Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
A educação é entendida como instrumento, como um meio, como uma via através da qual o homem se torna plenamente homem apropriando-se da cultura, isto é, a produção humana historicamente acumulada. Nesses termos, a educação fará a mediação entre o homem e a ética, permitindo ao homem assumir consciência da dimensão ética de sua existência com todas as implicações desse fato para a sua vida em sociedade. Fará, também, a mediação entre o homem e a cidadania, permitindo-lhe adquirir consciência de seus direitos e deveres diante dos outros e de toda a sociedade. Em outros termos, pela mediação da educação, será possível construir uma cidadania ética e, igualmente, uma ética cidadã (Saviani, 2013, p.19).
Deste modo, quando falamos de cidadania, existem questões relacionadas ao direito, assim, é necessária uma compreensão. Neste sentido, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
( ) Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão.
( ) Existem três tipos de direitos: civil, político e os sociais, são distintos, mas se agregam.
( ) Nem todos os indivíduos são dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade.
( ) De acordo com a declaração universal dos direitos humanos, em seu 19º artigo, declara direitos à liberdade geográfica, sendo essa a principal chave para que a democracia seja efetiva.
a. V, F, V, F.
b. F, F, F, F.
c. V, V, F, F.
d. V, V, V, V.
e. F, V, V, F.
User badge image
Praticando Para o Saber

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Vamos analisar cada uma das afirmativas: ( ) Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão. É verdadeira (V). Este é um princípio fundamental dos direitos humanos, reconhecido em várias declarações e constituições ao redor do mundo. ( ) Existem três tipos de direitos: civil, político e os sociais, são distintos, mas se agregam. É verdadeira (V). Os direitos civis, políticos e sociais são categorias que se complementam e são fundamentais para a cidadania. ( ) Nem todos os indivíduos são dotados de razão e consciência e devem agir em relação uns aos outros com espírito de fraternidade. É falsa (F). Todos os indivíduos são considerados dotados de razão e consciência, conforme a Declaração Universal dos Direitos Humanos, que afirma que todos têm direitos iguais e devem agir com fraternidade. ( ) De acordo com a declaração universal dos direitos humanos, em seu 19º artigo, declara direitos à liberdade geográfica, sendo essa a principal chave para que a democracia seja efetiva. É falsa (F). O artigo 19 da Declaração Universal dos Direitos Humanos trata da liberdade de opinião e de expressão, não menciona especificamente a liberdade geográfica. Portanto, a sequência correta é: V, V, F, F. A alternativa que apresenta essa sequência é a c) V, V, F, F.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

o estado é substância ética consciente de si mesma, a reunião do princípio da família e da sociedade civil; a mesma unidade que está a família como sentimento de amor é essência do Estado, o qual, porém mediante o segundo princípio da vontade que sabe e está vivo por sí só, recebe também a forma da universalidade conhecida. Esta, pelas suas determinações, que se desenvolvem no saber, tem como conteúdo a esse copo absoluto a subjetividade que sabe; ou seja, quer essa racionalidade para si. [...] (HEGEL, 1980, p.162).
Dito isto, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com "V" para verdadeiro e "F" para falso:
( ) Um Estado surge quando todos os sujeitos se reconhecem em um só e praticam a desobediência.
( ) o Estado é posto como uma ferramenta viva e essencialmente compacta de caráter unitário, uma adequada família expandida.
( ) Sendo o Estado em tese realizador da vontade de todos, este deve ser protegido pelos indivíduos que fazem parte do todo.
( ) o nascimento do estado moderno está coligado a um modo explícito de aparelhamento social do poder cultural.
a. V, V, V, V.
b. F, V, F, V.
C. V, F, V, F.
d. F, F, F, F.
e. F, V, V, F.

