Olá, tudo bem? Hoje você dará continuidade ao seu aprendizado teórico-prático utilizando diversos cenários de estudos. Nesta etapa, você participará de uma prática que te colocará frente a frente com as fake news.
As fake news existem desde que os homens começaram a se comunicar, pois informações falsas repassadas de forma intencional sempre estiveram presentes na história da humanidade. Entretanto, nas últimas décadas elas ganharam uma proporção enorme devido ao contexto digital que facilita a disseminação das fake news e a velocidade em que eles se propagam. Ademais, pelo fato de serem difíceis de serem rastreadas, as fake news tem sido usadas como armas de desinformação em um cenário de polarização política acirrada entre a chamada extrema direita e a esquerda.
As fake news são conteúdos elaborados intencionalmente com a finalidade de disseminar informações inverídicas para engajar um público que, normalmente, é acrítico. As fake news ou notícias falsas, podem ser parcialmente verdadeiras ou totalmente falsas. Retiradas de contexto, elas distorcem notícias reais, gerando incertezas e estimulando conflitos, polêmicas e insegurança.
O experimento consiste em simular o recebimento de uma nova mensagem por aplicativo de celular, a fim de que você identifique, por meio de algumas questões, se o conteúdo é falso e se deve ser compartilhado ou não.
Após participar do experimento, você será capaz de escrever a respeito das impressões que tem sobre fake news, como reconhecê-las e o que fazer ao se deparar com elas.
Para realizar a atividade, acesse, na página inicial da disciplina, o experimento “Fake News e Combate à Desinformação", disponível no módulo "Laboratório Virtual" (abaixo do link da unidade 4).
E siga o roteiro:
Procedimentos para elaboração do TD
Leia as orientações para entender a proposta e o passo a passo que deverá ser seguido para ter êxito nesta atividade!
Referências
Ed
há 7 meses
Você precisa criar uma nova pergunta.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade