Buscar

É correto afirmar sobre o sistema gastrointestinal, EXCETO:

( ) As contrações peristálticas são geradas pela contração do intestino de forma anelar, movimentando o quimo longitudinalmente para a esquerda e para a direita do local de contração. Este tipo de movimento é importante para misturar o quimo.

( ) O trato gastrointestinal possui inervação extrinseca, composta pela inervação simpática, cuja ativação reduz as atividades deste trato, bem como é composto pela inervação parassimpática, cuja ativação aumenta as atividades gastrointestinais.

( ) A absorção no trato gastrointestinal  é o movimento de nutrientes, água e eletrófitos do lúmen intestinal para o sangue, passando pelo esterócito. A absorção torna-se mais eficiente devido á motilidade intestinal e devido á presença de dobras intestinais, vilosidades e microvilosidades intestinais que aumentam a superficie de absorção. 

💡 3 Respostas

User badge image

Andre Smaira

O sistema digestivo é o conjunto de órgãos responsáveis pelo processo de digestão , ou seja, a transformação de alimentos para que possam ser absorvidos e utilizados pelas células do corpo. A função desempenhada é o transporte de alimentos, a secreção de sucos digestivos, a absorção de nutrientes e a excreção pelo processo de defecação.
A mucosa intestinal pode apresentar criptas e vilosidades, a submucosa pode apresentar pregas permanentes ou pregas funcionais que aumentam a superfície de absorção. Na parede estão também os plexos submucoso e mioentérico que constituem o sistema nervoso entérico que se distribui por todo o trato digestivo, do esôfago ao ânus.
O peristaltismo é o processo pelo qual uma série de contrações e relaxamentos em direção anterógrada radialmente simétrico ocorrer ao longo do trato digestivo. No momento em que a faringe e o esôfago recebem o bolo alimentar, após a deglutição, emitem um sinal nervoso para o tronco encefálico, responsável pela coordenação dos movimentos peristálticos.
Resposta: A absorção no trato gastrointestinal  é o movimento de nutrientes, água e eletrólitos do lúmen intestinal para o sangue, passando pelo enterócito. A absorção torna-se mais eficiente devido á motilidade intestinal e devido á presença de dobras intestinais, vilosidades e microvilosidades intestinais que aumentam a superfície de absorção.
0
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais