Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Considerando o texto apresentado e os aspectos primordiais da qualidade de um laudo, avalie as afirmativas a seguir:
É correto o que se afirma em:
I. Um dos aspectos primordiais da qualidade de um laudo é a redundância. O laudo deverá oferecer as informações de várias formas e maneiras diferentes, com uso de exemplos, argumentos variados e opiniões dicotômicas acerca do fato litigado.
II. Um dos aspectos primordiais da qualidade de um laudo é o rigor tecnológico. O laudo deve limitar-se ao que é científico dentro do campo de sua especialidade, devendo o perito ter como base a doutrina, normas e procedimentos contábeis ao emiti-lo.
III. Um dos aspectos primordiais da qualidade de um laudo é a objetividade. O perito contábil deverá responder às questões trazidas no processo judicial com realidade e nos parâmetros contábeis, evitando-se opiniões vagas e imprecisas sobre a matéria periciada.
A I e II, apenas.
B III, apenas.
C I, apenas.
D II e III, apenas.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. Um dos aspectos primordiais da qualidade de um laudo é a redundância. O laudo deverá oferecer as informações de várias formas e maneiras diferentes, com uso de exemplos, argumentos variados e opiniões dicotômicas acerca do fato litigado. Falso. A redundância não é considerada um aspecto positivo em um laudo, pois a clareza e a concisão são mais valorizadas. II. Um dos aspectos primordiais da qualidade de um laudo é o rigor tecnológico. O laudo deve limitar-se ao que é científico dentro do campo de sua especialidade, devendo o perito ter como base a doutrina, normas e procedimentos contábeis ao emiti-lo. Verdadeiro. O rigor tecnológico é essencial para garantir a qualidade e a credibilidade do laudo. III. Um dos aspectos primordiais da qualidade de um laudo é a objetividade. O perito contábil deverá responder às questões trazidas no processo judicial com realidade e nos parâmetros contábeis, evitando-se opiniões vagas e imprecisas sobre a matéria periciada. Verdadeiro. A objetividade é fundamental para a clareza e a eficácia do laudo. Com base nas análises, apenas as afirmativas II e III estão corretas. Portanto, a alternativa correta é: D) II e III, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

O perito necessita ter conhecimento holístico para definir a remuneração dos seus serviços, ou seja, implica em dominar conhecimento prévio de todas as etapas (salvo aquelas que somente serão identificadas na execução da perícia).
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O perito ao elaborar os honorários e fixar o custo-hora, deve atentar-se para o fato de qual parte do tempo de suas perícias (pagas) será destinada a atender ao planejamento inicial dos trabalhos. PORQUE II. O planejamento da perícia tem início antes da elaboração da proposta de honorários, considerando-se que, para apresentá-la ao juízo ou aos contratantes, há necessidade de se especificarem as etapas do trabalho a serem realizadas. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
B A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
D As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.

Uma boa prática é não entregar ‘de pronto’ o laudo ou o parecer – no mesmo dia em que é terminado – o ideal é deixar a peça técnica em repouso, por um ou dois dias. Passado o tempo sugerido, recomenda-se nova leitura do conteúdo do trabalho técnico.
Com base nas informações apresentadas, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I. O laudo pericial contábil e o parecer pericial contábil são sempre dirigidos ao magistrado responsável pelo processo objeto da perícia contábil realizada. PORQUE II. O laudo contém uma primeira página de endereçamento ou de apresentação, na qual é identificado a qual magistrado se dirige, são especificados o processo e as respectivas partes, bem como se se trata de laudo pericial contábil ou de parecer pericial contábil. A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A As asserções I e II são verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B As asserções I e II são verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

