Logo Passei Direto
Buscar

Cálculo

Colégio Objetivo
Muitos historiadores consideram a Primeira Guerra Mundial como fator de peso na crise das sociedades liberais contemporâneas.
Assinale a opção que contém argumentos todos corretos a favor de tal opinião.
A) Derrotadas na Primeira Guerra Mundial, as grandes potências liberais foram, por tal razão, impotentes para conter, a seguir, o desafio comunista e o fascismo.
B) A Alemanha foi a principal responsável pela corrida armamentista e, consequentemente, pelo início da guerra. Ameaçadora da paz europeia, procurou se armar de forma indiscriminada com relação aos demais países, levando, portanto, à inevitabilidade do conflito.
C) Durante a guerra, foi preciso instaurar regimes autoritários e ditatoriais em países antes liberais como a França e a Inglaterra, em um prenúncio do fascismo ainda por vir.
D) A guerra transformou Estados antes liberais em gestores de uma economia militarizada que utilizou de novo o trabalho servil para a confecção de armas e munições, em flagrante desrespeito às liberdades individuais.
E) A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a “união sagrada” foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em função da guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades econômicas que abalaram os países liberais sobretudo através da inflação.
User badge image
Estudando com Questões

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar quais contêm argumentos corretos a favor da opinião de que a Primeira Guerra Mundial foi um fator de peso na crise das sociedades liberais contemporâneas: A) Derrotadas na Primeira Guerra Mundial, as grandes potências liberais foram, por tal razão, impotentes para conter, a seguir, o desafio comunista e o fascismo. - Correto, pois a derrota e a instabilidade resultante da guerra contribuíram para o surgimento de regimes totalitários. B) A Alemanha foi a principal responsável pela corrida armamentista e, consequentemente, pelo início da guerra. Ameaçadora da paz europeia, procurou se armar de forma indiscriminada com relação aos demais países, levando, portanto, à inevitabilidade do conflito. - Esta afirmação é um tanto simplista, pois a corrida armamentista envolveu várias potências e não pode ser atribuída apenas à Alemanha. Portanto, não é totalmente correta. C) Durante a guerra, foi preciso instaurar regimes autoritários e ditatoriais em países antes liberais como a França e a Inglaterra, em um prenúncio do fascismo ainda por vir. - Esta afirmação é exagerada, pois, embora tenha havido restrições, não se instauraram regimes autoritários em larga escala nesses países durante a guerra. Portanto, não é correta. D) A guerra transformou Estados antes liberais em gestores de uma economia militarizada que utilizou de novo o trabalho servil para a confecção de armas e munições, em flagrante desrespeito às liberdades individuais. - Esta afirmação é correta, pois a guerra realmente levou a uma economia militarizada e a restrições às liberdades individuais. E) A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a “união sagrada” foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em função da guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades econômicas que abalaram os países liberais sobretudo através da inflação. - Correto, pois a economia de guerra realmente resultou em um aumento do intervencionismo estatal e dificuldades econômicas significativas. Analisando as alternativas, as que contêm argumentos corretos são: A, D e E. No entanto, como a pergunta pede uma opção que contenha argumentos todos corretos, a resposta correta é a que contém os argumentos mais amplos e corretos, que é a E. Portanto, a resposta correta é: E) A economia de guerra levou a um intervencionismo de Estado sem precedentes; a “união sagrada” foi invocada em favor de sérias restrições às liberdades civis e políticas e, em função da guerra recém-terminada, eclodiram em 1920 graves dificuldades econômicas que abalaram os países liberais sobretudo através da inflação.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho:
A _______________________, apesar de distante no tempo, continua a ser importante para a compreensão do mundo tal qual era no início do século XX e para a forma como este caminhou para a 1ª Guerra Mundial.
A) Guerra Franco-prussiana.
B) Guerra Franco-Vietnamita.
C) Guerra Latino-Americana.
D) Guerra Russo-Japonesa.
E) Guerra Afro-Asiática.

Sobre a Rússia Pré-Revolucionária e Revolucionária, é CORRETO afirmar:
Assinale a alternativa CORRETA.
A) A Rússia era um país considerado dual: possuía índices elevados de industrialização na sua região ocidental (principalmente em São Petersburgo); ao mesmo tempo, tinha uma massa camponesa miserável, que trabalhava em condições servis.
B) Era um país com altos níveis de industrialização, homogeneamente distribuídos por todo o seu território. Possuía um campo com tecnologia avançada, tornando-a uma importante produtora cerealista.
C) A Revolução Russa de 1917 foi um período de conflitos, iniciado em 1917, que inseriu a monarquia em território russo sendo, de Vladimir Lênin, o Primeiro Czar.
D) Os mencheviques – ala minoritária do Partido Social-Democrata Russo – defendiam, junto aos bolcheviques, a luta armada e a deposição do Governo Provisório. Eram favoráveis ao poder dos sovietes (conselhos) em outubro de 1917.
E) Os bolcheviques defendiam uma revolução burguesa comandada por revolucionários. Apoiaram o governo provisório de Kerenski e foram contrários ao poder dos sovietes (conselhos) em outubro de 1917.

Assinale a alternativa CORRETA.
Qual das opções abaixo é verdadeira?
A) O Tratado de Versalhes impôs uma grande vitória para os alemães, gerando uma série de medidas expansionistas, dentre elas o recrutamento ilimitado de soldados ativos.
B) A Alemanha era a principal potência da Tríplice Aliança. Seu poderio naval e bélico ameaçou os impérios britânico e francês, reivindicando parcelas territoriais no ultra-mar (África) pertencentes a eles.
C) A Rússia era a nação mais bem situada no conflito. Havia demonstrado poderio bélico robusto durante a guerra contra o Japão e tinha um dos maiores poderios militares, graças a sua indústria bem distribuída por todo o território continental.
D) A Inglaterra se viu ameaçada, na medida em que o poderio naval russo crescia e os japoneses aumentavam seu poderio no Pacífico. Por isso, aliam-se aos alemães como forma de contenção dos seus principais inimigos (Japão e Rússia).
E) A França não consolidou bases defensivas sólidas de defesa por meio do entrincheiramento de suas fronteiras. Também não contava com um poderio militar capaz de conter os alemães na sua ofensiva. Saiu como uma das grandes derrotadas da guerra, perdendo o território da Alsácia-Lorena para o seu vizinho alemão.

Com o final da Primeira Guerra Mundial, o Tratado de Versalhes ocupou-se, principalmente
Qual das opções abaixo é correta?
A) do desmembramento do Império Austro-húngaro, formando-se novos Estados: Áustria, Tchecoslováquia, Iugoslávia e Hungria.
B) ao concedimento de perdão a Alemanha, investimento e indenização por parte da Tríplice Entente.
C) da regulamentação da paz com a Alemanha, incluindo a cessão de territórios, indenizações e desarmamentos.
D) dos problemas ligados ao reconhecimento do novo Estado surgido da Revolução Soviética.
E) da criação de uma organização internacional destinada a garantir a paz: a Sociedade das Nações.

Mais conteúdos dessa disciplina