Falar em direitos é muito difícil. Pensando no Brasil a dificuldade fica muito mais ampla. Vejamos que esta reflexão tem duas frentes para pensarmos. De um lado uma sociedade que requer seus direitos e não exercitam seus deveres (não é uma maioria, mas essa parte populacional, proporciona ranços no progresso social, cultural e econômico).
Dito isto, analise as afirmativas abaixo e classifique-as com “V” para verdadeiro e “F” para falso:
( ) Se o poder emana do povo, sintetiza que a participação e a busca pelos direitos precisa partir dessa categoria, mas, incentivado pelos representantes.
( ) A complexidade referente à participação na sociedade, tem inúmeros, dissabores, mas a questão consiste em indivíduos com comportamentos e pensamentos diversos, que conduz a ideias diferentes e opiniões contrárias.
( ) A participação social, como a própria denominação conclui, remete à envolvimento, discussão, debates, e ao englobar o conceito social, configura o pensar coletivo, sempre voltado para o bem-estar e com olhar atento quanto ao presente e ao futuro de um povo, de uma nação.
( ) O trabalho governamental é para o povo, mas, infelizmente, para muitos cidadãos e políticos, tudo acontece ao inverso. Exigir seus direitos, praticar seus deveres é um ato de cidadania.
a. V, V, V, V.
b. F, F, V, V.
c. F, V, F, V.
d. F, F, F, F.
e. V, V, F, F.

Tal termo designa a capacidade ou possibilidade de agir, de produzir efeitos. Tanto pode ser referida a indivíduos e a grupos humanos como a objetos ou a fenômenos naturais. É toda probabilidade de impor a própria vontade numa relação social, mesmo contra resistência, seja qual for o fundamento dessa probabilidade.
Tal afirmativa refere-se a (o):
a. Autoridade.
b. Liderança.
c. Poder.
d. Cidadania.
e. Estado.

Com o estado novo na era Vargas é elaborada uma nova constituição para o estado Brasil. Essa constituição estava sob o caráter do autoritarismo de vargas, tendo como meta a modernização do estado, inserindo uma nova ordem social e econômica inspirada no nacional-desenvolvimentismo. Tendo como líder, o próprio Getúlio Vargas procura atender às reivindicações da classe trabalhadora, regulamentando a jornada de trabalho, bem como o lançamento da carteira de trabalho e a criação da CLT (Consolidação das Leis do Trabalho).
Não obstante, quanto os principais impactos da Era Vargas, analise as afirmativas abaixo:
I. Getúlio Vargas sem dúvida e assim podemos afirmar que é o destruidor do moderno Estado brasileiro.
II. Foi o transformador de uma economia agrária exportadora (a monocultura cafeeira) voltada para fora em outra voltada para dentro.
III. Criou instituições que contribuíram para o desenvolvimento econômico e social do Brasil.
IV. Getúlio Vargas reduziu o crédito agrícola via projetos do governo federal como também dos governos estaduais, instalou as carteiras de crédito do Banco do Brasil e criou o BNDES, que ainda financia boa parte dos investimentos na indústria e na infraestrutura do estado brasileiro.
a. I, II, III e IV estão corretas.
b. Apenas I, II e III estão corretas.
c. Apenas I, II e IV estão corretas.
d. Apenas I, III e IV estão corretas.
e. Apenas II e III estão corretas.

O Estado moderno, também conhecido por Estado-Nação, simula um apurado modo de organização do poder que teve início na Europa Feudal a partir do século XIV, em uma luta constante dos camponeses e burgueses para derrubar o Feudalismo e a extinção do abuso de poder e tirania do Absolutismo. Essa atitude de ordenamento político se espalhou por toda a Europa, chegando mais tarde ao Novíssimo Mundo das Américas.
Sendo assim, analise as afirmativas abaixo:
I. Em relação à Nação, no caso, esse termo simboliza a privação da mesma língua, costumes, história e tradições de um grupo.
II. O nascimento do estado moderno está coligado a um modo explícito de aparelhamento social do poder político.
III. Política trata-se de uma organização social complexa caracterizada pela centralização do poder, fundamentada na afirmação do princípio da territorialidade da obrigação política e sobre a progressiva aquisição da impessoalidade do comando político.
IV. O Estado apreendeu o controle sobre todas as nascentes autênticas de violência, por meio de instituições como a polícia, que tem a função de manter a ordem, justiça e conter os cidadãos, e as forças armadas que agem como defensores de possíveis agressões externas.
a. Apenas II e III estão corretas.
b. I, II, III e IV estão corretas.
c. Apenas II, III e IV estão corretas.
d. Apenas I, II e IV estão corretas.
e. Apenas II e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina