Logo Passei Direto
Buscar
Para a Teoria do Delito um elemento relevante é a consciência por parte do agente da antijuridicidade de sua conduta, de sua ação ou omissão. A definição ou precisão de "consciência" do agir do indivíduo não é uma questão simples para Direito em geral e Penal em particular.
Sobre exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas: Os critérios de inimputabilidade ou culpabilidade diminuída são considerados a partir de três bases: biológica, psicológica e biopsicológica. Embriaguez completa e acidental não é causa excludente ou de diminuição de responsabilidade penal, por impedir agente de compreender a ilicitude e/ou capacidade de orientação. Entretanto, ébrio que se embriaga dolosa ou culposamente tem sua vontade equiparada à vontade livre e consciente. Para doutrinadores, inexigibilidade de conduta diversa não é uma causa específica de inculpabilidade, mas sim a descrição de todo e qualquer fator que exclua a culpabilidade, sendo relevante a análise das circunstâncias relativas ao fato. Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A V F V.
B
C
D
User badge image
Questões para Estudantes

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações apresentadas: 1. Os critérios de inimputabilidade ou culpabilidade diminuída são considerados a partir de três bases: biológica, psicológica e biopsicológica. É verdadeira (V). Esses critérios realmente são analisados sob essas três perspectivas, que ajudam a entender a capacidade do agente em compreender a ilicitude de sua conduta. 2. Embriaguez completa e acidental não é causa excludente ou de diminuição de responsabilidade penal, por impedir agente de compreender a ilicitude e/ou capacidade de orientação. É verdadeira (V). A embriaguez completa e acidental não exclui a responsabilidade penal, pois o agente deve ser responsabilizado por suas ações, mesmo que tenha se colocado em estado de embriaguez. 3. Entretanto, ébrio que se embriaga dolosa ou culposamente tem sua vontade equiparada à vontade livre e consciente. É falsa (F). A embriaguez voluntária (dolosa ou culposa) não exime o agente de responsabilidade, mas não se pode afirmar que sua vontade é equiparada à vontade livre e consciente, pois ele ainda deve responder por suas ações. 4. Para doutrinadores, inexigibilidade de conduta diversa não é uma causa específica de inculpabilidade, mas sim a descrição de todo e qualquer fator que exclua a culpabilidade, sendo relevante a análise das circunstâncias relativas ao fato. É verdadeira (V). A inexigibilidade de conduta diversa é um conceito que se refere a situações em que o agente não poderia agir de forma diferente, excluindo a culpabilidade. Portanto, a sequência correta é: V - V - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Aquele que exerce uma faculdade, ou seja, que atua no exercício regular de um direito, age de acordo com a lei e de forma lícita, conforme autorização legal (art. II, CF). Assim, não se pode considerar ilícita a conduta que esteja justificada ou permitida pelo ordenamento jurídico, desde que respeite os limites legais e seja exercida de maneira regular e sem abusos.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O advogado que, para defender seu cliente faz afirmacoes injuriosas ou difamatórias, atua em exercício regular de direito, desde que com ânimo de exercer legitimamente a profissão. PORQUE II. As expressões desonrosas sejam necessárias, numa interpretação ex ante, para a defesa dos interesses de seus clientes também têm excluída a ilicitude de sua conduta. A respeito dessas assinale a opção correta:
I. O advogado que, para defender seu cliente faz afirmações injuriosas ou difamatórias, atua em exercício regular de direito, desde que com ânimo de exercer legitimamente a profissão.
II. As expressões desonrosas sejam necessárias, numa interpretação ex ante, para a defesa dos interesses de seus clientes também têm excluída a ilicitude de sua conduta.
A A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B As asserções I e II são falsas.
C As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são e a II é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina