Logo Passei Direto
Buscar
A interação entre os fármacos e receptores pode ocorrer de diferentes formas. Sobre esses mecanismos de interação, está CORRETO o que se afirma na alternativa: a. Fármacos antagonistas são aqueles que ligam-se ao seus receptores com alta afinidade, porém, têm eficácia nula. b. Fármacos agonistas são aqueles que ao ligarem-se aos receptores, os estabilizam em uma conformação inativa. c. Fármacos agonistas inversos são aqueles que ligam-se aos seus receptores e aumentam a sua atividade intrínseca. d. Fármacos agonistas são aqueles que apresentam afinidade pelos seus receptores, porém eficácia negativa. e. Fármacos agonistas inversos são aqueles que ligam-se aos seus receptores e não alteram a atividade destes.
User badge image
lucas gil alcon

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) Fármacos antagonistas são aqueles que ligam-se aos seus receptores com alta afinidade, porém, têm eficácia nula. - Correto. Antagonistas se ligam aos receptores, mas não ativam a resposta celular. b) Fármacos agonistas são aqueles que ao ligarem-se aos receptores, os estabilizam em uma conformação inativa. - Incorreto. Agonistas ativam os receptores, estabilizando-os em uma conformação ativa. c) Fármacos agonistas inversos são aqueles que ligam-se aos seus receptores e aumentam a sua atividade intrínseca. - Incorreto. Agonistas inversos diminuem a atividade intrínseca do receptor. d) Fármacos agonistas são aqueles que apresentam afinidade pelos seus receptores, porém eficácia negativa. - Incorreto. Agonistas têm eficácia positiva, ativando os receptores. e) Fármacos agonistas inversos são aqueles que ligam-se aos seus receptores e não alteram a atividade destes. - Incorreto. Agonistas inversos alteram a atividade, mas de forma oposta aos agonistas. Portanto, a alternativa correta é: a) Fármacos antagonistas são aqueles que ligam-se ao seus receptores com alta afinidade, porém, têm eficácia nula.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma paciente de 18 anos é trazida ao setor de emergências devido à dosagem excessiva (overdose) de droga.
Qual das seguintes vias de administração é a melhor para aplicar o antídoto contra a overdose?
a) Intramuscular.
b) Subcutânea.
c) Transdérmica.
d) Oral.
e) Intravenosa.

Se 10 mg de naproxeno produzem a mesma resposta analgésica que 100 mg de ibuprofeno.
Qual das seguintes afirmativas é correta?
a) O naproxeno é mais eficaz do que o ibuprofeno.
b) O naproxeno é mais potente do que o ibuprofeno.
c) O naproxeno é um agonista total, e o ibuprofeno é um agonista parcial.
d) O naproxeno é um antagonista competitivo.
e) O naproxeno é um fármaco melhor para obter alívio da dor do que o ibuprofeno.

A farmacologia surgiu como ciência quando a ênfase passou da descrição da ação dos fármacos para a explicação de como eles funcionam.
Sobre a farmacologia é correto afirmar:
a) Pode ser definida como o estudo de substâncias que interagem com sistemas vivos por meio de processos químicos, principalmente por ligação a moléculas reguladoras e ativação ou inibição de processos corporais normais.
b) Estuda as interações entre os compostos químicos e o organismo vivo ou sistema biológico, resultando em efeito maléfico (tóxico), ou benéfico (medicamentoso).
c) Há diferentes formas de classificar ou dividir a farmacologia, uma vez que além das áreas que a caracteriza, ela se relaciona com diversas outras disciplinas biomédicas.
d) A farmacologia de qualquer fármaco, isto é as interações fármaco-organismo, serão descritas a partir do conjunto da sua farmacocinética, farmacodinâmica e toxicologia.
e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

Os conceitos básicos são importantes para que você entenda a farmacologia, mas também são de extrema necessidade na orientação dos pacientes/clientes.
Sobre os conceitos básicos em farmacologia, é CORRETO afirmar:
a) Placebo é o medicamento de referência usado nos testes clínicos para fins de comparação com o canditado a novo fármaco.
b) Interação medicamentosa é a estratégia utilizada pelos médicos quando o tratamento exige o emprego de mais de um medicamento.
c) Farmacologia é a ciência que estuda como extrair e sintetizar novos fármacos.
d) Janela terapêutica é o intervalo de doses entre a dose efetiva mínima e a dose efetiva máxima, antes de ser tóxico.
e) Posologia é a quantidade de medicamento por dose, ou seja, a quantidade de medicamento por comprimido.

Durante o desenvolvimento de novos fármacos existem etapas diferentes e sucessivas, entre as quais estão a fase pré-clínica e a fase clínica.
Sobre os testes clínicos de fase I, II, III e IV, no desenvolvimento de novos fármacos, podemos afirmar que:
a) São realizados no maior número de espécies animais possível.
b) São realizados em humanos, costumam durar mais de 5 anos e incluem a fase de aprovação pelo órgão nacional de fiscalização.
c) A farmacovigilância realizada na etapa IV tem como único objetivo coletar dados de efeitos adversos para que estes sejam introduzidos na bula do medicamento.
d) É dispensável a exigência da conduta ética como também a assinatura do termo de consentimento livre e esclarecido dos participantes.
e) Unanimemente, todos os projetos que desenvolvem um novo fármaco obtêm sucesso.

Os estudos de farmacocinética, farmacodinâmica e toxicologia são aplicados para todo o fármaco independente da sua natureza química, origem, ação ou alvo terapêutico.
Sobre esses estudos, complete os espaços sublinhados a seguir e marque a alternativa correta: A (1)_________________________ estuda os processos metabólicos de absorção, distribuição, biodisponibilidade e eliminação das drogas. A (2)____________________ é o estudo dos efeitos bioquímicos e fisiológicos dos fármacos e do mecanismo de ação do fármaco sobre o organismo. Já a (3)_________________________ visa estudar os efeitos nocivos decorrentes de substâncias químicas no organismo de seres vivos.
a) 1-Farmacocinética, 2-Farmacodinâmica, 3-Toxicologia;
b) 1-Toxicologia, 2-Farmacodinâmica, 3-Farmacocinética;
c) 1-Farmacocinética, 2-Toxicologia, 3-Farmacodinâmica;
d) 1-Farmacodinâmica, 2-Farmacocinética, 3-Toxicologia;
e) 1-Toxicologia, 2-Farmacocinética, 3-Farmacodinâmica;

Julgue verdadeiro (V) ou falso (F) e marque a alternativa correta:
( ) Farmacoepidemiologia: estuda o efeito dos fármacos em nível populacional; analisa a variabilidade dos efeitos entre indivíduos diferentes de uma mesma população ou, entre populações.
( ) Farmacogenética: estudo das influências genéticas sobre a resposta do organismo aos fármacos; define quais e como certas características genéticas podem predizer um comportamento específico e diferencial a certos fármacos.
( ) Farmacogenômica: uso da informação genética para guiar a escolha de uma terapia individualizada.
a) F, V, F
b) V, V, V
c) F, F, V
d) V, F, V
e) F, V, V

Os termos remédio, medicamento e princípio ativo são erroneamente empregados com o mesmo significado.
Sobre as definições de remédio, medicamento e princípio ativo, é CORRETO afirmar:
a) Remédio é qualquer recurso utilizado para curar ou aliviar doenças, sintomas, desconforto e mal-estar, incluindo os medicamentos.
b) Medicamento é qualquer recurso utilizado para curar ou aliviar doenças, sintomas, desconforto e mal-estar.
c) Remédio e medicamento são sinônimos, assim como fármaco e princípio ativo.
d) Medicamento é aquele que contém um fármaco, enquanto o remédio contém princípio ativo.
e) Remédio é aquele que tem estrutura química conhecida e propriedade sobre determinada função fisiológica.

Os conceitos básicos são importantes para que você entenda a farmacologia, mas também são de extrema necessidade na orientação dos pacientes/clientes.
Analise as alternativas a seguir e marque a alternativa correta:
a) Drogas são substâncias que modificam a função fisiológica com ou sem intenção benéfica.
b) Remédio é qualquer substância ou recurso utilizado para curar ou aliviar doenças, sintomas, desconforto e mal-estar. Pode ser uma substância animal, vegetal, mineral ou sintética; procedimento (ginástica, massagem, acupuntura, banhos); fé ou crença; usados com intenção benéfica de tratar ou aliviar.
c) Fármaco ou princípio ativo é uma substância de estrutura química conhecida com propriedade de modificar uma função fisiológica já existente. É a parte ativa do medicamento, aquela que é responsável pela ação farmacológica.
d) Medicamentos são produtos farmacêuticos que contém um ou mais de um princípio ativo (fármaco), tecnicamente obtido ou elaborado, com finalidade profilática, curativa, paliativa ou para fins de diagnóstico.
e) Todas as alternativas anteriores estão corretas.

A absorção dos fármacos pelo trato gastrointestinal (TGI) é determinada por fatores relacionados ao pH do local, ao fluxo sanguíneo e à área de superfície disponível para a absorção.
Portanto, a função das microvilosidades intestinais com relação à absorção de fármacos pelas células pela mucosa intestinal é a de:
a) Manter a taxa de absorção.
b) Aumentar a superfície de absorção.
c) Retardar a velocidade de absorção.
d) Aumentar o tempo da absorção.
e) Inativar os fármacos.

Mais conteúdos dessa disciplina