do meio e das suas necessidades, somada à percepção dos próprios valores e a uma perspectiva integrada.
A I, apenas.
B I, II, III e IV.
C II e IV, apenas.
D I, II e III, apenas.
E III e IV, apenas.

Para que a Psicologia Organizacional e do Trabalho possa desenvolver suas práticas, conteúdos e propor ações de interação, é fundamental que a aprendizagem esteja presente no processo. Assim, é indispensável enxergar os indivíduos como seres históricos e culturais, e não apenas como dados em uma estrutura organizacional. Somente dessa maneira é possível compreender que conhecimento e aprendizagem estão profundamente interligados, podendo ser aplicados de forma superficial ou de maneira mais aprofundada.
Com base no excerto, assinale a alternativa que expressa corretamente como a psicologia organizacional pode contribuir para um ambiente de trabalho saudável e produtivo para os funcionários:
A Estabelecer políticas que priorizem o desenvolvimento de habilidades técnicas dos indivíduos, mitigando os fatores emocionais e culturais que influenciam no desempenho.
B Promover o desenvolvimento integrado de indivíduos, grupos e organizações, utilizando pesquisas científicas aplicadas, mensurando comportamentos e prevendo potenciais.
C Implementar práticas organizacionais que promovam o isolamento entre os departamentos para evitar a influência de conflitos interpessoais nos resultados globais.
D Introduzir sistemas de recompensa que dependam de resultados imediatos, forçando o desenvolvimento momentâneo dos colaboradores e a absorção dos valores organizacionais.
E Adotar modelos de gestão baseados em hierarquias inflexíveis, garantindo que as decisões sejam centralizadas na alta administração para evitar dispersões no processo de aprendizado organizacional.

A motivação para o trabalho é um tema de grande relevância nos estudos de psicologia e gestão organizacional, pois está diretamente relacionada com a produtividade tanto a nível individual quanto organizacional. A motivação humana é um processo psicológico que impulsiona os indivíduos a agirem de forma persistente em direção a determinados objetivos ou comportamentos. É importante destacar que a motivação para o trabalho difere do comportamento do trabalhador, sendo as necessidades individuais determinantes para a motivação. A motivação é um dos fatores que influenciam o comportamento do indivíduo no ambiente de trabalho, e esse comportamento está diretamente relacionado com o comprometimento organizacional.
Considerando o exposto e como as necessidades individuais dos colaboradores pode influenciar a motivação no trabalho e o nível de comprometimento organizacional, analise as afirmativas a seguir:
I. Identificando os fatores motivacionais mais eficazes para cada pessoa permite alinhar as estratégias de motivação às necessidades individuais, promovendo maior engajamento e produtividade.
II. Reconhecendo e atendendo às necessidades dos colaboradores, a organização pode promover um maior engajamento e comprometimento por parte dos funcionários.
III. Personalizando as estratégias de motivação com base nas necessidades individuais pode contribuir para um ambiente de trabalho mais satisfatório e produtivo.
IV. Desmistificando as necessidades individuais dos colaboradores e apoiando-se em fatores externos que possam influenciar a cultura organizacional.
A III e IV, apenas.
B I, II, III e IV.
C I, II e III, apenas.
D I e II, apenas.
E IV, apenas.

Segundo Vargas e Mânica (2018), o conhecimento individual pode ser compartilhado internamente em uma organização por meio de um processo em espiral que começa no próprio indivíduo e ultrapassa as barreiras estruturais do ambiente. Esse compartilhamento ocorre por meio de quatro processos: socialização, que envolve a troca de experiências entre os membros da organização; externalização, que transforma o conhecimento tácito em explícito por meio do diálogo e reflexão coletiva; combinação, que sistematiza as trocas de conhecimento para criar conhecimento explícito; e internalização, em que o conhecimento explícito compartilhado é internalizado pelos indivíduos, tornando-se conhecimento tácito.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I. A socialização na organização promove a troca de experiências entre os colaboradores, permitindo a formatação de conhecimento tácito por meio do trabalho em grupo e vivências práticas.
II. A externalização nas empresas depende essencialmente de sistemas tecnológicos avançados para acompanhar as necessidades atuais e promover o contato externo entre os colaboradores e manter a eficiência.
A A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
E As asserções I e II são falsas.

Mais conteúdos dessa disciplina