Buscar

Como é feita a cogeração de energia(energia a partir da queima do bagaço de cana) em industrias de Etanol?

💡 3 Respostas

User badge image

Tatiane

O bagaço de cana de açúcar é utilizado para alimentar a caldeira (responsável pela geração de vapor d'água na indústria de álcool e açúcar. Com isso, além de se resolver um problema ambiental (esse bagaço é aproveitado), ainda temos a possibilidade de geração de energia.

0
Dislike0
User badge image

Especialistas PD

A cogeração feita nas usinas de cana-de-açúcar ocorre da seguinte forma: o bagaço ao ser queimado gera energia térmica em forma de vapor e energia elétrica. Em uma fornalha o bagaço é queimado, enquanto o vapor é produzido em uma caldeira, esse vapor gira uma turbina que, por estar interligada ao eixo de um gerador, faz com que o mesmo entre em movimento, e assim gera energia elétrica. Um esquema deste funcionamento pode ser visto abaixo:

Podemos perceber também que os restos da produção, como o bagaço, são utilizados como combustível nas caldeiras, reduzindo o número de resíduos e aprimorando a produtividade.

0
Dislike0
User badge image

Rodrigo Estanislau

Através de caldeiras aquatubulares, o material de queima (bagaço de cana) é introduzido nas fornalhas para fornecer a energia necessária para tornar a água que entra no tubulão superior da caldeira em vapor superaquecido (acima da temperatura de saturação, pois esse vapor não pode condensar), esse vapor gerado então vai para uma turbina onde é gerado a energia que geralmente abastece toda a usina (por vezes quando a geração é maior que o consumo essa é energia é vendida para o sistema elétrico da região).

0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis


✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta.

User badge image

Perguntas relacionadas

Materiais relacionados

Materiais recentes

Perguntas Recentes