Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
A máquina motriz aplicada ao eixo do gerador o faz girar, sendo que o sentido do conjugado aplicado ao movimento pela máquina motriz é no sentido do movimento. A seguir, expressamos o diagrama fasoral de um gerador com elevada corrente de campo e seu diagrama de campo magnético.
A respeito disso, avalie as asserções a seguir e a relação entre elas:
I- O conjugado induzido no gerador não um contraconjugado.
II- O conjugado produzido nessa máquina tem sentido anti-horário e tem o mesmo sentido de rotação causada pelo conjugado externo.
A A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira.
B As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.
C As duas asserções são proposições falsas.
D As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 3 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 3 meses

Vamos analisar cada asserção: I- O conjugado induzido no gerador não é um contraconjugado. Essa afirmação é verdadeira, pois o conjugado induzido é o que faz o gerador girar, enquanto o contraconjugado se opõe a esse movimento. II- O conjugado produzido nessa máquina tem sentido anti-horário e tem o mesmo sentido de rotação causada pelo conjugado externo. Essa afirmação também é verdadeira, pois se o conjugado externo está fazendo a máquina girar em um sentido, o conjugado induzido deve ter o mesmo sentido para que a máquina funcione corretamente. Agora, vamos analisar as alternativas: A) A primeira asserção é uma proposição falsa, e a segunda é uma proposição verdadeira. (FALSO, a primeira é verdadeira) B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira. (VERDADEIRO, ambas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira) C) As duas asserções são proposições falsas. (FALSO, ambas são verdadeiras) D) As duas asserções são proposições verdadeiras, e a segunda é uma justificativa da primeira. (FALSO, ambas são verdadeiras, mas a segunda não justifica a primeira) Portanto, a alternativa correta é: B) As duas asserções são proposições verdadeiras, mas a segunda não é uma justificativa da primeira.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Conforme aponta Chapman (2013), é bastante comum o uso de máquinas síncronas funcionando como gerador em centrais elétricas do tipo hídrica, a carvão, a diesel etc. de maneira a converter energia mecânica em elétrica. No entanto, também é comum o uso de geradores síncronos em centrais de pequeno porte e em grupos de geradores de emergência que são instalados em hospitais ou aeroportos que funcionam de maneira isolada.
Sobre o funcionamento de uma máquina síncrona, assinale a alternativa CORRETA:
A É possível termos apenas rotor de polos salientes que, em geral, é usado para acionamento em alta velocidade.
B O enrolamento do rotor é alimentado por uma corrente alternada, promovendo a formação de um campo magnético intenso na máquina.
C Em geral, os rotores de polos lisos são usados para acionamentos em baixa velocidade.
D A máquina síncrona elementar é formada por três enrolamentos no estator, defasados de 120° e um enrolamento no rotor alimentado em corrente contínua.

Segundo Camargo (2007), ao aumentarmos a potência mecânica de acionamento de um gerador a uma corrente de campo constante, o novo ponto de operação do gerador passa a ser estabelecido por um ângulo de carga maior e, dessa maneira, existe maior fornecimento de potência ativa para a rede. Camargo (2007) discute que o equilíbrio entre a potência mecânica de entrada e a potência elétrica de saída é garantido e deve ser mantido para que a velocidade também se mantenha em equilíbrio. Já o limite da estabilidade estática da máquina síncrona em regime permanente ocorre quando o aumento da potência mecânica produz uma redução da potência elétrica de saída e a máquina perde estabilidade.
Sobre o funcionamento de um gerador “sobre-excitado”, analise as sentenças a seguir:
I- Ele absorve potência ativa e potência reativa.
II- Ele absorve potência ativa (ou gera potência ativa negativa) e fornece potência reativa.
III- Ele fornece potência ativa e reativa positivas, funcionando como um “capacitor”.
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças II e III estão corretas.
C As sentenças I e II estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

Conforme explica Chapman (2013), o princípio básico de operação do motor síncrono é que o rotor “persegue” em círculo o campo magnético girante do estator, sem nunca conseguir se alinhar a ele. As equações de velocidade, potência e conjugado são as mesmas para geradores e motores síncronos.
De acordo com o funcionamento de geradores síncronos ligados a um barramento infinito, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Quanto maior for o ângulo entre os dois campos, maior será o conjugado (“força que faz girar”) no rotor da máquina.
( ) Pelo fato do motor síncrono ser diferente do gerador síncrono, as equações velocidade, potência e conjugado são bastante diferentes para ambos.
( ) O princípio básico de operação do motor síncrono é que o rotor “persegue” em círculo o campo magnético girante do estator, sem nunca conseguir se alinhar a ele.
A F - V - F.
B V - F - V.
C F - F - V.
D V - F - F.

Camargo (2007) explica que, de maneira semelhante ao realizado para a máquina de polos lisos, são deduzidas as expressões de potência ativa e potência reativa em função do ângulo de carga, a partir da definição de potência complexa ou de relações trigonométricas do diagrama fasoral.
Sobre a característica da máquina síncrona de polos salientes, analise as sentenças a seguir:
I- A equação da potência reativa é expressa por P= (E.V.senδ.cosδ)/Xd.
II- A potência ativa é expressa em função do cosseno de ∅.
III- A máquina de polos lisos é um caso particular da máquina de polos salientes em que Xd ≠ Xq ≠ Xs.
A As sentenças I e III estão corretas.
B Somente a sentença II está correta.
C As sentenças II e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina