Logo Passei Direto
Buscar

Cinesiologia

Colégio Objetivo
Em relação à articulação do tornozelo, assinale a alternativa CORRETA:
a. O movimento de inversão e eversão ocorre principalmente na articulação talocrural.
b. O movimento de inversão é mais limitado que o de eversão devido ao choque ósseo entre fíbula e tálus.
c. Os músculos tibial anterior e tibial posterior são os principais eversores do pé.
d. A articulação talocrural é formada pela tíbia, fíbula e calcâneo.
e. O principal limitador do movimento de dorsiflexão do tornozelo é um encurtamento do tríceps sural.
User badge image
estudandocinesiologia

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta: a) O movimento de inversão e eversão ocorre principalmente na articulação talocrural. - Incorreto. A inversão e eversão ocorrem principalmente na articulação subtalar, não na talocrural. b) O movimento de inversão é mais limitado que o de eversão devido ao choque ósseo entre fíbula e tálus. - Correto. A inversão é realmente mais limitada devido à anatomia do tornozelo e ao contato entre a fíbula e o tálus. c) Os músculos tibial anterior e tibial posterior são os principais eversores do pé. - Incorreto. O tibial anterior é um dorsiflexor e o tibial posterior é um inversor, mas não são eversores. d) A articulação talocrural é formada pela tíbia, fíbula e calcâneo. - Incorreto. A articulação talocrural é formada pela tíbia, fíbula e tálus, não pelo calcâneo. e) O principal limitador do movimento de dorsiflexão do tornozelo é um encurtamento do tríceps sural. - Incorreto. O tríceps sural (que inclui os músculos gastrocnêmio e sóleo) é mais relacionado à flexão plantar, não à dorsiflexão. Portanto, a alternativa correta é: b) O movimento de inversão é mais limitado que o de eversão devido ao choque ósseo entre fíbula e tálus.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A articulação do joelho é o complexo articular intermediário do membro inferior e deve garantir liberdade, alcance e, ao mesmo tempo, estabilidade para a extremidade inferior. Deve ser móvel, mas com restrições, e é exatamente isso que o torna vulnerável a lesões e traumas. Para garantir suas funções, ele conta com estabilizadores ativos e passivos (SACCO e TANAKA, 2008).
Sobre esses estabilizadores, analise as seguintes frases: Estão corretas, apenas, as seguintes asserções:
I- Os meniscos são considerados estabilizadores passivos que aumentam a concavidade dos platôs tibiais, concedendo maior simetria à articulação femorotibial, além disso absorvem impacto, diminuem o atrito ósseo e aumentam o encaixe ósseo.
II- Os ligamentos colaterais são ligamentos extracapsulares e têm um papel fundamental na limitação da anteriorização e posteriorização da tíbia durante a extensão e hiperextensão do joelho.
III- A disposição cruzada dos ligamentos entre os ligamentos colaterais permite que ambos limitem a rotação lateral da tíbia.
IV- Os ligamentos colaterais recebem reforços dos estabilizadores ativos para garantir a estabilidade dinâmica transversal do joelho. O músculo tensor da fáscia lata auxilia o ligamento colateral fibular e os músculos da “pata de ganso” auxiliam o ligamento colateral tibial.
V- A contração dos vastos medial e intermédio normalmente é equilibrada, resultando numa força dirigida superiormente que posiciona a patela na posição anatômica.
a. I, II e V.
b. II, III e IV.
c. II e III.
d. Somente a V.
e. I, III e IV.

O ângulo de torção do fêmur é muito importante para a estabilidade do quadril. Quando o ângulo de torção está aumentado, ou seja, uma anteversão aumentada, tem-se uma exposição maior da superfície articular anterior. Assim, todo o fêmur irá ficar rodado medialmente para restaurar alguma congruência com a articulação do quadril. Quando temos um ângulo de torção femoral diminuído, tem-se uma menor exposição da superfície articular anterior. Assim, todo o fêmur irá ficar rodado lateralmente para restaurar alguma congruência com a articulação do quadril. Em relação aos problemas rotacionais do fêmur, analise as seguintes afirmacoes:
Estão certos apenas os itens:
I. O ângulo de anteversão aumentado irá produzir uma marcha com os pés voltados para dentro e o ângulo de anteversão diminuído irá produzir uma marcha com os pés voltados para fora.
II. Vários músculos atuam ativamente na rotação medial do quadril. O trajeto destes músculos passa atrás do eixo articular do quadril no plano transverso, ou seja, estão localizados posteriormente à cabeça femoral.
III. Os movimentos de rotação lateral e medial ocorrem quando o trocanter maior do fêmur é dirigido posteriormente e anteriormente, respectivamente.
a. I e II.
b. I, II e III.
c. Somente a alternativa III.
d. I e III.
e. II e III.

A articulação do joelho compreende duas importantes articulações: femorotibial e patelofemoral. Essas duas articulações são formadas por 3 conjuntos de superfícies articulares. Para garantir suas funções, ele conta com estabilizadores ativos – os músculos – e passivos – bandas e ligamentos intra e extracapsulares.
Sobre este importante complexo articular, assinale a alternativa INCORRETA:
a. O músculo que gera o movimento de flexão do joelho é o isquiotibial.
b. A articulação patelofemoral é do tipo plana, sendo que a patela é um osso sesamoide localizado sob o tendão do músculo quadríceps femoral.
c. As superfícies articulares do joelho compreendem a patela, tíbia e fíbula.
d. O joelho é uma articulação com 2 graus de liberdade, realiza os movimentos de flexão-extensão e rotação interna-externa, sendo que esta rotação só ocorre com o joelho fletido.
e. O músculo que gera o movimento de extensão do joelho é o quadríceps femoral.

Mais conteúdos dessa disciplina