Buscar

Como o fisco deve agir?

Em procedimento de fiscalização, a secretaria da Receita Federal do Brasil identificou lucro não declarado por 3 sociedades empresárias, que obtiveram em coluio, fruto do tráfico de entorpecentes. Sobre a hipótese sugerida, como o fisco deve agir?

💡 3 Respostas

User badge image

Kate Luzzi

Ajudou sim Rian, mas cabe também destacar que usa-se nesse caso o princípio pecunia non olet, pois de acordo com Ricardo Alexandre "para o direito tributário não existe relevância se a situção que teve como consequência a ocorrência do fato gerador configure ilícito, mesmo que criminal" 

2
Dislike0
User badge image

Rian Pinheiro

Os auditores ficais devem lançar os créditos tributários em relação ao imposto sobre a renda auferida, assim como a respectiva multa.

 

Em acordo com CTN, Art. 118. A definição legal do fato gerador é interpretada abstraindo-se:             I - da validade jurídica dos atos efetivamente praticados pelos contribuintes, responsáveis, ou terceiros, bem como da natureza do seu objeto ou dos seus efeitos;

 

Sendo assim, independente do modo como tenha ocorrido a disponibilidade econômica ou jurídica de renda ou proventos, estará configurado a ocorrência do fato gerador.

 

Também deverá ser anota a responsabilidade pessoal dos sócios por sua atuação em contrariedade a lei, ou mesmo ao contrato social da empresa (vez que imagino que nenhuma empresa tenha no seu contrato como objetivo comercializar drogas). Isso com base no art 137 CTN.

 

Espero ter ajudado.

1
Dislike0
User badge image

DLRV Advogados

Tal questão fora cobrada no XII Exame da Ordem, e teve como gabarito a seguinte assertiva:

A) O imposto sobre a renda é devido face ao princípio da interpretação objetiva do fato gerador, também conhecido como o princípio do pecunia non olet.

A cláusula tributária chamada pecunia non olet ou non olet estabelece que, para o fisco, pouco importa se os rendimentos tributáveis tiveram ou não fonte lícita ou moral.

No informativo 637 do STF o assunto fora tratado:

É possível a incidência de tributação sobre valores arrecadados em virtude de atividade ilícita, consoante o art. 118 do CTN [...] seria contraditório o não-pagamento do imposto proveniente de ato ilegal, pois haveria locupletamento da própria torpeza em detrimento do interesse público da satisfação das necessidades coletivas, a qual se daria por meio da exação tributária."

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais