Logo Passei Direto
Buscar
As causas de justificação dizem respeito às hipóteses em que, após a conduta ser considerada típica (prevista em lei), aferir-se-á a presença ou não de uma causa de justificação (excludente de ilicitude), que nada mais é que uma hipótese em que comportamento típico poderá ser considerado justificável, lícito, ou seja, conforme ordenamento jurídico.
Nesse contexto, sobre as causas de justificação expressamente consignadas no Código Penal brasileiro, assinale a alternativa correta:
A O exercício regular do direito pode ser invocado mesmo quando a pessoa ultrapassa os limites legais para proteger seu interesse.
B No estado de necessidade a pessoa pode matar outra se isso significar salvar um bem maior, sem qualquer restrição.
C O estado de necessidade exclui a ilicitude quando agente pratica a conduta para salvar um bem próprio ou de terceiro, diante de perigo atual e não causado por sua própria vontade.
D A legítima defesa sempre é considerada legal, independentemente da proporcionalidade da reação.
E O exercício regular do direito exclui a ilicitude mesmo quando agente age com intenção de prejudicar outra pessoa.
User badge image
Aprendendo Através de Exercícios

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas em relação às causas de justificação previstas no Código Penal brasileiro: A) O exercício regular do direito pode ser invocado mesmo quando a pessoa ultrapassa os limites legais para proteger seu interesse. - Incorreta, pois o exercício regular do direito não pode ultrapassar os limites legais. B) No estado de necessidade a pessoa pode matar outra se isso significar salvar um bem maior, sem qualquer restrição. - Incorreta, pois o estado de necessidade não permite a prática de crimes que resultem em morte, a não ser que seja estritamente necessário e proporcional. C) O estado de necessidade exclui a ilicitude quando agente pratica a conduta para salvar um bem próprio ou de terceiro, diante de perigo atual e não causado por sua própria vontade. - Correta, pois essa é a definição do estado de necessidade, que é uma causa de justificação. D) A legítima defesa sempre é considerada legal, independentemente da proporcionalidade da reação. - Incorreta, pois a legítima defesa deve ser proporcional à agressão sofrida. E) O exercício regular do direito exclui a ilicitude mesmo quando agente age com intenção de prejudicar outra pessoa. - Incorreta, pois o exercício regular do direito não pode ser utilizado para justificar ações que visem prejudicar outrem. Portanto, a alternativa correta é: C) O estado de necessidade exclui a ilicitude quando agente pratica a conduta para salvar um bem próprio ou de terceiro, diante de perigo atual e não causado por sua própria vontade.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Aquele que exerce uma faculdade, ou seja, que atua no exercício regular de um direito, age de acordo com a lei e de forma lícita, conforme autorização legal (art. II, CF). Assim, não se pode considerar ilícita a conduta que esteja justificada ou permitida pelo ordenamento jurídico, desde que respeite os limites legais e seja exercida de maneira regular e sem abusos.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O advogado que, para defender seu cliente faz afirmacoes injuriosas ou difamatórias, atua em exercício regular de direito, desde que com ânimo de exercer legitimamente a profissão. PORQUE II. As expressões desonrosas sejam necessárias, numa interpretação ex ante, para a defesa dos interesses de seus clientes também têm excluída a ilicitude de sua conduta. A respeito dessas assinale a opção correta:
I. O advogado que, para defender seu cliente faz afirmações injuriosas ou difamatórias, atua em exercício regular de direito, desde que com ânimo de exercer legitimamente a profissão.
II. As expressões desonrosas sejam necessárias, numa interpretação ex ante, para a defesa dos interesses de seus clientes também têm excluída a ilicitude de sua conduta.
A A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B As asserções I e II são falsas.
C As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
D A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
E As asserções I e II são e a II é uma justificativa correta da I.

Mais conteúdos dessa disciplina