Logo Passei Direto
Buscar
Ao elaborar um PPP (Projeto Político Pedagógico), é importante conhecer bem a quem ele se destina. Vale ressaltar a necessidade de observar e analisar minuciosamente a comunidade escolar, ou seja, o público interno da escola, para identificar a diversidade existente. Essa etapa evidencia que o PPP é um documento
único e exclusivo de cada unidade e não deve ser replicado de uma para outra.
coletivo, e deve ser replicado entre uma unidade e outra.
único, mas não exclusivo de cada unidade e deve ser replicado de uma unidade para outra.
coletivo, porém não deve ser replicado entre uma unidade e outra.
não é coletivo e não é único.
User badge image
Matematicamente

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Parece que sua pergunta está relacionada a um tema de educação e elaboração de Projetos Políticos Pedagógicos (PPP). No entanto, como você pediu uma resposta direta e objetiva, a alternativa correta é: "único e exclusivo de cada unidade e não deve ser replicado de uma para outra." Isso porque cada PPP deve refletir as características e necessidades específicas da comunidade escolar a que se destina.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Para Ilma Passos Veiga (2007), 'o projeto pedagógico exige profunda reflexão sobre as finalidades da escola, assim como a explicitação do seu papel social e a clara definição de caminhos, formas operacionais e ações a serem empreendidas por todos os envolvidos como processo educativo e seu processo de construção constitui-se em compromisso político e pedagógico coletivo'.
Esse esforço coletivo implica:
a elaboração feita por cidadãos éticos, capazes de acatar as autoridades, de manter um diálogo no interior do grupo e de impor seus valores aos demais, de mostrar às famílias os limites de sua atuação e um profundo conhecimento teórico-pedagógico por parte dos pais de alunos.
a seleção de valores a serem consolidados, a busca de pressupostos teóricos e metodológicos postulados por todos, a identificação das aspirações maiores das famílias em relação ao papel da escola na educação e na contribuição específica que a escola irá oferecer para o pleno desenvolvimento do educando para o exercício da cidadania, seu preparo e sua qualificação para trabalho.
uma escola que prioriza a competência para a competição no mercado de trabalho, a instauração de um projeto hegemônico, relações sociais reducionistas e abordagem compensatória da educação que perceba a diferença como déficit e em que prevaleça o cognitivo sobre o emocional.
a centralização da tomada de decisões pedagógicas, jurídicas e organizacionais, o aumento do desempenho da escola por meio de um planejamento eficiente e de um modelo empresarial de administração mediante um conjunto de objetivos estratégicos, metas e planos de ação com prazos e custos definidos pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.
a organização do trabalho que iniba conflitos e contradições, que afirme a autoridade hierárquica do diretor frente ao corpo docente, a construção do currículo apenas pelo corpo docente e a autonomia total da escola em relação à legislação educacional e à Constituição do país, objetivando a qualificação integral para o trabalho e o emprego.

Um dos documentos mais importantes da escola é o projeto político-pedagógico (PPP), pois nele encontramos as concepções de Educação e de Ensino nas quais a escola está pautada. Segundo Pimenta (1990), quando se trata da Escola Pública, “o ponto de partida para o projeto real é a explicitação de que queremos uma Escola Pública democrática”, portanto “a organização da escola é competência tanto dos profissionais docentes como dos não docentes”. Assim, a “participação dos professores na organização da escola, nos conteúdos a serem ensinados, nas suas formas de administração, será tão mais efetivamente democrática na medida em que estes
dominarem conhecimentos sobre gestão.
se ativerem a seu papel enquanto docente.
tiverem um objetivo pessoal na carreira docente.
dominarem os conteúdos e as metodologias dos seus campos específicos, bem como o seu significado social.

A necessidade de elaboração dos Projetos Políticos Pedagógicos nas escolas foi gerada a partir da publicação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) que, em seus Artigos 12, 13 e 14, estabeleceu
o dever da supervisão dos estabelecimentos do seu próprio sistema de ensino.
que os sistemas de ensino terão liberdade de organização nos termos da Lei.
que as escolas devem realizar ações destinadas a promover a cultura de paz.
a responsabilidade da elaboração e a execução das políticas e planos educacionais.
a obrigatoriedade de uma proposta pedagógica para as escolas de Educação Básica.

A gestão democrática compartilhada visa atingir aos seguintes objetivos:
Assinale a alternativa CORRETA.
I - Implementar e executar as políticas públicas de educação, assegurando a qualidade, a equidade e a responsabilidade social de todos os envolvidos.
II - Garantir a autonomia das instituições educacionais, no que lhes couber pela legislação vigente, na gestão pedagógica, administrativa e financeira, por meio do Conselho Escolar, de caráter deliberativo, no âmbito das instituições escolares.
III - Assegurar o processo de avaliação institucional mediante mecanismos internos e externos, a transparência de resultados e a prestação de contas à comunidade.
Apenas I e II.
Nenhuma das alternativas.
Apenas II.
I, II e III.
Apenas III.

Considerar a cultura organizacional da escola é condição para o desenvolvimento e avaliação do projeto político pedagógico. Ela funciona como ponto de ligação entre as áreas de atuação da organização e da gestão escolar. Constituem-se como áreas de atuação e gestão da escola apenas:
A alternativa CORRETA é
I- Projeto político pedagógico, currículo e cultura organizacional.
II- Currículo, avaliação e gestão.
III- Desenvolvimento profissional, gestão, cultura institucional.
IV- Projeto político pedagógico, gestão, currículo, avaliação, gestão e desenvolvimento profissional.
V- Currículo, avaliação, disciplina e gestão.
I e V.
II e IV.
I, II, IV e V.
I, II e V.
II, IV e V.

O projeto político-pedagógico (PPP) é uma forma de organização do trabalho na escola e fundamenta-se nos princípios que norteiam a escola democrática, pública e gratuita.
São princípios norteadores do PPP
processo decisório, relações de trabalho e estrutura organizacional.
igualdade, qualidade, gestão democrática, liberdade e valorização do magistério.
estrutura organizacional, currículo e tempo/calendário da escola.
currículo, avaliação, gestão democrática e autonomia.
qualidade, finalidade da escola, liberdade e avaliação.

Mais conteúdos dessa disciplina