Logo Passei Direto
Buscar
A popularidade da corrida cresce a cada ano. Para prescrição adequada do treino de corrida é importante entender alguns parâmetros cinemáticos, tal como o movimento articular do joelho no ciclo da corrida, ilustrado no gráfico abaixo. Sobre este parâmetro, é correto afirmar que:
Após o contato do calcanhar com o solo, a articulação do joelho é estabilizada em aproximadamente 19 graus de flexão pela pré-ativação dos músculos do quadríceps e isquiotibiais.
Após a estabilização, a amplitude de flexão do joelho no apoio aumenta até alcançar 40 graus. Este movimento é controlado pela contração concêntrica do quadríceps.
Dos 20 aos 40% da fase de apoio o complexo do quadríceps contrai concentricamente para propulsionar o corpo para frente com a extensão do joelho.
Na fase de balanço da corrida a articulação do joelho atinge a maior amplitude de flexão no movimento, cerda de 100 graus.
A - I, II, III, IV
B - I, III
C - I, IV
D - II, III
E - III, IV
User badge image
EducaFit

há 7 meses

User badge image
EducaFit

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Após o contato do calcanhar com o solo, a articulação do joelho é estabilizada em aproximadamente 19 graus de flexão pela pré-ativação dos músculos do quadríceps e isquiotibiais. Essa afirmativa é verdadeira, pois a estabilização do joelho é importante para a absorção de impacto e controle do movimento. II. Após a estabilização, a amplitude de flexão do joelho no apoio aumenta até alcançar 40 graus. Este movimento é controlado pela contração concêntrica do quadríceps. Essa afirmativa é falsa, pois a flexão do joelho durante a fase de apoio é mais complexa e envolve a ação de outros músculos, não apenas do quadríceps. III. Dos 20 aos 40% da fase de apoio, o complexo do quadríceps contrai concentricamente para propulsionar o corpo para frente com a extensão do joelho. Essa afirmativa é verdadeira, pois o quadríceps é responsável pela extensão do joelho durante essa fase. IV. Na fase de balanço da corrida, a articulação do joelho atinge a maior amplitude de flexão no movimento, cerca de 100 graus. Essa afirmativa é verdadeira, pois durante a fase de balanço, o joelho realmente atinge uma grande amplitude de flexão. Agora, vamos resumir as análises: - I: Verdadeira - II: Falsa - III: Verdadeira - IV: Verdadeira Portanto, as afirmativas verdadeiras são I, III e IV. A alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: E - III, IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Observe a alavanca ilustrada na figura a seguir. Analise o seu tipo e a sua característica. Leia as afirmações a seguir e escolha a alternativa correta.
Leia as afirmações a seguir e escolha a alternativa correta.
A A alavanca indicada na figura é do tipo interpotente. Este tipo de alavanca tem a característica de desvantagem, para a força F, quando o objetivo é movimentar grandes cargas, ou seja, ela não é adequada para gerar força, por outro lado, por estar longe do eixo de rotação, a resistência pode ser movimentada com grande velocidade.
B A alavanca indicada na figura é do tipo interfixa. Na figura, a alavanca apresenta a característica de alta capacidade de produzir força, se a referência for a força F. Isso significa que a partir da força F, uma carga alta pode ser movimentada.
C A alavanca indicada na figura é do tipo interresistente. Este tipo de alavanca tem a característica de conseguir movimentar grandes cargas, ou seja, ela é ideal para gerar força, quando a força F é tomada por referência.
D A alavanca indicada na figura é do tipo interfixa. Na figura, a alavanca apresenta como característica a capacidade de produzir velocidade. Ou seja, uma determinada força F consegue movimentar com grande velocidade uma carga posicionada no local onde a força R está sendo aplicada.
E A alavanca indicada na figura é do tipo interfixa. Na figura, a alavanca apresenta uma característica neutra, ou seja, como os braços de alavanca são iguais, basta a força ou a resistência serem um pouco maiores, que a alavanca se movimentará.

Na figura a seguir observa-se o recrutamento de unidades motoras em função de diferentes exigências de força. Leia atentamente as alternativas a seguir e marque a que estiver correta.
Leia atentamente as alternativas a seguir e marque a que estiver correta.
A O recrutamento de fibras musculares ocorre em função da força necessária, o que significa que devemos fazer movimentos que exijam pouca força para que as fibras tipo 1 sejam solicitadas e movimentos com alta exigência de força para que as fibras tipo 1 possam descansar e somente as fibras tipo 2a e 2b(2x) possam ser solicitadas.
B O recrutamento das fibras musculares segue o princípio do tudo ou nada, ou seja, quando ocorre o recrutamento de unidades motas de fibras tipo 2a, todas as fibras tipo 2a do músculo serão recrutadas ou então, nenhuma será.
C Para que todas as fibras musculares possam ser solicitadas, é importante variar o movimento realizado para o mesmo grupamento muscular, pois assim, mesmo em cargas baixas, o músculo todo será requisitado a fazer força.
D Quando a exigência de força for muito alta, o músculo não será capaz de manter esta força por longo tempo, pois as fibras vermelhas por serem mais fracas vão deixando de ser recrutadas e somente com as fibras tipo 2a e 2b(2x), a força não pode ser mantida.
E O recrutamento das unidades motoras ocorre em função do tamanho da unidade motora, ou seja, quando a exigência de força é baixa, apenas unidades motoras pequenas serão recrutadas. As unidades motoras grandes serão recrutadas apenas quando a exigência de força for alta, segundo a figura.

A técnica de movimento pode ser considerada como a forma com a qual a pessoa realiza a corrida. Muitas variáveis podem ser analisadas para definir a técnica de movimento de um corredor e muito se discute sobre a existência de uma forma correta de se correr que reduziria a incidência de lesão e melhoraria o rendimento na corrida. Leia atentamente as alternativas a seguir e marque a incorreta.
Leia atentamente as alternativas a seguir e marque a incorreta.
A Comprimento e frequência de passada são variáveis que podem se apresentar diferentes de um corredor para o outro, no entanto, existe um comprimento ideal de passada para cada velocidade de corrida que deve ser seguido por todos os corredores.
B A geometria de colocação do pé é uma variável que denota a forma como cada corredor inicia o contato com o solo. A geometria de colocação do pé pode ser de retropé, médio-pé e de antepé.
C A principal característica que deve ser salientada com relação à técnica de corrida de um corredor é que a mesma visa a economia de corrida. Isso significa que um corredor apresenta uma determinada técnica de movimento, pois é a forma mais econômica que o aparelho locomotor encontrou para realizar a corrida.
D É possível observar grande variação na técnica de movimento dos diferentes corredores de rua. Isso é tido como normal e desejável, pois cada corredor apresenta diferentes características que irão interferir na técnica de movimento da corrida.
E Vale a pena considerar se a técnica de movimento do corredor deve ser alterada, pois instruir a pessoa para correr de determinada forma pode vir a tornar a corrida da pessoa menos econômica.

Mais conteúdos dessa disciplina