Logo Passei Direto
Buscar
A saúde ambiental compreende a área da saúde pública, afeita ao conhecimento científico e à formulação de políticas públicas e às correspondentes intervenções (ações) relacionadas à interação entre a saúde humana e os fatores do meio ambiente natural e antrópico que a determinam, condicionam e influenciam, com vistas a melhorar a qualidade de vida do ser humano sob o ponto de vista da sustentabilidade.
Analise as afirmativas a seguir. Estão corretos os itens:
I. O Sistema de Vigilância em Saúde Ambiental em todo o País, implementado pelo ministério da saúde visa aprimorar um modelo de atuação no âmbito do SUS.
II. O ministério da saúde vem constituindo com competências que objetivam a implementação de ações em que é constatada a relação entre saúde humana, degradação e contaminação ambiental.
III. A Vigilância em Saúde Ambiental, consiste em um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde.
IV. O conceito de saúde ambiental é trabalhado de forma ampliada e pensado a partir da Reforma Sanitária, sendo entendido como um processo de transformação da norma legal e do aparelho institucional em um contexto de democratização.
a. II, III e IV.
b. I, II, III e IV.
c. I, e IV.
d. I, III e IV.
e. I, II, III
User badge image
Questões Para o Saber

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. O Sistema de Vigilância em Saúde Ambiental em todo o País, implementado pelo ministério da saúde visa aprimorar um modelo de atuação no âmbito do SUS. Verdadeiro, essa afirmativa está correta, pois o sistema realmente busca melhorar a atuação no Sistema Único de Saúde (SUS). II. O ministério da saúde vem constituindo com competências que objetivam a implementação de ações em que é constatada a relação entre saúde humana, degradação e contaminação ambiental. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois o ministério tem trabalhado para implementar ações que reconhecem essa relação. III. A Vigilância em Saúde Ambiental consiste em um conjunto de ações que proporcionam o conhecimento e a detecção de mudanças nos fatores determinantes e condicionantes do meio ambiente que interferem na saúde humana, com a finalidade de identificar as medidas de prevenção e controle dos fatores de risco ambientais relacionados às doenças ou a outros agravos à saúde. Verdadeiro, essa afirmativa está correta e descreve bem o papel da Vigilância em Saúde Ambiental. IV. O conceito de saúde ambiental é trabalhado de forma ampliada e pensado a partir da Reforma Sanitária, sendo entendido como um processo de transformação da norma legal e do aparelho institucional em um contexto de democratização. Verdadeiro, essa afirmativa também está correta, pois reflete a evolução do conceito de saúde ambiental no contexto da Reforma Sanitária. Com base na análise, todos os itens I, II, III e IV estão corretos. Portanto, a alternativa correta é: b) I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A criação do SUS, feita pela Constituição Federal, foi posteriormente regulamentada através das Leis 8080/90, conhecida como Lei Orgânica da Saúde, e 8142/90. Estas leis definem as atribuições dos diferentes níveis de governo com a saúde; estabelecem responsabilidades nas áreas de vigilância sanitária, epidemiológica e saúde do trabalhador; regulamentam o financiamento e os espaços de participação popular; formalizam o entendimento da saúde como área de “relevância pública” e a relação do poder público com as entidades privadas com base nas normas do direito público; dentre outros vários princípios fundamentais do SUS.
Em relação ao SUS, analise as afirmativas a seguir.
I. O SUS foi fruto de um amplo debate democrático. Mas a participação da sociedade não se esgotou nas discussões que deram origem ao SUS. Esta democratização também deve estar presente no dia a- dia do sistema. Para isto, devem ser criados os Conselhos e as Conferências de Saúde, que têm como função formular estratégias, controlar e avaliar a execução da política de saúde.
II. Os Conselhos de Saúde, que devem existir nos três níveis de governo, são órgãos deliberativos, de caráter permanente, compostos com a representatividade de toda a sociedade. Sua composição deve ser paritária, com metade de seus membros representando os usuários e a outra metade, o conjunto composto por governo, trabalhadores da saúde e prestadores privados. Os conselhos devem ser criados por lei do respectivo âmbito de governo, onde serão definidas a composição do colegiado e outras normas de seu funcionamento.
III. O SUS se constrói no cotidiano de todos aqueles interessados na mudança da saúde no Brasil. Entendê-lo é uma boa forma de fortalecer a luta pela sua construção.
a. I, II,
b. I, APENAS
c. II, APENAS
d. I, II, III
e. I, III

O Decreto nº 7.508, de 28 de julho de 2011, que regulamenta a Lei nº 8.080/90, define que "o acesso universal, igualitário e ordenado às ações e serviços de saúde se inicia pelas portas de entrada do SUS e se completa na rede regionalizada e hierarquizada".
De acordo com Decreto acima, analise as afirmativas.
I. Ser resolutiva: identificar riscos, necessidades e demandas de saúde, utilizando e articulando diferentes tecnologias de cuidado individual e coletivo, por meio de uma clínica ampliada capaz de construir vínculos positivos e intervenções clínicas e sanitariamente efetivas, na perspectiva de ampliação dos graus de autonomia dos indivíduos e grupos sociais;
II. Coordenar o cuidado: elaborar, acompanhar e gerir projetos terapêuticos singulares, bem como acompanhar e organizar o fluxo dos usuários entre os pontos de atenção das RAS.
III. Ordenar as redes: reconhecer as necessidades de saúde da população sob sua responsabilidade, organizando as necessidades desta população em relação aos outros pontos de atenção à saúde, contribuindo para que a programação dos serviços de saúde parta das necessidades de saúde dos usuários.
IV. Atua como o centro de comunicação entre em alguns pontos específicos de atenção, responsabilizando-se pelo cuidado dos usuários nestes pontos através de uma relação horizontal, contínua e integrada com o objetivo de produzir a gestão única da atenção integral. Articulando também as outras estruturas das redes de saúde e intersetoriais, públicas, comunitárias e sociais.
a. I e IV.
b. II, III e IV.
c. I, II e III.
d. I, II e IV.
e. I, II, III e IV.

A lei 8.080 de setembro de 1990 dispõe sobre as condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde, a organização e o funcionamento dos serviços correspondentes e dá outras providências.
Marque a alternativa que apresenta os itens corretos.
I O “Art. 2º da Lei 8080 diz que a saúde é um direito fundamental do ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno exercício”.
II O dever do Estado é garantir saúde e a redução de riscos de doenças e de outros agravos e no estabelecimento de condições que assegurem acesso universal e igualitário às ações e aos serviços para a sua promoção, proteção e recuperação.
III O dever do Estado exclui o das pessoas, da família, das empresas e da sociedade.
IV A Lei 8.080 do Sistema Único de Saúde SUS tem como objetivo a identificação e divulgação dos fatores condicionantes e determinantes da saúde.
a. I, II e IV
b. II, III e IV
c. I, II e III
d. I, II, III e IV
e. I e IV

Analise as afirmativas a seguir.
Escolha uma:
I - É de fundamental importância que haja uma mudança comportamental individual para que ocorra uma mudança em outras escalas. algumas atitudes são: evitar o consumismo desnecessário; Diminuir o desperdício de água; adquirir produtos biodegradáveis; evitar os produtos descartáveis; utilização de iluminação natural ou lâmpadas de baixo consumo; realizar a conscientização ambiental em seu ciclo social.
II - Entre as principais atitudes para atingir o desenvolvimento sustentável estão: implantação de políticas públicas para o desenvolvimento econômico e social aliado à preservação ambiental; preservar o meio ambiente para as próximas gerações; conscientizar a população para que se trabalhe em conjunto; elaboração de projetos de educação e conscientização ambiental;- Redução do consumo de energia; desenvolvimento de tecnologias que utilizem fontes energéticas renováveis; Utilização planejada e consciente dos recursos naturais.
III - Para ser alcançado, o desenvolvimento sustentável depende de planejamento e do reconhecimento de que os recursos naturais são finitos. Essa forma de desenvolvimento socioeconômico pressupõe a utilização de formas mais racionais de exploração da natureza.
IV - O desenvolvimento socioeconômico deve ser planejado, e os recursos naturais são de fundamental importância nesse processo, no entanto, devem ser utilizados com responsabilidade, de forma que não prejudique as futuras gerações.
a. II, III e IV.
b. I, III e IV.
c. I, e IV.
d. I, II, III , IV
e. I, II, III

A Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em junho de 1992 no Rio de Janeiro, marcou a forma como a humanidade encara sua relação com o planeta. Foi naquele momento que a comunidade política internacional admitiu claramente que era preciso conciliar o desenvolvimento socioeconômico com a utilização dos recursos da natureza.
De acordo com a conferência das Nações unidas, analise as afirmativas.
I Na Rio-92, chegou-se à conclusão de que temos de agregar os componentes econômicos, ambientais e sociais. Se isso não for feito, não há como se garantir a sustentabilidade do desenvolvimento — analisou na CRE, em março passado, Luiz Alberto Figueiredo Machado, coordenador-geral dos preparativos da Conferência Rio+20.
II O ambiente político internacional da época favoreceu a aceitação pelos países desenvolvidos de que as responsabilidades pela preservação do meio ambiente e pela construção de um convívio equilibrado com o planeta são diferentes.
III Na Rio-92, ficou acordado, que os países em desenvolvimento deveriam receber apoio financeiro e tecnológico para alcançarem outro modelo de desenvolvimento que seja sustentável, inclusive com a redução dos padrões de consumo — especialmente de combustíveis fósseis (petróleo e carvão mineral).
IV A união entre meio ambiente e desenvolvimento fracassou, tendo conflitos registrados nas reuniões patrocinadas pela ONU, como na Conferência de Estocolmo, em 1972.
a. I, II, III
b. II, III, IV
c. I, II, III, IV
d. I, IV
e. I, III, IV

A conferência das Nações Unidas sobre o desenvolvimento Sustentável marcou o vigésimo aniversário da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento que aconteceu na capital carioca no ano de 1992, e ficou conhecido como Rio-92, e também os dez anos da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, que ocorreu em Johanesburgo, África do Sul, no ano de 2002.
De acordo com a conferência das Nações unidas, analise as afirmativas.
I - Durante a conferência, chefes de Estado e de Governo, ativistas ambientais, cientistas e representantes de mais de 150 países trabalharão dois temas principais: “A economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza”, e a “Estrutura institucional para o desenvolvimento sustentável”.
II - Uma das grandes discussões da conferência será sobre o papel de uma instância global que seja capaz de unir as metas de preservação do meio ambiente com as necessidades contínuas de progresso econômico, isto é, progredir sem agredir o meio ambiente.
III - Embora tenha sido construído com a união de diversos países que se propuseram a cooperar visando uma sociedade mais justa e sustentável para todos, os resultados coletados após o evento demonstraram o contrário.
IV - Na conferencia foram realizados diversos acordos e ações foram estabelecidos entre os países participantes de forma que os temas abordados geraram sucessos efetivos (diminuição de gases poluentes, aquecimento global, efeito estufa, ações de inclusão, etc.) e até hoje seguem sendo desafios que podem ser conquistados nas próximas décadas.
a. I e IV.
b. I, II e III.
c. I, II e IV.
d. I, II, III e IV.
e. II, III e IV.

Pegada Ecológica é um indicador de medir o quanto usamos da natureza para manter o nosso estilo de vida, ou seja, o quanto degradamos o planeta Terra para sustentar nossa forma de viver, morar, de alimentar, de vestir e de locomover.
Em relação a Pegada Ecológica, analise as afirmativas a seguir:
I A pegada ecológica mede, em termos qualitativos, os elementos naturais que são necessários para manter o nosso estilo de vida e o da sociedade em geral. Portanto, se o nosso nível de consumo for maior do que aquilo que pode ser reposto pela natureza, significa que estamos vivendo em uma sociedade sustentável, representando uma ameaça à manutenção da vida no nosso planeta.
II A Pegada Ecológica nos ajudara a ter por mais tempo os recursos naturais para atender as suas necessidades e as da geração futura.
III A quantidade de resíduos que produzimos em relação aos limites de quanto o planeta consegue absorvê-los e transformá-los em recursos ao longo do tempo.
IV A Pegada Ecológica vai apenas lhe mostrar como você impacta com seu estilo de vida e, que quando você muda, conscientemente, pequenos hábitos/atitudes.
a. I, II, e IV.
b. I, II, e III
c. II, III e IV.
d. I, II, III e IV.
e. I e II.

Mais conteúdos dessa disciplina