Logo Passei Direto
Buscar
Triatoma infestans, uma das espécies popularmente chamadas de Barbeiro (gênero Triatoma), é uma espécie de inseto da família Reduviidae que ocorre na Bolívia, Brasil, Peru, Chile, Argentina, Paraguai e Uruguai. Nessas regiões, é bastante conhecido por transmitir a Doença de Chagas, sendo esta espécie o principal e o mais antigo vetor deste mal nas Américas.
Com base na Doença de Chagas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- A contaminação do homem pelo Trypanosoma cruzi acontece geralmente durante a noite. PORQUE II- O barbeiro possui hábitos de hematofagia noturnos e, ao se alimentar, o barbeiro normalmente defeca e urina, depositando próximo ou sobre o local da picada a forma tripomastigota. Assinale a alternativa CORRETA:
I- A contaminação do homem pelo Trypanosoma cruzi acontece geralmente durante a noite.
II- O barbeiro possui hábitos de hematofagia noturnos e, ao se alimentar, o barbeiro normalmente defeca e urina, depositando próximo ou sobre o local da picada a forma tripomastigota.
A A asserção I é uma proposição falsa e a II é uma proposição verdadeira.
B As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C As asserções I e II são falsas.
D As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
E A asserção I é uma proposição verdadeira e a II é uma proposição falsa.
User badge image
Questões para o Sucesso

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

Vamos analisar as asserções: I- A contaminação do homem pelo Trypanosoma cruzi acontece geralmente durante a noite. Verdadeira, pois os barbeiros costumam se alimentar à noite, o que facilita a transmissão do parasita. II- O barbeiro possui hábitos de hematofagia noturnos e, ao se alimentar, o barbeiro normalmente defeca e urina, depositando próximo ou sobre o local da picada a forma tripomastigota. Verdadeira, essa afirmação está correta, pois o barbeiro realmente defeca e urina durante a alimentação, e a forma tripomastigota do Trypanosoma cruzi pode ser encontrada nas fezes. Agora, vamos avaliar a relação entre as asserções: - Ambas as asserções são verdadeiras. - A asserção II explica a asserção I, pois descreve o comportamento do barbeiro que leva à contaminação do homem. Portanto, a alternativa correta é: B As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A toxoplasmose é uma doença causada por um protozoário parasita intracelular obrigatório chamado Toxoplasma gondii. É uma infecção observada em todo o mundo, apesar de ser mais encontrada em regiões de clima tropical.
Com base na toxoplasmose e seu parasita causador, o Toxoplasma gondii, analise as sentenças a seguir: I- Os bradizoítas são encontrados na fase crônica da infecção em células de vários tecidos, como nervoso, retina, muscular esquelética e cardíaco. II- Os oocitos ou cistos são produzidos nas células intestinais dos felinos e eliminados nas fezes desses animais de forma imatura, sendo considerados a forma de resistência ao meio ambiente. III- A forma taquizoíta é encontrada durante a fase aguda da infecção, quando está ocorrendo alto parasitismo nos fluídos do hospedeiro. IV- As estruturas morfológicas a serem encontradas para a realização do diagnóstico dessa parasitose independe do momento de seu ciclo biológico. Assinale a alternativa CORRETA:
I- Os bradizoítas são encontrados na fase crônica da infecção em células de vários tecidos, como nervoso, retina, muscular esquelética e cardíaco.
II- Os oocitos ou cistos são produzidos nas células intestinais dos felinos e eliminados nas fezes desses animais de forma imatura, sendo considerados a forma de resistência ao meio ambiente.
III- A forma taquizoíta é encontrada durante a fase aguda da infecção, quando está ocorrendo alto parasitismo nos fluídos do hospedeiro.
IV- As estruturas morfológicas a serem encontradas para a realização do diagnóstico dessa parasitose independe do momento de seu ciclo biológico.
A III e IV, apenas.
B I e IV, apenas.
C I, III e IV, apenas.
D I, II e III, apenas.
E II e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina