Logo Passei Direto
Buscar
NCE) A forma verbal “há” leva acento ortográfico porque a vogal “a” tem timbre aberto. é um monossílabo átono. é palavra sem valor semântico. é monossílabo tônico terminado em “a”. é forma verbal.
User badge image
juliaventura770

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

A forma verbal “há” leva acento ortográfico porque é uma forma verbal do verbo "haver" no passado ou para indicar tempo decorrido. Portanto, a resposta correta é que “há” é uma forma verbal. Ela não é um monossílabo tônico, nem um monossílabo átono, e não se relaciona com timbre aberto ou valor semântico de forma isolada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

(Santa Casa-SP - adaptada) Assinale a alternativa correta para completar a frase: Devemos ____ da tempestade.
Resguardarmo-nos.
Resguardar-nos.
Resguardarmos-nos.
Resguarda-nos.
Resguardar-mos-nos.

(UFRS 2013) Assinale a alternativa na qual o uso da pontuação está correto.
Eu, posto que creia no bem, não sou daqueles que negam o mal.
Eu, posto que creia no bem não sou daqueles que negam o mal.
Eu, posto que creia no bem, não sou daqueles, que negam o mal.
Eu, posto que creia, no bem, não sou daqueles, que negam o mal.
Eu, posto que creia, no bem, não sou daqueles, que negam, o mal.

Entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.
Assinale a alternativa cujo texto pode ser concluído coerentemente com essa afirmação.
Carlos de Almeida responde processo na justiça por não querer reconhecer como seu o filho de Diana Santos, sua ex-namorada. Carlos se recusou a fazer o exame de DNA, o que permite ao juiz lavrar a sentença que o indica como pai da criança, porque entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.
Alessandro presume que Caio seja seu filho. Sugeriu a Telma um exame de DNA. Telma disse não ser necessário, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.
Mário e Felipe são primos. Mário é extremamente vaidoso, pretensioso. Felipe é um rapaz calmo e muito simples. Os dois namoraram Teresa na mesma época. Teresa teve uma filha e entrou na justiça para exigir dos dois primos um exame de DNA. O juiz disse que não era necessário, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.
Adriano é um rapaz muito presunçoso e não admite que lhe cobrem nada. A namorada lhe pediu um exame de DNA, para esclarecer a paternidade de Amanda, sua filha. Adriano disse que não faria o exame. A namorada disse que toda essa presunção serviria para o juiz atestar a paternidade, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.
Sara Mendes deu início a um processo na justiça, para que Tiago Costa assuma a paternidade de seu filho Cássio. Tiago não fez o exame de DNA, mas assume como muito provável ser ele o pai do menino. Cássio alega que o exame não é conclusivo, pois entrou em vigor a lei que converte em presunção de paternidade a recusa dos homens em fazer teste de DNA.

(PUC) Aponte a palavra acentuada pela mesma regra de “inevitável”.
Países.
Contrário.
Política.
Verificáveis.
Fácil.

(FCC – TRT) A frase redigida com clareza e correção numa argumentação dissertativa é:
O caminho mais eficiente para tirar pessoas da linha de miséria e construir um modelo de sociedade mais justo reside em desarmar os mecanismos que concentram renda do Brasil.
Os mecanismos que concentram renda no Brasil precisa ser desarmado, enquanto que o caminho mais eficiente para tirar pessoas da linha da miséria é esse, com um modelo de sociedade mais justa.
Criar mecanismos para construir modelo de sociedade mais justa e tirar pessoas da linha de miséria, com o desarme de concentração de renda no Brasil, com seus mecanismos.
Construir um modelo de sociedade mais justo, onde as pessoas se tiram da linha de miséria, desarmando os mecanismos de concentração de renda no Brasil, sendo esse caminho.
Os mecanismos que concentram renda no Brasil, que não tira as pessoas da linha de miséria, deve ser desarmado, como o caminho mais eficiente para construir uma sociedade mais justa.

(CM – RJ) Adaptado A opção em que o emprego do pronome relativo contraria as normas de regência da variante culta da língua portuguesa é:
A falha que perdoamos não foi grave.
O sintoma de que o cirurgião se referia é muito raro.
O funcionário a que perdoamos tem prestado bom serviço à instituição.
A língua estrangeira de que mais necessitamos é o espanhol.
O ideal por que este grupo luta é atingível.

Mais conteúdos dessa disciplina