Logo Passei Direto
Buscar
A classificação da perda auditiva se dá conforme a incapacidade de ouvir os sons. A Organização Mundial de Saúde (OMS) diferencia conforme a perda auditiva, alguns sons são ouvidos, outros não. Quando sons fracos são difíceis de escutar, como o tique taque do relógio. Entender os sons da fala é difícil em um ambiente ruidoso, principalmente de consoantes como f, s, p, t e k, considera-se que ocorreu uma perda auditiva.
Assinale a alternativa CORRETA que indica qual é esse tipo de perda:
A - Perda auditiva profunda.
B - Perda auditiva moderada.
C - Perda auditiva severa.
D - Perda auditiva leve.
User badge image
Discussões sobre Educação Inclusiva

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para classificar a perda auditiva, a Organização Mundial de Saúde (OMS) utiliza diferentes categorias que se baseiam na capacidade de ouvir sons em diferentes intensidades. Analisando as alternativas: A - Perda auditiva profunda: Geralmente refere-se a uma incapacidade de ouvir sons muito altos, onde a pessoa não consegue ouvir praticamente nada. B - Perda auditiva moderada: Neste nível, a pessoa pode ter dificuldade em ouvir sons mais suaves e pode ter problemas para entender a fala em ambientes ruidosos. C - Perda auditiva severa: Neste caso, a pessoa tem dificuldade significativa em ouvir sons e pode não ouvir a fala em níveis normais. D - Perda auditiva leve: Aqui, a pessoa pode ouvir sons mais altos, mas tem dificuldade com sons mais suaves. Com base na descrição que você forneceu, onde sons fracos são difíceis de escutar e entender a fala em ambientes ruidosos é complicado, a alternativa correta é: B - Perda auditiva moderada.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O termo "condutas típicas" foi definido pela Secretaria de Educação Especial do MEC, e está relacionado a alunos especiais que possuem condutas inconvenientes ou inadequadas, seguidas, por exemplo, de manifestações de comportamento, como neuroses, autismo, psicoses, esquizofrenia etc. Para reconhecer como condutas típicas alguns aspectos comportamentais devemos nos ater a algumas características.
Sobre essas características, analise as sentenças a seguir: I- Desatenção, dificuldade de concentração, hiperatividade. II- Andar rápido, falar pausadamente, seguir regras, atenciosidade. III- Impulsividade, alheamento, agressividade física, agressividade verbal. IV- Seguir passos, andar o tempo todo, risos contínuos. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Desatenção, dificuldade de concentração, hiperatividade.
II- Andar rápido, falar pausadamente, seguir regras, atenciosidade.
III- Impulsividade, alheamento, agressividade física, agressividade verbal.
IV- Seguir passos, andar o tempo todo, risos contínuos.
A As sentenças II e IV estão corretas.
B As sentenças III e IV estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e II estão corretas.

Determinada síndrome tem como característica a "face de gnomo ou fadinha”, nariz pequeno e empinado, cabelos encaracolados, lábios cheios, dentes pequenos e sorriso frequente.
Assinale a alternativa CORRETA que indica qual é essa síndrome:
A Síndrome de Down.
B Síndrome do X-Frágil.
C Síndrome de Williams.
D Síndrome de Angelman.

O sistema braile é um recurso de escrita e leitura baseado em 64 símbolos em relevo: resultantes da combinação de até seis pontos dispostos em duas colunas de três pontos cada.
Assinale a alternativa CORRETA que indica onde esse código teve origem:
A Na Suíça, com Jacques Braille.
B Na Alemanha com Joseph Braille.
C Na Itália com Gianluca Braille.
D Na França, com Louis Braille.

Para termos uma abrangência sobre a deficiência, é interessante conhecermos o dado do Instituto Inclusão Brasil que “estima que 87% das crianças brasileiras com algum tipo de deficiência intelectual têm mais dificuldades na aprendizagem escolar e na aquisição de novas competências, se comparadas a crianças sem deficiência”, e mesmo assim, é possível que a grande maioria alcance certa independência ao longo do seu desenvolvimento. Apenas os 13% restantes, com comprometimentos mais severos, vão depender de atendimento especial por toda a vida.
Diante disso, analise as sentenças a seguir:
I- Em uma definição mais específica, citamos parte do material do sítio eletrônico da APA (Associação de Pais e Amigos) de São Paulo (s.d., s.p.).
II- Associação Americana sobre Deficiência Intelectual do Desenvolvimento (AAIDD) traz sobre a deficiência intelectual que, caracteriza-se por um funcionamento intelectual inferior à média (QI), associado a limitações adaptativas em pelo menos duas áreas de habilidades (comunicação, autocuidado, vida no lar, adaptação social, saúde e segurança, uso de recursos da comunidade, determinação, funções acadêmicas, lazer e trabalho), que ocorrem antes dos 18 anos de idade.
III- No dia a dia, além de ter dificuldade em aprender, entender e realizar atividades comuns para as outras pessoas, geralmente, essa pessoa se comporta como se tivesse menos idade do que realmente tem, mas de acordo com suas potencialidades e com suas idades, com base na deficiência que cada um tem.
IV- A capacidade de argumentação desses alunos também pode ser afetada e precisa ser devidamente estimulada para facilitar o processo de inclusão e fazer com que a pessoa adquira independência em suas relações com o mundo” (APAE SÃO PAULO, s.d., s.p.).
A Somente a sentença III está correta.
B As sentenças II e IV estão corretas.
C As sentenças I e III estão corretas.
D As sentenças I e IV estão corretas.

Pessoas com deficiência intelectual ou cognitiva costumam apresentar dificuldades para resolver problemas, compreender ideias abstratas, estabelecer relações sociais, compreender e obedecer regras e realizar atividades cotidianas. As causas desta deficiência são variadas e complexas, sendo a genética a mais comum, assim como as complicações perinatais, a má-formação fetal ou problemas durante a gravidez.
Deste modo, assinale a alternativa CORRETA que indica quais são as causas perinatais da deficiência intelectual:
A Infecções: meningite, sarampo; intoxicações exógenas: envenenamentos provocados por remédios, inseticidas, produtos químicos como chumbo, mercúrio etc.
B Fatores genéticos: alterações cromossômicas provocam Síndrome de Down, entre outras; alterações gênicas provocam fenilcetonúria, entre outras.
C Fatores que incidem do início do trabalho de parto até o 30º dia de vida do bebê: hipóxia ou anóxia; prematuridade e baixo peso.
D Acidentes: trânsito, afogamento, choque elétrico, asfixia, quedas etc.

O Ministério da Educação publicou um interessante material pedagógico sobre o termo deficiência múltipla e é definido como utilizado, frequentemente, para caracterizar o conjunto de duas ou mais deficiências associadas, de ordem física, sensorial, mental, emocional ou de comportamento social. A deficiência múltipla pode ser classificada segundo várias dimensões classificatórias.
A respeito dessas dimensões, assinale a alternativa INCORRETA:
A Sensorial e visual.
B Sensorial e psíquica.
C Física, psíquica e sensorial.
D Física e psíquica.

Deficiência auditiva ou perda auditiva é o nome geral atribuído à diminuição da sensibilidade auditiva. Ampudia (2011b, s.p.) define deficiência auditiva como “perda parcial ou total da audição, causada por má-formação (causa genética), lesão na orelha ou nas estruturas que compõem o aparelho auditivo”.
Diante do exposto, analise as sentenças a seguir:
I- Gil (2009) aponta que a orelha é dividida em três partes: orelha externa, orelha média e orelha interna.
II- Lesões em alguma destas partes podem comprometer o bom funcionamento da sensibilidade auditiva e originar problemas de audição.
III- Alterações nas orelhas externa e média dão origem a perdas auditivas do tipo condutiva e alterações na orelha interna, seja nas células ciliadas ou no nervo auditivo, resultam em ganhos auditivos do tipo neurossensorial.
IV- Existem ainda as perdas auditivas mistas, as quais envolvem problemas tanto no mecanismo de condução (orelhas externa e média) como na transdução mecanoelétrica dos estímulos auditivos (orelha interna).
A As sentenças I, III e IV estão corretas.
B As sentenças I, II e IV estão corretas.
C As sentenças III e IV estão corretas.
D As sentenças I e III estão corretas.

A linguagem é apresentada através da sua utilização em todos os campos da atividade humana. Isso significa que não se trata, apenas, da linguagem verbal, oral e escrita, mas também da linguagem extraverbal, assim como a linguagem de sinais, as imagens, fazem parte. Desse modo, seja qual for o tipo de linguagem, sempre há uma intenção envolvida. Essas intenções permitem que se possa compreender e agir em dados contextos de vida, além do que se discute/posições que se tomam. A linguagem permite que o indivíduo se desenvolva. Este ponto de vista está expresso nas palavras de determinado teórico e, diante disso, assinale a alternativa CORRETA que indica qual é esse teórico:
A Valentin Volóchinov.
B Mikhail Bakhtin.
C Ferdinand de Saussure.
D Noam Chomsky.

Mais conteúdos dessa disciplina