Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Leia a citação: O fato de se dizer hoje las amigas, les amies, ou as amigas, não simplesmente, amigase amies, é uma manifestação proveniente do latim vulgar. No latim clássico dos escritores, não existia artigo: O cão era simplesmente canis. Para maior clareza e reforço, cultivava-se, na língua falada, cada vez mais o uso do pronome demonstrativo ille, ‘aquele’, diante do substantivo. Com o decorrer do tempo, isto tornou-se tão evidente que o pronome perdeu totalmente seu caráter demonstrativo, adquirindo o valor de um simples artigo.
Considerando a citação e a Rota de Aprendizagem da Aula 3 de História da Língua Portuguesa sobre o latim vulgar ou imperial, leia as afirmativas a seguir:
1. O latim vulgar era o latim ensinado nas escolas, usado pelos patrícios romanos nas tribunas e espaços políticos do Império Romano.
2. O latim vulgar era uma variedade mais simples, mais próxima à fala, e aberta às características regionais por onde circulava.
3. O galego-português se origina da mistura do latim imperial com as línguas que se falavam na Península Ibérica.
4. O latim vulgar ou latim imperial é uma degeneração do latim clássico por meio do uso que faziam deste os artesãos, camponeses e soldados.
5. A expansão do latim vulgar se deve em boa parte aos soldados romanos que se fixaram em diversas regiões da Europa ocidental.
A: 1, 2 e 3
B: 2, 3 e 4
C: 2, 3 e 5
D: 1, 4 e 5
E: 3, 4 e 5
User badge image
CuriosidadesGerais

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A resposta correta é a alternativa C: 2, 3 e 5. Vamos analisar cada afirmativa: 1. Falsa: O latim vulgar não era o latim ensinado nas escolas, mas sim a forma falada e popular do latim, utilizada pelo povo. 2. Verdadeira: O latim vulgar era uma variedade mais simples e próxima da fala, incorporando características regionais. 3. Verdadeira: O galego-português realmente se origina da mistura do latim com as línguas faladas na Península Ibérica. 4. Falsa: O latim vulgar não é considerado uma degeneração do latim clássico, mas sim uma evolução natural da língua falada. 5. Verdadeira: A expansão do latim vulgar foi, de fato, influenciada pela presença dos soldados romanos em diversas regiões. Portanto, as afirmativas 2, 3 e 5 estão corretas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o seguinte excerto de texto: Durante o período da emergência da língua românica que deu origem mais tarde ao português, os documentos e as obras literárias eram escritos em latim. Os primeiros textos já na nova língua nesse período de formação foram a Notícia do Torto (1211) e o Testamento do Rei Afonso (1214). No século XV, embora o ensino ainda fosse feito em latim, o galego-português assumia cada vez mais funções sociais. Questões políticas e sociais levaram à evolução do português e à separação dessa língua mais elaborada de sua matriz medieval, o galego-português.
Considerando a citação e os conteúdos da Rota de Aprendizagem da Aula 1, Conversa Inicial: História da Língua portuguesa, questões sociais, culturais e políticas de História da Língua portuguesa sobre a língua portuguesa no século XV, analise as seguintes afirmativas:
1. Assim, a partir do século XV, o português se estrutura gramaticalmente e literariamente, e se consolida como língua do Estado português.
2. O galego perde prestígio e se vê invadido pelo castelhano – que começa a se constituir no espanhol, língua do Estado da Espanha.
3. Hoje, o galego é língua oficial, junto ao francês, na região da Galiza, noroeste da Espanha.
4. O português passa por um período clássico e, a partir da expansão marítima, se diversifica.
5. Atualmente, o português moderno possui diversas variedades além da europeia – o português do Brasil e dos diversos países que foram no passado colônias portuguesas na África e na Ásia.
A: I, II, IV
B: I, II, V
C: I, II, IV, V
D: II, IV, V
E: III, V

Mais conteúdos dessa disciplina