Logo Passei Direto
Buscar
Compreender ilícito é elemento essencial para a criminalização da conduta, a fim de ser verificada a possibilidade de putabilidade ou imputabilidade do infrator. É uma tarefa árdua para intérprete do Direito diante do caso concreto adequar fato, circunstâncias e conduta do agente à previsão normativa.
Sobre esse tema, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: Erro de proibição se refere à antijuridicidade da conduta. Pode ser invencível, quando a devida diligência, devido cuidado não seria suficiente para que agente compreendesse a antijuridicidade, ou vencível, em caso contrário. "Força maior" é imprevisível, quando não, inevitável. É que ocorre sem ser esperado e por força estranha ao ser humano, não podendo, assim, ser impedido, como um desastre ambiental ou mesmo um tsunami! Já "fortuito" há um resultado previsível, mas que agente não pôde evitar. ( ) O impedimento pode ser decorrente da impossibilidade de conhecimento dessa antijuridicidade ou, mesmo em casos de erro de compreensão, da impossibilidade de internalizar a norma conhecida, que impede/inibe a autodeterminação do sujeito. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A
B
C
D
User badge image
Questões para o Sucesso

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as afirmações apresentadas: 1. Erro de proibição se refere à antijuridicidade da conduta. Pode ser invencível, quando a devida diligência, devido cuidado não seria suficiente para que agente compreendesse a antijuridicidade, ou vencível, em caso contrário. - Essa afirmação é verdadeira (V). O erro de proibição realmente diz respeito à antijuridicidade e pode ser classificado como invencível ou vencível, dependendo da capacidade do agente de compreender a ilicitude da conduta. 2. "Força maior" é imprevisível, quando não, inevitável. É que ocorre sem ser esperado e por força estranha ao ser humano, não podendo, assim, ser impedido, como um desastre ambiental ou mesmo um tsunami! - Essa afirmação é verdadeira (V). A força maior é um evento que não pode ser previsto e que não pode ser evitado, como desastres naturais. 3. Já "fortuito" há um resultado previsível, mas que agente não pôde evitar. - Essa afirmação é falsa (F). O fortuito se refere a eventos que não são previsíveis e que não podem ser evitados, assim como a força maior, e não a um resultado previsível. 4. O impedimento pode ser decorrente da impossibilidade de conhecimento dessa antijuridicidade ou, mesmo em casos de erro de compreensão, da impossibilidade de internalizar a norma conhecida, que impede/inibe a autodeterminação do sujeito. - Essa afirmação é verdadeira (V). O impedimento pode, de fato, ocorrer por falta de conhecimento da norma ou pela incapacidade de internalizá-la. Portanto, a sequência correta é: V - V - F - V. Assim, a alternativa que apresenta a sequência correta é: A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Aquele que exerce uma faculdade, ou seja, que atua no exercício regular de um direito, age de acordo com a lei e de forma lícita, conforme autorização legal (art. II, CF). Assim, não se pode considerar ilícita a conduta que esteja justificada ou permitida pelo ordenamento jurídico, desde que respeite os limites legais e seja exercida de maneira regular e sem abusos.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O advogado que, para defender seu cliente faz afirmacoes injuriosas ou difamatórias, atua em exercício regular de direito, desde que com ânimo de exercer legitimamente a profissão. PORQUE II. As expressões desonrosas sejam necessárias, numa interpretação ex ante, para a defesa dos interesses de seus clientes também têm excluída a ilicitude de sua conduta. A respeito dessas assinale a opção correta:
I. O advogado que, para defender seu cliente faz afirmações injuriosas ou difamatórias, atua em exercício regular de direito, desde que com ânimo de exercer legitimamente a profissão.
II. As expressões desonrosas sejam necessárias, numa interpretação ex ante, para a defesa dos interesses de seus clientes também têm excluída a ilicitude de sua conduta.
A A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B As asserções I e II são falsas.
C As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são e a II é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina