Logo Passei Direto
Buscar
No final do século XIX e início do XX surgiram estudos que analisavam as particularidades do Brasil buscando investigar como se formou a nação, as bases da formação social, e como o passado colonial e escravagista influenciou nessa formação.
Um desses estudos tinha como base o raciocínio do alemão Max Weber, no qual alicerçou seu pensamento sobre os tipos ideais, criando uma expressão que define o tipo humano brasileiro que carrega uma contradição capaz de explicar o impedimento do processo de modernização do país, principalmente no transbordamento dos princípios da esfera privada para a pública. O autor e a expressão relacionam-se a:
a. Oliveira Vianna, a eugenia.
b. Caio Prado Júnior, o latifundiário.
c. Sérgio Buarque de Holanda, o homem cordial.
d. Euclides da Cunha, o sertanejo.
e. Gilberto Freyre, os mestiços.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder a essa pergunta, precisamos identificar qual autor e expressão se relacionam com a análise das particularidades do Brasil e a contradição que impede o processo de modernização, conforme descrito. Analisando as opções: a) Oliveira Vianna, a eugenia - Oliveira Vianna estudou a formação da sociedade brasileira, mas a eugenia não é a expressão que define o tipo humano brasileiro em relação à contradição mencionada. b) Caio Prado Júnior, o latifundiário - Caio Prado Júnior analisou a formação econômica do Brasil, mas não é conhecido por uma expressão que se encaixe na descrição dada. c) Sérgio Buarque de Holanda, o homem cordial - Sérgio Buarque de Holanda é famoso por sua obra "Raízes do Brasil", onde discute o "homem cordial", que reflete a contradição entre a vida privada e pública no Brasil, o que se alinha com a descrição da pergunta. d) Euclides da Cunha, o sertanejo - Euclides da Cunha é conhecido por "Os Sertões", mas não se encaixa na descrição sobre a contradição que impede a modernização. e) Gilberto Freyre, os mestiços - Gilberto Freyre fala sobre a mestiçagem, mas não é a expressão que se relaciona diretamente com a contradição mencionada. Portanto, a alternativa correta é: c) Sérgio Buarque de Holanda, o homem cordial.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Com relação à transição “lenta, gradativa e segura” proposta por Geisel e levada a cabo por Figueiredo, a passagem da presidência para as mãos de civis foi marcado pela: Escolha uma opção: a. Vitória da oposição nas eleições municipais e estaduais de 1982, assim, viabilizando a aprovação da emenda para as eleições diretas para a presidência, em 1985. b. Greve geral que parou o país em 1984, articulada pela então recém-criada Central Única dos Trabalhadores (CUT). c. Vitória dos movimentos sociais em torno da campanha chamada Diretas Já. d. Vitória dos militares sobre a proposta das Diretas Já, assegurando a eleição indireta para 1985. e. Imposição feita pelos militares para que o presidente, indiretamente escolhido, fosse José Sarney.

O movimento liderado por Getúlio Vargas, em 1930, tornou-se um marco de ruptura na história política do Brasil, sendo considerado responsável pelo fechamento do primeiro ciclo republicano, caracterizado pelo domínio oligárquico, em especial, a hegemonia paulista, favorecida pela estratégia política de governadores.
Vargas inaugurou uma nova forma de atuação do Estado frente às transformações da sociedade brasileira, tal como:
a. Uma política de mediação, buscando atender aqueles que reivindicavam um estado forte e de intervenção econômica, e entre os líderes civis, dissidentes das oligarquias regionais, que oscilavam entre o liberalismo, algumas reformas sociais e o autoritarismo como forma de dirigir a modernização brasileira.
b. A radicalização com a emergência do operariado urbano como grande agente político, garantido pela atuação dos sindicatos e amparado pelas leis trabalhistas, consolidando um governo voltado aos trabalhadores.
c. Uma política liberalizante, rompendo com o antigo controle do estado sobre a economia, atendendo, assim, os interesses das elites regionais agrárias em detrimento da burguesia industrial urbana.
d. Um giro conservador, rompendo com os setores radicais que inicialmente o apoiaram em 1930, assegurando a manutenção dos interesses oligárquicos, principalmente, favorecendo São Paulo.
e. Uma ruptura completa com as elites agrárias regionais, baseando seu governo sob as bases do industrialismo e do militarismo.

Mais conteúdos dessa disciplina