Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
O contexto social do Brasil Colônia ameaçava o projeto de colonização e de exploração econômica dos portugueses. Na tentativa de resolver esse impasse, foram criados no século XVI dois cargos para 'cuidar da saúde'. O objetivo desses profissionais eram zelar pela saúde da população que vivia no país. No entanto, esses cargos passaram longos períodos de tempo sem ocupação, o que de fato não modificou a situação da população, sendo mais uma estratégia política.
Assinale a alternativa CORRETA que corresponde à denominação dos referidos cargos criados:
A Dentista-mor e barbeiro-mor.
B Médico-mor e auxiliar-mor.
C Físico-mor e cirurgião-mor.
D Tiradentes-mor e clinico geral-mor.
User badge image
Desafios Para o Conhecimento

há 6 meses

´prova
4 pág.

Uniasselvi

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas apresentadas em relação aos cargos criados no Brasil Colônia para cuidar da saúde da população. A) Dentista-mor e barbeiro-mor - Embora o barbeiro-mor tenha um papel na saúde, o dentista-mor não era um cargo oficial na época. B) Médico-mor e auxiliar-mor - O termo "auxiliar-mor" não é uma denominação histórica reconhecida para cargos de saúde na época. C) Físico-mor e cirurgião-mor - Esta alternativa menciona cargos que realmente existiram no Brasil Colônia. O "físico-mor" era responsável pela saúde pública e o "cirurgião-mor" cuidava de intervenções cirúrgicas. D) Tiradentes-mor e clínico geral-mor - Tiradentes foi uma figura importante, mas não era um cargo oficial de saúde na época, e "clínico geral-mor" não é uma denominação histórica. Após essa análise, a alternativa correta que corresponde à denominação dos referidos cargos criados é: C) Físico-mor e cirurgião-mor.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

´prova
4 pág.

Uniasselvi

Mais perguntas desse material

As ações do governo Vargas em relação à saúde seguiram por duas frentes: a saúde pública e a medicina previdenciária. Essa divisão seguiu pelas próximas décadas em relação à política pública de saúde.
Acerca do início da criação da previdência social, assinale a alternativa CORRETA:
A) INPS.
B) CAPs.
C) INSS.
D) IAPs.

As ações do governo Vargas em relação à saúde seguiram por duas frentes: a saúde pública e a medicina previdenciária; em 1923 foram criadas as Caixas de Aposentadorias e Pensões (CAPs).
Acerca do exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A previdência social brasileira foi implantada com a Lei Eloy Chaves, estabelecida pelo Decreto Legislativo 4.682/1923, que criou as chamadas Caixas de Aposentadoria e Pensões para os empregados das empresas ferroviárias, contemplando os benefícios de aposentadoria por invalidez, aposentadoria ordinária (atualmente chamada de aposentadoria por tempo de contribuição), pensão por morte, bem como o benefício de assistência médica, todos eles custeados por contribuições do Estado, dos empregadores e dos trabalhadores.
( ) Embora não tenha sido a primeira norma jurídica brasileira sobre matéria previdenciária, o dia 24/01/1923, data de publicação da Lei Eloy Chaves, ainda hoje é comemorado pelo INSS como a data de aniversário da Previdência Social brasileira.
( ) O sistema de Caixas de Aposentadoria e Pensões (CAP) foi ampliado, na década de vinte, para abranger empresas de outros ramos de atividades, tais como as empresas dos serviços telegráficos, dos portuários, de mineração etc. Nessa sistemática, cada empresa criava e organizava sua própria Caixa de Aposentadoria e Pensões.
( ) Após a Revolução de 1930, o novo Ministério do Trabalho incorporou-as e passou a tomar providências para que essa garantia trabalhista fosse estendida a um número significativo de trabalhadores.
A F - F - F - F.
B V - F - V - F.
C V - V - V - V.
D V - V - F - F.

Em março de 1931, o sanitarista João de Barros Barreto assumiu a diretoria do Serviço Sanitário Estadual de São Paulo. Na gestão desse médico, foi formada a Secretaria Estadual de Educação e Saúde Pública, embora o Decreto que ordenou a sua criação tenha sido um dos últimos atos do dirigente anterior. Vale lembrar que em 14 de novembro de 1930, com o Decreto nº 19.402, o Governo Federal havia criado um ministério.
Que ministério foi esse?
A Ministério da Caixa de Aposentadoria e Pensões.
B Ministério dos Negócios da Educação e Saúde Pública.
C Ministério da Saúde Pública.
D Ministério da Aposentadoria e Pensões.

Mais conteúdos dessa disciplina