Logo Passei Direto
Buscar

Inglês

Outros
Tem como força para influenciar de forma significativa e objetiva a formalização, execução e consequentemente a fiscalização. E vale refletir que quando falamos em políticas públicas, as mesmas estão ligadas a várias áreas: saúde, transporte, saneamento básico, moradia, educação, assistência social. A sociedade para ser estruturada precisa da organização da sociedade como um todo.
Tal afirmativa diz respeito a (o):
a. Participação política.
b. Comunidade.
c. Democracia.
d. Cidadania.
e. Participação social.
User badge image
Praticando Para o Saber

há 9 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 9 meses

Vamos analisar as alternativas em relação à afirmativa apresentada, que fala sobre a influência na formalização, execução e fiscalização de políticas públicas, além da organização da sociedade. a) Participação política - Refere-se ao envolvimento dos cidadãos em processos políticos, mas não abrange totalmente a ideia de organização da sociedade como um todo. b) Comunidade - Embora a comunidade seja importante, a afirmativa parece se referir a um conceito mais amplo que envolve a participação e a organização social. c) Democracia - A democracia é um sistema político que permite a participação, mas a afirmativa não se limita apenas a isso. d) Cidadania - Relaciona-se com os direitos e deveres dos cidadãos, mas não aborda diretamente a organização da sociedade. e) Participação social - Esta opção se refere à inclusão e ao envolvimento da sociedade na formulação e execução de políticas públicas, o que se alinha bem com a ideia de organização da sociedade como um todo. Diante dessa análise, a alternativa que melhor se encaixa na afirmativa é: e) Participação social.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Sobre ser livres, muitas vezes percebemos que nem em nossos pensamentos, valores, ideias, temos essas diretivas, pois a sociedade impõe um padrão social, o qual estamos presos às convenções estabelecidas. Tudo é passível de mudanças, transformações, quebras de paradigmas, mas para que isso ocorra, os indivíduos pertencentes a sociedade precisam, se instruir, obter conhecimento para que possam assumir uma postura ativa na sociedade. Congruente a isto, existem três tipos de direitos: civil, político e os sociais, são distintos mas se agregam.
Quanto a este assunto, relacione a coluna da direita com a da esquerda:
1. Civil ( ) são os que garantem ao indivíduo a participação de um governo, de suas decisões que devem ser voltadas sempre em prol da sociedade.
2. Político ( ) visam melhoria na qualidade de vida dos indivíduos, são benefícios coletivos, como trabalho, saúde, transportes coletivos, programas habitacionais, lazer, educação, aposentadoria entre outros.
3. Social ( ) são aqueles que dão oportunidade à vida, liberdade, igualdade e propriedade, ensejando manifestação de pensamento, relações estas que propiciam a manutenção da sociedade e se apresentam de forma individual, ou seja, cada situação uma regra.
a. 2, 1, 3.
b. 1, 3, 2.
c. 1, 2, 3.
d. 3, 2, 1.
e. 2, 3, 1.

Foi com a Revolução Francesa que o Estado Liberal teve sua inspiração através da burguesia que defendia o lema “ Liberdade, Igualdade e Fraternidade”. Foram esses princípios que moveram a sociedade burguesa contra o Absolutismo no final do século XVI e início do século XVII.
Neste contexto, quanto ao Estado Liberal, analise as afirmativas abaixo:
I. O estado Liberal tem como o seus principais fundamentos a soberania da população e a representação política dando origem ao lema “o poder é do povo”.
II. O liberalismo não prega uma política anti estatal. Confere ao Estado o papel de garantir a segurança pública e proteger a propriedade privada. Entretanto, esse modelo de estado liberal causou exaltada concorrência entre as empresas.
III. Tem como sua principal característica o fundamento da centralização do poder e o controle das atividades econômicas, bem como da justiça e o comando das forças armadas.
IV. O liberalismo não prega uma política anti estatal.
a. Apenas II, III e IV estão corretas.
b. Apenas II e III estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas I, III e IV estão corretas.
e. Apenas I, II e IV estão corretas.

Entende-se por Democracia Populista o período que pôs Getúlio Vargas em que foi promulgada a Constituição de 1946. Esse período foi engendrado por Estado influenciado pelos ideais democráticos promovidos pela vitória dos aliados na Segunda Guerra Mundial. Entretanto não foi assim como parece, pois nesse período a nova ordem mundial se fez presente nas formas de Estado, embora o Brasil passasse por período de crescimento com o Governo de Juscelino Kubitschek, o Brasil nunca chegou ou conheceu um verdadeiro Estado de bem estar social, em virtude de que esta experiência democrática ficou nas mãos dos partidos políticos.
Sendo assim, na constituição de 1946 algumas mudanças significativas ocorreram, mas ainda não era o ideal. Quanto aos direitos que foram mantidos, analise as afirmativas abaixo:
I. Direitos sociais;
II. Garantia dos Direitos Civis;
III. Garantia dos Direitos Políticos;
IV. Direitos Culturais.
a. Todas as alternativas estão corretas.
b. Apenas I, III e IV estão corretas.
c. Apenas I, II e IV estão corretas.
d. Apenas I, II e III estão corretas.
e. Apenas I e III estão corretas.

Se o poder emana do povo, sintetiza que a participação e a busca pelos direitos precisa partir dessa categoria, mas, incentivado pelos representantes. Com o objetivo de garantir um desenvolvimento econômico, que eclodiram no avanço das demais áreas. O pensar na coletividade, seria a eliminação da miséria (não apenas em relação à fome), da pobreza, das indiferenças. Não obstante, a República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
É verdadeiro o que se afirma em:
I. A soberba;
II. A monarquia;
III. O pluralismo político;
IV. A dignidade da pessoa humana.
a. Apenas II e III estão corretas.
b. Apenas III e IV estão corretas.
c. Apenas II e IV estão corretas.
d. Apenas I, II e IV estão corretas.
e. Todas as alternativas estão corretas.

É entendida como instrumento, como um meio, como uma via através da qual o homem se torna plenamente homem apropriando-se da cultura, isto é, a produção humana historicamente acumulada. Fará a mediação entre o homem e a ética permitindo ao homem assumir consciência da dimensão ética de sua existência com todas as implicações desse fato para a sua vida em sociedade.
Tal afirmativa refere-se a (o):
a. Liberdade.
b. Educação.
c. Fraternidade.
d. Comunidade.
e. Cidadania.

Eleito em 2002 Luiz Inácio Lula da Silva com uma liderança carismática e com promessas de crescimento nacional torna-se o primeiro Presidente do Brasil vindo das camadas mais baixas, faz história pela sua luta na Ditadura e pela sua origem humilde nordestina, criando, assim, o misto de semi-herói vencedor das adversidades da vida.
Quanto a este período, analise as afirmativas abaixo:
I. Teve como meta política abrandar a política neoliberal do governo anterior.
II. Criou programas sociais de redistribuição de renda como os programas “vale gás, Bolsa Alimentação e Bolsa família”.
III. Os programas de iniciativas socioeconômicas realizadas no governo Lula facilitaram as disputas eleitorais de 2010, quando se saiu vencedora a ex-ministra da Casa Civil, do Governo Lula, a senhora Dilma Rousseff, como sendo a primeira mulher Presidenta do Brasil.
IV. Seu governo, porém, não foi como desejava a sociedade, com tendências neoliberais continuou com a política de privatizações e de regulamentação dos gastos públicos.
a. Apenas I, II e IV estão corretas.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Apenas II e III estão corretas.
d. Apenas I, II e III estão corretas.
e. Apenas I, III e IV estão corretas.

Em seu significado mais geral, a palavra Poder designa a capacidade ou possibilidade de agir, de produzir efeitos. Tanto pode ser referida a indivíduos e a grupos humanos como a objetos ou a fenômenos naturais (como na expressão Poder calorífico, Poder de absorção) (BOBBIO, 1995, p. 933).
Assim, analise as afirmativas abaixo:
I. O poder ideológico está canalizado na classe dominante interpondo a classe operária. Regra geral do capitalismo que dita tendências, que faz girar todo mercado consumidor, em todos os ramos, alimentícios, vestuários, entre outros.
II. O poder no campo econômico pode ter a capacidade de grandes mudanças relevantes em prol de todos ou pode desfavorecer a minoria, com informações que trariam benefícios para a maioria.
III. O poder político são as argumentações que os que se interessam em ingressar no meio político usam para persuadir e influenciar os eleitores para a conquista do voto.
IV. O controle social é a imposição de uma autoridade muitas vezes não alcançada, prevalecendo a coação para com os indivíduos. Tudo faz parte do sistema e essa conduta reflete na sociedade.
a. Apenas I, II e IV estão corretas.
b. Apenas III e IV estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas II, III e IV estão corretas.

O Estado moderno também conhecido por Estado-Nação simula um apurado modo de organização do poder que teve início na Europa Feudal a partir do século XIV, em uma luta constante dos camponeses e burgueses para derrubar o Feudalismo e a extinção do abuso de poder e tirania do Absolutismo. Essa atitude de ordenamento político se espalhou por toda a Europa chegando mais tarde ao Novíssimo Mundo das Américas.
Sendo assim, analise as afirmativas abaixo:
I. Em relação à Nação, no caso, esse termo simboliza a privação da mesma língua, costumes, história e tradições de um grupo.
II. O nascimento do estado moderno está coligado a um modo explícito de aparelhamento social do poder político.
III. Política trata-se de uma organização social complexa caracterizada pela centralização do poder, fundamentada na afirmação do princípio da territorialidade da obrigação política e sobre a progressiva aquisição da impessoalidade do comando político.
IV. O Estado apreendeu o controle sobre todas as nascentes autênticas de violência, por meio de instituições como a polícia que tem a função de manter a ordem, justiça e conter os cidadãos, e as forças armadas que agem como defensores de possíveis agressões externas.
a. Apenas I, II e IV estão corretas.
b. Apenas II e IV estão corretas.
c. Todas as alternativas estão corretas.
d. Apenas II e III estão corretas.
e. Apenas II, III e IV estão corretas.

Todo o indivíduo tem direito à liberdade de opinião e de expressão, este direito implica a liberdade de manter as suas próprias opiniões sem interferência e de procurar, receber e difundir informações e ideias por qualquer meio de expressão independentemente das fronteiras (DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS, 1948, p. 04).
Não obstante, quanto aos tipos de direito, analise as afirmativas abaixo:
I. Sociais;
II. Civil;
III. Político;
IV. Material.
a. Apenas II, III e IV estão corretas.
b. Todas as alternativas estão corretas.
c. Apenas I, III e IV estão corretas.
d. Apenas I, II e III estão corretas.
e. Apenas I, II e IV estão corretas.

Mais conteúdos dessa disciplina