Buscar

Estabeleça as diferenças do Código de Hammurabi e o Código de Manu.

💡 1 Resposta

User badge image

Ismael Philipe Salles Galdino

Historicamente, as leis de Manu são tidas como a primeira organização geral da sociedade sob a forte motivação religiosa e política.

O Código é visto como uma compilação das civilizações mais antigas. O Código de Manu não teve uma projeção comparável ao Código de Hamurabi, lembramos que o Código de Hamurabi, mais antigo que o de Manu em pelo menos 1500 anos, porém se infiltrou na Assíria, Judéia e Grécia. Em certos aspectos é um legado, para essas civilizações, comparado ao deixado por Roma à modernidade. 

As leis de Manu são concebidas como um calabouço profundo, onde o Hindu de classe média ou inferior encontrava um abismo legal diante de suas ações inseguras. Isto é justificado, em face da concepção de que o castigo e a coação são essenciais para se evitar o caos na sociedade.

 

Tanto o Codigo de Hammurabi, quanto o de manu, dividia a sociedade em classes (para o código de manu, castas).

 

Uma das principais diferenças entre os codigos são, no código de Manu, ao contrario do código de hammurabi, não eram permitidos relações de pessoas de classes (ou castas, para Manu) diferentes.

No caso de falso testemunho, no código de hammurabi que envolvia pagamento, era punido com pena de processo. Já o falso testemunho em caso de morte era punido com pena de morte.

Em Manu,  o falso testemunho era punido, segundo eles por castigos em vida ou em pós vida, só seria permitido falso testemunho, para salvar a vida de alguem que cometeu um crime em ''momento de alucinação''. 

 

Bons estudos!

 

;D

 

5
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais