Stella Maris Bortoni em: Variação Linguística e atividade de letramento em sala de aula reflete a aquisição da língua por meio de práticas de letramento que envolvem dinamicamente o uso das variantes linguísticas. Discutir o uso de variedades não-padrão em sala de aula, dialetos e educação e como aderir uma base para estratégias de transição é bastante polêmica. Nas palavras da autora: “Temos de saber como as palavras usadas em sala de aula afetam o resultado da educação” (p.120).
BORTINI, Stella Maris. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escola, In: Variação Linguística e atividade de letramento em sala de aula. Org: Angela Kleiman, Mercado das Letras: São Paulo, 1995.
Já na concepção de Cosson (2011) a vinculação do conceito de leitura ao processo de letramento trata-se não da aquisição da habilidade de ler e escrever, como concebemos usualmente a alfabetização, mas sim da apropriação da escrita e das práticas sociais que estão a ela relacionadas.
(COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2011).
Com relação à esta vinculação analise as afirmativas a seguir e assinale a correta:
Ed
há 6 meses
Você precisa criar uma nova pergunta.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade