Logo Passei Direto
Buscar

Filosofia

Outros
Considere o trecho a seguir: "[...] Sócrates percebeu que tais pessoas, acreditavam tudo saber, mas ignoravam que havia algo a mais do que sabiam, enfim, elas desconheciam a própria ignorância. Sócrates percebeu que ele sabia tanto quanto essas pessoas, mas, além disso, sabia que não conhecia tudo, ou seja, tinha algo a mais: a consciência de sua ignorância".
O excerto revela um marco do pensamento Socrático e a emergência de uma frase que simboliza tal momento: "Só sei que nada sei". Se pudermos sintetizar a interpretação filosófica dessa frase e seu marco para o campo, seria que
a)todo indivíduo ignorante é um filósofo.
b)a filosofia baseia-se na ignorância.
c)a consciência da ignorância é o começo da filosofia.
d)o "não saber" é um traço essencial a todo filósofo.
e)a existência da filosofia é marcada pelo nada.
User badge image
ReflexoesFilosoficas

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A interpretação filosófica da frase "Só sei que nada sei" de Sócrates indica que a consciência da própria ignorância é fundamental para o desenvolvimento do conhecimento e da sabedoria. Portanto, a alternativa correta é: c) a consciência da ignorância é o começo da filosofia.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia o trecho a seguir: "A Anedota do Barqueiro (ou da canoa; por vezes atribuída à Paulo Freire) apresenta o caso de um homem que nasceu e cresceu em um determinado lugar do interior e acabou não tendo acesso aos bancos escolares. Entre outras coisas práticas, ele aprendeu a nadar e a remar, adquiriu um barquinho e, assim, desempenhava o seu ofício fazendo a travessia das pessoas de uma margem a outra de um rio. Um dia foi transportar um advogado e uma professora. Durante a travessia, os passageiros lhe deixaram claro que ele havia perdido grande parte de sua vida por não ter adquirido conhecimentos acadêmicos, técnicos, profissionalizantes, etc.; mas quando o barco começou a afundar, percebendo que nenhum dos passageiros sabia nadar, o barqueiro lamenta e informa que eles não perderão apenas grande parte das suas vidas, mas a vida toda. Ou seja, naquele momento, naquela situação, os diplomas e os títulos não ajudariam em nada, o conhecimento mais importante era oriundo do Senso Comum: saber nadar, e ele era o único que sabia (FREIRE, 2019)". Considerando a história relatada no trecho, analise as afirmativas a seguir a respeito do conhecimento de Senso Comum:
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
I. A história deixa claro que o conhecimento prático ocupa um lugar mais elevado em comparação ao teórico.
II. A importância de determinado tipo de conhecimento será diretamente proporcional a situação que se apresenta.
III. Tendo em vista a praticidade da vida, títulos e diplomas apenas são uma ilusão de conhecimento.
a)I, apenas.
b)II, apenas.
c)III, apenas.
d)I e II, apenas.
e)II e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina