Logo Passei Direto
Buscar
A Teoria do Crime é núcleo dogmático do direito penal e ponto de partida para os juristas diante do caso concreto, tendo como finalidade identificar se está diante ou não de um fato criminoso.
Sobre os conceitos de crime, analise as afirmativas a seguir:
I- Fato Típico é a conduta humana que se "molda" perfeitamente aos elementos previstos na lei penal. a característica de um crime é ser um fato típico. Ação ou omissão descrita na lei penal.
II- A tipicidade é trabalho do jurista que analisa a conduta em suas múltiplas faces de modo a verificar, com absoluta certeza a relação perfeita e absoluta entre a conduta e tipo penal existente.
III- Conceito analítico: busca definir crime desde as consequências jurídicas cominadas. É indicador técnico operacional que permite identificar ilícito penal dentro do ordenamento jurídico.
A As afirmativas I e III estão corretas.
B As afirmativas I, II e IV estão corretas.
C Somente a afirmativa I está correta.
D As afirmativas II, III e IV estão corretas.
User badge image
Desafios para Aprender

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I- Fato Típico é a conduta humana que se "molda" perfeitamente aos elementos previstos na lei penal. A característica de um crime é ser um fato típico. Ação ou omissão descrita na lei penal. Verdadeira, essa definição está correta, pois o fato típico é, de fato, a conduta que se encaixa nos elementos do tipo penal. II- A tipicidade é trabalho do jurista que analisa a conduta em suas múltiplas faces de modo a verificar, com absoluta certeza a relação perfeita e absoluta entre a conduta e tipo penal existente. Falsa, a tipicidade não exige uma "absoluta certeza" e a análise não é sempre tão rígida. A tipicidade é uma relação que deve ser verificada, mas não necessariamente com essa certeza absoluta. III- Conceito analítico: busca definir crime desde as consequências jurídicas cominadas. É indicador técnico operacional que permite identificar ilícito penal dentro do ordenamento jurídico. Verdadeira, essa afirmativa está correta, pois o conceito analítico do crime realmente se concentra nas consequências jurídicas e na identificação do ilícito penal. Com base na análise, as afirmativas corretas são I e III. Portanto, a alternativa correta é: A) As afirmativas I e III estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Aquele que exerce uma faculdade, ou seja, que atua no exercício regular de um direito, age de acordo com a lei e de forma lícita, conforme autorização legal (art. II, CF). Assim, não se pode considerar ilícita a conduta que esteja justificada ou permitida pelo ordenamento jurídico, desde que respeite os limites legais e seja exercida de maneira regular e sem abusos.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O advogado que, para defender seu cliente faz afirmacoes injuriosas ou difamatórias, atua em exercício regular de direito, desde que com ânimo de exercer legitimamente a profissão. PORQUE II. As expressões desonrosas sejam necessárias, numa interpretação ex ante, para a defesa dos interesses de seus clientes também têm excluída a ilicitude de sua conduta. A respeito dessas assinale a opção correta:
I. O advogado que, para defender seu cliente faz afirmações injuriosas ou difamatórias, atua em exercício regular de direito, desde que com ânimo de exercer legitimamente a profissão.
II. As expressões desonrosas sejam necessárias, numa interpretação ex ante, para a defesa dos interesses de seus clientes também têm excluída a ilicitude de sua conduta.
A A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B As asserções I e II são falsas.
C As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são e a II é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina