Logo Passei Direto
Buscar
A antropometria envolve a obtenção de medidas físicas de um indivíduo (peso, estatura, pregas cutâneas e circunferências) e suas proporções em relação ao seu crescimento e desenvolvimento, sendo um dos indicadores diretos do estado nutricional.
Com base na coleta da antropometria na fase pré-escolar, assinale a alternativa CORRETA:
A A coleta do peso nessa fase deve ocorrer com o uso de balança pediátrica para que o paciente seja pesado deitado, além disso para evitar eliminações urinárias e intestinais durante o procedimento, a criança deve estar apenas de fralda.
B O peso da criança deve ser medido com o mínimo de roupa possível, esta deve estar sem sapatos, subir ao centro da plataforma, manter-se ereta, com os pés juntos e os braços estendidos ao longo do corpo.
C Para a aferição da estatura, caso a criança não queira ficar descalça, pode-se medi-la com os calçados e descontar o tamanho da sola desse da altura total coletada no adipômetro.
D Adereços na cabeça, posicionamento da criança, altura do queixo e posição dos pés pouco influenciam no resultado coletado na medição da altura da criança, fatores que facilitam a aferição do profissional.
User badge image
Ensinando Através de Questões

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas para identificar a correta em relação à coleta de antropometria na fase pré-escolar: A) A coleta do peso nessa fase deve ocorrer com o uso de balança pediátrica para que o paciente seja pesado deitado, além disso para evitar eliminações urinárias e intestinais durante o procedimento, a criança deve estar apenas de fralda. - Esta afirmação não é totalmente correta, pois o peso pode ser medido em pé, dependendo da idade e do desenvolvimento da criança. B) O peso da criança deve ser medido com o mínimo de roupa possível, esta deve estar sem sapatos, subir ao centro da plataforma, manter-se ereta, com os pés juntos e os braços estendidos ao longo do corpo. - Esta alternativa está correta, pois descreve adequadamente o procedimento para medir o peso de uma criança. C) Para a aferição da estatura, caso a criança não queira ficar descalça, pode-se medi-la com os calçados e descontar o tamanho da sola desse da altura total coletada no adipômetro. - Esta afirmação não é correta, pois a medição da estatura deve ser feita descalça para garantir precisão. D) Adereços na cabeça, posicionamento da criança, altura do queixo e posição dos pés pouco influenciam no resultado coletado na medição da altura da criança, fatores que facilitam a aferição do profissional. - Esta afirmação é incorreta, pois esses fatores realmente influenciam a medição da altura e devem ser controlados. Portanto, a alternativa correta é: B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

As necessidades nutricionais durante a lactação são consideravelmente maiores do que na gestação. As nutrizes ou lactantes devem consumir uma alimentação saudável, visando a manutenção da saúde e a produção de leite humano em quantidades suficientes e com adequada concentração de nutrientes.
Com base nas necessidades de nutrientes para nutrizes, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) A dieta da lactante influencia diretamente na composição de ácidos graxos do leite materno, por esse motivo recomenda-se um consumo alimentar adequado de lipídios, ômega-3 e ômega-6.
( ) A suplementação de vitamina A e ferro é indicada no pós parto, por repor esses nutrientes e melhorar as reservas corporais da nutriz e no leite materno.
( ) A ingestão recomendada de proteínas pela lactante é semelhante à mulher que não está grávida e não amamenta, tendo em vista que o leite materno apresenta baixas quantidades proteicas.
a) V - V - F.
b) V - F - V.
c) F - F - V.
d) F - V - F.

O cuidado integral desde o pré-natal até o pós-parto tardio e acompanhamento do processo de amamentação por profissionais da saúde capacitados é essencial para o manejo e manutenção do aleitamento materno. Sobre o exposto, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- Fatores sociais, culturais, retorno ao materno, uso chupeta e complicações da amamentação, principalmente a pega incorreta, estão diretamente relacionados ao desmame precoce.
II- A pega incorreta pode causar trauma e dor mamilar, produção de leite insuficiente, aumento do risco de obstrução dos ductos mamários e, consequentemente, mastite.
a) As asserções I e II são proposições falsas.
b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.

Entre o nascimento e os 6 meses de vida, o consumo alimentar dos bebês deve ser em consistência líquida. Comumente, são oferecidos leite materno/humano, fórmula infantil ou leite de vaca, dependendo das orientações do pré-natal e puericultura, nível socioeconômico, questões culturais, entre outros.
Sobre as características da alimentação oferecida aos bebês, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Leite de vaca.
II- Leite materno/humano.
III- Fórmula infantil.
A II - I - III.
B II - III - I.
C III - II - I.
D I - II - III.

Dificuldades no âmbito da alimentação podem incluir alterações na qualidade ou na quantidade da alimentação, dificuldades com alimentos específicos que são introduzidos durante o primeiro ano de vida da criança, além de afetarem na maneira como mães e bebês se envolve, pois, a relação de alimentação entre a mãe e o bebê é influenciada, desde o início tanto por fatores fisiológicos como por forças interacionais em múltiplos níveis.
Com base nos tipos de dificuldades alimentares, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Falta de apetite em uma criança agitada.
II- Inapetência por interpretação equivocada dos pais.
III- Alimentação altamente seletiva.
IV- Medo da alimentação.
a) III - IV - II - I.
b) I - II - III - IV.
c) II - III - IV - I.
d) II - I - IV - III.

Conforme a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactentes e Crianças de 1ª Infância, Bicos, Chupetas e Mamadeiras (NBCAL), fórmulas infantis são produtos em forma líquida ou em pó destinado à alimentação de lactentes, sob prescrição, em substituição total ou parcial do leite materno ou humano, para satisfação total ou parcial das necessidades nutricionais desse grupo etário.
Com base nos tipos de fórmulas infantis, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Fórmula infantil de partida.
II- Fórmula infantil de seguimento.
III- Fórmulas especiais.
a) II - I - III.
b) I - II - III.
c) III - II - I.
d) II - III - I.

O líquido amniótico é a substância que envolve o embrião preenchendo a bolsa amniótica e sua principal função é de proteger o feto. Apesar sofrer grande variação, a quantidade de líquido amniótico é de cerca de 1 litro na 34ª semana de gestação.
Com base na interação líquido amniótico e feto, assinale a alternativa CORRETA:
A Durante toda a gestação, o feto deglute líquido amniótico em quantidades variáveis, porém o conteúdo não é direcionado ao sistema digestório, mas para o sistema respiratório a fim de auxiliar no desenvolvimento desse.
B O líquido amniótico é composto de macronutrientes e eletrólitos, tendo papel funcional e fisiológico para o desenvolvimento trato gastrointestinal do bebê, além de possuir imunoglobulinas e efeito antibacteriano.
C As interações entre o feto e o líquido amniótico são mínimas, visto que que a placenta é um dos órgãos que impede o contato direto e o cordão umbilical é o canal de ligação entre o bebê e o líquido amniótico.
D A ingestão de líquido amniótico pelo feto é limitada no período gestacional, pois como não há eliminação urinária dentro da placenta, a ingestão elevada progressivamente poderia gerar uma sobrecarga renal, resultando em insuficiência desse sistema.

A frequência de gestantes com sintomas clássicos como náusea, vômito, fadiga, inchaço, sonolência e desconforto corporal é cada vez mais acentuada, principalmente no primeiro e terceiro trimestres, sendo importante a compreensão da fisiologia envolvida. Com base na ocorrência de náuseas e vômitos, assinale a alternativa CORRETA:
a) Fisiologicamente, o apetite aumentado da gestante causa ansiedade no momento das refeições, o que diminui o número de mastigações e causa a má digestão.
b) As náuseas e vômitos da gestação são uma consequência da ação da progesterona que torna o processo digestivo mais lento para melhorar o aproveitamento de nutrientes.
c) O maior risco de cáries e doenças periodontais e a deglutição frequente de microrganismos envolvidos leva a doenças gástricas, o que aumenta os sintomas digestivos da gestação.
d) O aumento da necessidade energética requer um maior consumo alimentar a ponto de exceder a capacidade gástrica da gestante e gerar desconforto gastrointestinal.

A queixa mais comum em consultórios pediátricos é a de inapetência, sendo que a partir dessa, sua família atribui a redução fisiológica na ingestão alimentar à presença de alguma doença. Tal questão pode acarretar diagnósticos errôneos de anorexia, uso inadequado de medicamentos e atitudes coercitivas por parte dos pais, gerando estresse familiar e favorecendo o desenvolvimento da obesidade.
Sobre os tipos de inapetência, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- A inapetência é dividida em dois tipos: orgânica e comportamental. A orgânica está associada à deficiência de um ou mais micronutrientes, como por exemplo de ferro, causando anemia ferropriva.
II- Diferentemente da inapetência orgânica, a inapetência comportamental é considerada de origem psicogênica, sendo influenciada pela dinâmica familiar, na qual a criança usa este artifício como uma técnica para receber maior atenção dos pais.
a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
b) As asserções I e II são proposições falsas.
c) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
d) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.

Circunferência é o perímetro dos diversos segmentos corporais, como braços, pernas, cintura, quadril, tórax e pescoço e são utilizadas para a avaliação do estado nutricional comparando-se a padrões de referências.
Sobre a coleta da circunferência do braço, ordene os itens a seguir:
I- O braço da criança deverá estar flexionado em direção ao tórax, formando um ângulo de 90º.
II- A criança deverá estender o braço ao longo do corpo com a palma da mão virada para a coxa.
III- Medir o ponto médio entre o acrômio e o olécrano.
IV- O profissional deverá utilizar uma fita métrica inelástica e milimetrada para contornar o braço no ponto médio.
a) I - III - II - IV.
b) III - II - IV - I.
c) I - IV - III - II.
d) IV - II - I - III.

Mais conteúdos dessa disciplina