Logo Passei Direto
Buscar
Na aula 6, Bernardi e Brudeki (2013, p. 153) afirmam que “na Administração Pública, improbidade significa de má qualidade, sem moral administrativa, que causa prejuízo ao público, que é prejudicial a toda coletividade”.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Gestão de serviços e obras públicas, sabemos que existem responsabilidades e deveres do servidor público. Sendo assim, assinale a alternativa correta acerca do dever de Probidade.
A - Também denominado dever de fidelidade, exige de todo servidor a dedicação ao serviço e o integral respeito às leis e às instituições constitucionais, identificando-o com os interesses do Estado e tal dever impede que o servidor atue contra os fins e os objetivos legítimos da Administração.
B - É constitucionalmente exigido o respeito à moralidade na conduta do administrador público como elemento necessário à legitimação de seus atos. Existem normas que incidem sobre a conduta dos agentes públicos no trato dos bens que lhes são confiados para a gestão, sujeitando-se pelo mau emprego ou dilapidação à responsabilização administrativa, civil ou criminal.
C - Impõe ao servidor o acatamento às ordens legais e sua fiel execução e tal dever resulta da subordinação hierárquica e assenta no princípio disciplinar de toda organização administrativa.
D - Resulta da violação de normas internas de caráter disciplinar pelo servidor e tais normas encontram-se geralmente no estatuto dos servidores civis, em leis específicas para os empregados públicos, em códigos de ética e outras normas internas de cada instituição.
E - Impõe ao servidor o dever contra os fins e os objetivos legítimos da Administração Pública.
User badge image
PublicoGestor

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta sobre o dever de probidade na Administração Pública: A - Também denominado dever de fidelidade, exige de todo servidor a dedicação ao serviço e o integral respeito às leis e às instituições constitucionais, identificando-o com os interesses do Estado e tal dever impede que o servidor atue contra os fins e os objetivos legítimos da Administração. - Esta alternativa está correta, pois reflete a essência do dever de probidade, que envolve a dedicação ao serviço público e o respeito às leis. B - É constitucionalmente exigido o respeito à moralidade na conduta do administrador público como elemento necessário à legitimação de seus atos. Existem normas que incidem sobre a conduta dos agentes públicos no trato dos bens que lhes são confiados para a gestão, sujeitando-se pelo mau emprego ou dilapidação à responsabilização administrativa, civil ou criminal. - Esta alternativa também está correta, pois aborda a moralidade e a responsabilização dos agentes públicos. C - Impõe ao servidor o acatamento às ordens legais e sua fiel execução e tal dever resulta da subordinação hierárquica e assenta no princípio disciplinar de toda organização administrativa. - Esta alternativa é verdadeira, mas não aborda diretamente o conceito de probidade. D - Resulta da violação de normas internas de caráter disciplinar pelo servidor e tais normas encontram-se geralmente no estatuto dos servidores civis, em leis específicas para os empregados públicos, em códigos de ética e outras normas internas de cada instituição. - Esta alternativa fala sobre a violação de normas, mas não define o dever de probidade. E - Impõe ao servidor o dever contra os fins e os objetivos legítimos da Administração Pública. - Esta alternativa é incorreta, pois o dever de probidade deve estar alinhado aos fins e objetivos legítimos da Administração Pública. Após essa análise, a alternativa que melhor representa o dever de probidade, considerando a dedicação ao serviço e o respeito às leis, é a A.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na aula 6, foi possível observar que hoje mais do que nunca se espera da gestão pública é que ela seja realizada com qualidade, que seja eficiente e eficaz e acima de tudo, alcance o objetivo de trazer o bem social a todos.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Gestão de serviços e obras públicas, sabemos que existe a Nova Gestão Pública (NGP). Sendo assim, analise as alternativas abaixo e assinale V (verdadeira) ou F (falsa) no que tange os mecanismos da NGP:
( ) A adoção de uma administração pública voltada para resultados, baseada em mecanismos de contratualidade da gestão, com metas, indicadores e formas de cobrar os gestores, e apoiada na transparência das ações governamentais, possibilitando o controle maior dos cidadãos e o uso de outros instrumentos de accountability.
( ) A contratualidade supõe, ademais, a existência de uma pluralidade de provedores de serviços públicos – aquilo que Bradach e Eccles (1989) chamam, de um modo plural, de governança (plural mode of governance).
( ) A combinação entre a flexibilização da gestão burocrática e o aumento da responsabilização da administração pública será mais bem-sucedida caso funcionem adequadamente os mecanismos institucionais de controle.
( ) Informações e conhecimento é a inteligência da organização, dá qualidade ao processo decisório. Pressupõe a capacidade de corrigir e aperfeiçoar.
A - V – V – F – F
B - V – F – F – F
C - V – F – V – F
D - F – V – V – F
E - V – V – V – F

Na aula 2, foi possível observar que os serviços públicos são indelegáveis do Poder Público em todos os níveis, cabendo prestá-los à população por seus próprios órgãos – ou delegá-los à iniciativa privada, por meio dos instrumentos legais de concessão ou permissão, devendo nesse caso, fazê-lo por meio de licitação.
Tendo como base os conteúdos discutidos na disciplina de Gestão de serviços e obras públicas, sabemos que existem alguns princípios na administração pública. Assim, assinale a alternativa correta acerca do Princípio da atualidade:
A - É o princípio que prevê que a prestação do serviço público deve ser interrupta, de forma a não paralisar, onerando assim o usuário.
B - É o princípio que garante que a prestação deve estar acessível a todos os usuários, entende-os e atendendo-os de forma igualitária, sendo prestado de forma a não causar discriminação, com o foco em atender todos os usuários necessitados e interessados.
C - É o princípio segundo o qual deve ser aplicada na prestação de serviço a melhor técnica e tecnologia, com os investimentos necessários que permitam a execução do serviço de forma eficiente.
D - É o princípio segundo o qual o serviço público ser prestado com o foco de atender efetivamente as necessidades da população, bem como as necessidades do Estado e de toda a sociedade, sempre visando a economia de custos e a agilidade em sua execução.
E - É o princípio da transparência no ato da execução do serviço público, restando claro todos os processos para a prestação e publicidade de atividades.

Mais conteúdos dessa disciplina