Sobre os aspectos primordiais de qualidade em um laudo, o documento deve oferecer clareza, apresentar-se de maneira concisa, logo, ele deve evitar ser prolixo. A ideia é possibilitar, aos julgadores e as partes, o devido conhecimento da prova técnica e interpretação dos resultados obtidos. As respostas aos quesitos devem ser objetivas, completas e não lacônicas. Os termos técnicos devem ser inseridos no laudo e no parecer, de modo a se obter uma redação que qualifique o trabalho pericial, respeitadas as Normas Brasileiras de Contabilidade.
Considerando o texto apresentado e os aspectos primordiais da qualidade de um laudo, avalie as afirmativas a seguir: I. Um dos aspectos primordiais da qualidade de um laudo é a argumentação. A opinião do perito contábil deverá ter por base um raciocínio lógico e documentos comprobatórios, deixando claro para o juiz o motivo da conclusão que está no laudo. II. Um dos aspectos primordiais da qualidade de um laudo é a exatidão. Como condição essencial de um laudo, é o elemento que garante a veracidade do que está apresentado na prova pericial. Assim, não se deve supor, mas somente afirmar se tiver absoluta certeza sobre o que opina. III. Um dos aspectos primordiais da qualidade de um laudo é a objetividade. O perito contábil deverá responder às questões trazidas no processo judicial com realidade e nos parâmetros contábeis, evitando-se opiniões vagas e imprecisas sobre a matéria periciada. IV. Um dos aspectos primordiais da qualidade de um laudo é a clareza. Por tratar-se de um documento elaborado para a leitura de pessoas não especialistas em matéria contábil, o laudo deverá trazer de forma clara e precisa as suas conclusões. É correto o que se afirma em:
A III e IV, apenas.
B I, II e III, apenas.
C II e IV, apenas.
D I, II, III e IV.

O cálculo – justo e coerente – dos honorários pode ser uma dificuldade do perito, haja vista, que há muitas atividades envolvidas em uma perícia como planejamento inicial dos trabalhos, retirada e entrega dos autos, leitura e interpretação do processo, abertura de papéis de trabalho, elaboração de petições, realização de diligências e exame de documentos, pesquisa e exame de livros e de documentos técnicos, realização de cálculos, simulações e análises de resultados, laudos interprofissionais, preparação de anexos e montagem do laudo, reuniões com peritos-assistentes ou com as partes (quando for o caso), redação do laudo entre outros. Sobre a elaboração da proposta dos honorários, conforme orientação das Normas Brasileiras de Contabilidade PP 01 (R1), há fatores a serem considerados no processo.
Considerando o texto apresentado e os fatores indicados pela NBC PP 01 (R1), avalie as afirmativas a seguir: I. A periodicidade se refere ao número de tentativas para a realização do trabalho e dificuldade de acesso aos documentos comprobatórios decorrente do tempo e distância nas quais podem estar arquivados, sobretudo, os digitalizados antes do início do processo, fundamentais para o bom andamento da perícia. II. A relevância corresponde à importância da perícia no contexto social e sua essencialidade para dirimir as dúvidas de caráter técnico-contábil, suscitadas em demanda judicial ou extrajudicial. O vulto é o valor da causa no que se refere ao objeto da perícia, à dimensão determinada pelo volume de trabalho e à abrangência pelas áreas de conhecimento técnico envolvidas. III. O risco pode ser entendido como a possibilidade do não recebimento integral dos honorários periciais, o tempo necessário ao recebimento, bem como a antecipação das despesas necessárias à execução do trabalho. Igualmente, devem ser levadas em consideração as implicações cíveis, penais, profissionais e outras de caráter específico a que poderá estar sujeito o perito-contador. IV. A complexidade se refere à dificuldade técnica para a realização do trabalho pericial em decorrência do grau de especialização exigido, à dificuldade em obter os elementos necessários para a fundamentação do laudo pericial contábil e ao tempo transcorrido entre o fato a ser periciado e a realização da perícia judicial. Deve, ainda, ser considerado também o ineditismo da matéria periciada. É correto o que se afirma em:
A II e III, apenas.
B II, III e IV, apenas.
C I e IV, apenas.
D I, II e III, apenas.

Os quesitos ordinários são de extrema importância para o procedimento pericial, cujo objetivo central, é o esclarecimento dos fatos e das operações em discussão. Trata-se de dúvidas de natureza técnica ou científica que serão respondidas pelo perito do juízo com objetividade, justificativa, rigor tecnológico, precisão e clareza.
De acordo com o texto apresentado, analise as afirmações considerando V para verdadeiro e F para falso: ( ) Quesitos ordinários são questionários formulados, seja pelo magistrado, seja pelas partes, antes do início das diligências, isto é, antes do desenvolvimento da produção da prova pericial contábil e entrega da parte técnica. ( ) Quesitos ordinários são as perguntas de natureza técnica ou científica naturalmente relacionadas aos pontos convertidos fixados pelo magistrado ou pelo Tribunal Arbitral, a serem respondidas pelo perito. ( ) Quesitos ordinários são questionamentos a respeito do fato ou do objeto dúbio, sobre o qual versa a perícia contábil, a fim de evitar indagações impertinentes, fora do âmbito da lide proposta e/ ou dos pontos controvertidos fixados, bem como diligências desnecessárias ou procrastinatórias. ( ) Quesitos ordinários estão presentes no laudo pericial, obtido por meio de estudo de campo, no qual, o perito indaga as partes sobre a natureza da dúvida do juiz, logo após as diligências. Assinale a afirmativa que contempla corretamente a sequência:
A F, V, V, F.
B V, V, F, F.
C V, F, F, V.
D V, V, V, F.

Mensurar o valor referente aos honorários do perito é parte de tarefa que exige cuidado e possui orientação da NBC PP 01 (R1). Sobre isso, há fatores a serem considerados no processo.
Após leitura atenta ao texto apresentado, analise as afirmacoes considerando V para verdadeiro e F para falso: ( ) Sobre a elaboração da proposta dos honorários, um fator considerado pela NBC são as horas estimadas para cada fase do trabalho corresponde ao tempo necessário para a realização da perícia judicial, mensurado em horas trabalhadas pelo perito do juízo, quando aplicável. ( ) Sobre a elaboração da proposta dos honorários, um fator considerado pela NBC é o pessoal técnico formado pelos auxiliares que integram a equipe de trabalho do perito do juízo, estando sob sua orientação direta e inteira responsabilidade. ( ) Sobre a elaboração da proposta dos honorários, um fator considerado pela NBC é o prazo determinado nas perícias judiciais ou contratado nas extrajudiciais considerando-se eventual exiguidade do tempo que requeira dedicação exclusiva do perito do juízo e da sua equipe para a consecução do trabalho. ( ) Sobre a elaboração da proposta dos honorários, um fator considerado pela NBC é a carência ou insuficiência de acesso aos documentos necessários ao processo, bem como a dificuldade em identificar que tipo de documentos – de fato – possuem relação direta com o caso em estudo. Assinale a afirmativa que contempla corretamente a sequência:
A V, V, V, F.
B F, V, V, F.
C V, V, F, F.
D V, F, F, V.

O planejamento envolve o serviço de preparação de um trabalho, de uma tarefa, com o estabelecimento de métodos convenientes. Sobre a perícia, planejamento é a fase na qual o perito analisa os autos a serem periciados, verifica a existência de documentos necessários para a realização da perícia, ou diligência.
Com base no texto apresentado, julgue os conceitos de planejamento de perícia nas afirmativas a seguir:
I. A etapa de planejamento tem vários fatores positivos, entre eles, como elaborar um cronograma de execução para atender prazos, avaliar os custos da perícia, verificar a necessidade de equipe técnica.
II. A perícia deve ser planejada cuidadosamente, com vista ao cumprimento do prazo, inclusive o da legislação relativa ao laudo pericial ou parecer técnico, sendo o planejamento, a etapa do trabalho na qual o perito estabelecerá as diretrizes e a metodologia a serem aplicadas.
III. O planejamento da perícia contábil já tem início com a leitura do processo, momento em que o perito desenvolverá os chamados “papéis de trabalho”, que consiste em transcrever na pasta virtual relativa ao processo aquilo que de mais importante foi identificado quando essa atividade foi desenvolvida nos autos do processo.
IV. O trabalho de perícia poderá sofrer alterações do prazo planejado em função de outros compromissos profissionais e particulares do perito. Nesse caso, a cada necessidade de prorrogação, o perito informa ao juiz quanto tempo mais necessita além do planejado, sendo o juiz, obrigado a acatar e adequar o novo prazo ao processo.
A I, apenas.
B II e IV, apenas.
C I, II e III, apenas.
D III e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina