Logo Passei Direto
Buscar
Algumas substâncias químicas são conhecidas por nomes populares. Assim tem-se, por exemplo, sublimado corrosivo (HgCl2), cal viva (CaO), potassa cáustica (KOH) e espírito de sal (HCl). O sublimado corrosivo, a cal viva, a potassa cáustica e o espírito de sal pertencem, respectivamente, às funções:
D. sal, óxido, base e ácido.
User badge image
Testando o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar as substâncias mencionadas e suas respectivas funções químicas: 1. Sublimado corrosivo (HgCl2) - Este composto é um sal, pois é formado pela reação entre um ácido (ácido clorídrico) e uma base (óxido de mercúrio). 2. Cal viva (CaO) - Este é um óxido, especificamente um óxido de cálcio, que é formado pela reação do cálcio com oxigênio. 3. Potassa cáustica (KOH) - Este é uma base, também conhecida como hidróxido de potássio. 4. Espírito de sal (HCl) - Este é um ácido, conhecido como ácido clorídrico. Agora, vamos verificar a alternativa D: sal, óxido, base e ácido. - Sublimado corrosivo: sal - Cal viva: óxido - Potassa cáustica: base - Espírito de sal: ácido Portanto, a alternativa D está correta. A resposta é: D. sal, óxido, base e ácido.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A dissociação e a ionização são de grande importância para o favorecimento da ocorrência de reações. Sobre a reação abaixo, o que se pode concluir?
H3PO4 + 3H2O → 3H3O+ + PO43- C. Trata-se de ionização total, formando o cátion hidroxônio.

A uma solução de cloreto de sódio foi adicionado um cristal desse sal e verificou-se que não se dissolveu, provocando, ainda, a formação de um precipitado. Pode-se inferir que a solução original era:
E. supersaturada.

As funções inorgânicas são os grupos de compostos inorgânicos que apresentam características semelhantes. Considerando a equação química Cl2O7 + 2 NaOH → 2 NaClO4 + H2O, os reagentes e produtos pertencem, respectivamente, às funções:
A. óxido, base, sal e óxido.

O ácido nítrico, HNO3, é um excelente agente oxidante do cobre metálico. Conforme a reação iônica de oxirredução abaixo, indique qual substância é oxidante e qual é reduzida, bem como quem é o agente oxidante e quem é o agente redutor.
Cu(s) + 2 NO3-(aq) + 4 H+ → Cu2+(aq) + 2 NO2(g) + 2 H2O(l) E. Cu é oxidado e é o agente redutor; íon nitrato é reduzido e é o agente oxidante.

O cromato de prata sólido é adicionado à água pura a 25oC. Parte do sódio permanece não dissolvido no fundo do frasco. A mistura é agitada por vários dias para ter certeza de que o equilíbrio dentre Ag2CrO4(s) não foi dissolvido e a solução foi atingida. A análise da solução em equilíbrio mostra que a concentração de seus íons prata é 1,3 x 10-4 mol/L. Supondo que Ag2CrO4 dissocia-se completamente em água e que não existem outros equilíbrios importantes envolvendo íons Ag+ ou CrO42-, calcule a concentração dos íons CrO42- e a seguir o Kps para o composto Ag2CrO4.
B. Concentração Ag2CrO4 = 6,5 x 10-5 mol/L; Kps = 1,1 x 10-12.

O trifluoreto de nitrogênio (NF3) e o diclorometano (CH2Cl2) são polares? Caso afirmativo, indique os polos positivos e negativos da molécula e se são solúveis em água.
C. NF3: N (+δ)―F(-δ) e em CH2Cl2: H (+δ)―C(-δ) e C(+δ)―Cl(-δ). Ambas são moléculas polares e tendem a se dissolver em água.

As reações de complexação são exemplos de reações de ácidos e bases segundo a teoria de Lewis, em que o íon complexo é obtido pelo compartilhamento de um par ou mais pares de elétrons de uma espécie ou mais espécies (ânions ou moléculas) com uma espécie deficiente em elétrons (um cátion), capaz de aceitar esse par (ou pares) de elétrons. Assim, uma base de Lewis é toda espécie química capaz de doar um ou mais pares de elétrons, e um ácido é toda espécie química capaz de aceitar um ou mais pares de elétrons. Considerando as afirmacoes acima, a reação entre o íon cobre e a amônia, reação ácido-base de Lewis, podem formar um íon complexo? Em caso afirmativo, qual íon é formado?
B. Sim. O íon formado é [Cu(NH3)4]2+.

Em laboratório é realizada uma análise da seguinte forma: uma amostra líquida de uma mistura de cátions do grupo I é solubilizada em ácido nítrico; posteriormente, é adicionada uma solução de ácido clorídrico para realizar a separação dos cátions por meio da formação de cloretos. Esse processo vai possibilitar:
C. a separação dos analitos por precipitação.

Mais conteúdos dessa disciplina