Logo Passei Direto
Buscar
Assinale V caso a proposição seja verdadeira ou F caso seja falsa sobre o ECA e os conceitos de família.
Assinale V ou F.
I - ( ) Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes.
II - ( ) Entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade.
III - ( ) Os filhos havidos fora do casamento poderão ser reconhecidos pelos pais, conjunta ou separadamente, no próprio termo de nascimento, por testamento, mediante escritura ou outro documento público, qualquer que seja a origem da filiação.
IV - ( ) O reconhecimento pode preceder o nascimento do filho ou suceder-lhe ao falecimento, se deixar descendentes.
A V - F - V - V
B V - V - V - F
C F - F - V - V
D V - V - V - V
E F - F - V - V
User badge image
ServicoSocializando

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada proposição sobre o ECA e os conceitos de família: I - ( ) Entende-se por família natural a comunidade formada pelos pais ou qualquer deles e seus descendentes. É verdadeira (V). A definição de família natural realmente se refere àquela composta pelos pais e seus filhos. II - ( ) Entende-se por família extensa ou ampliada aquela que se estende para além da unidade pais e filhos ou da unidade do casal, formada por parentes próximos com os quais a criança ou adolescente convive e mantém vínculos de afinidade e afetividade. É verdadeira (V). Essa definição está correta, pois a família extensa inclui outros parentes que têm laços afetivos e de convivência. III - ( ) Os filhos havidos fora do casamento poderão ser reconhecidos pelos pais, conjunta ou separadamente, no próprio termo de nascimento, por testamento, mediante escritura ou outro documento público, qualquer que seja a origem da filiação. É verdadeira (V). O ECA garante que filhos fora do casamento podem ser reconhecidos de diversas formas, conforme mencionado. IV - ( ) O reconhecimento pode preceder o nascimento do filho ou suceder-lhe ao falecimento, se deixar descendentes. É verdadeira (V). O reconhecimento pode, de fato, ocorrer antes do nascimento ou após a morte, se houver descendentes. Portanto, a sequência correta é: V - V - V - V. A alternativa que apresenta essa sequência é: D) V - V - V - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Em 1990 é aprovada uma Lei Especial intitulada Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei 8.069/1990). Em conformidade com os princípios constitucionais o ECA prevê proteção integral à criança e ao adolescente.
Sobre o ECA assinale a alternativa verdadeira.
A O ECA protege, somente, as crianças e adolescentes que sofrem exploração, violência ou opressão.
B As crianças e adolescentes protegidas pelo ECA são aquelas que estão em situação de vulnerabilidade econômica sendo vedados outros tipos de discriminação, como sexo, etnia ou cor ou região de moradia.
C O ECA, para proteger as crianças e adolescentes, consolida práticas assistencialistas e filantrópicas para garantir o pleno desenvolvimento das crianças.
D O ECA prevê que é dever da família, da sociedade e do Estado fornecer a proteção integral à criança e ao adolescente, inclusive no sentido de dar efetividade aos direitos fundamentais inerentes à criança e ao adolescente.
E Nenhuma das alternativas está correta.

A Política Nacional de Assistência Social tem como característica a intersetorialidade, a descentralização e a territorialização.
Analise as afirmacoes abaixo e assinale a correta.
A A Política Nacional de Assistência Social tem como característica a intersetorialidade, a descentralização e a territorialização.
B As políticas sociais no Brasil foram fortalecidas após a Constituição de 1969, em razão das tensões da Guerra Fria.
C A Assistência Social tem como agente central o estado e a finalidade de fortalecer o antagonismo de classes bem como potencializar a cidadania e efetivação dos direitos fundamentais.
D A Assistência Social, como política privada, pode ser vista como espaço de fortalecimento exercício da cidadania.
E Nenhuma das alternativas está correta.

Para implementar a doutrina da proteção integral o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê medidas protetivas à criança e ao adolescente.
Sobre as medidas de proteção previstas pelo ECA, assinale a alternativa verdadeira.
A - As medidas socioeducativas são aplicadas quando crianças ou adolescentes têm seus direitos violados pelo Estado.
B - As medidas de proteção podem ser aplicadas por falta, omissão ou abuso dos pais ou responsáveis.
C - As medidas socioeducativas são aplicadas somente às crianças, sempre que se verificar que a mesma se encontre em situação de risco.
D - Compete ao Ministério Público a aplicação de qualquer das medidas protetivas às crianças e adolescentes, sempre com a fiscalização de Juiz da Vara de Família.
E - Não há previsão legal de medidas protetivas no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A materialização da assistência social, pelo SUAS, se organiza por meio de eixos, que são considerados sua base de organização.
Sobre o exposto, analise as afirmativas e assinale a alternativa correta.
I - ( ) A Política de Assistência Social considera a família de forma integrada e espaço privilegiado e insubstituível de proteção e socialização.
II - ( ) Para efetivação da Política de Assistência Social o Estado e a Sociedade Civil devem atuar de forma conjunta cabendo àquele a coordenação do processo.
III - ( ) A equipe que atua na assistência social deve ser diversificada e interdisciplinar, e deve atuar de forma integrada e intersectorial.
IV - ( ) Para atender as diretrizes da Política de Assistência Social torna-se importante o monitoramento e a avaliação para o aperfeiçoamento dos projetos em andamento.
A - Todas as alternativas são verdadeiras
B - Somente os itens II e IV são verdadeiros.
C - Os itens I, II e III são verdadeiros.
D - Todos as alternativas são falsas.
E - Somente o item I é verdadeiro.

O artigo 112 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) prevê a aplicação de medidas sócio-educativas sempre que for verificada a prática de ato infracional.
Analise as proposições e marque V nas assertivas que correspondem a medidas socioeducativas e F nas que não correspondem.
I - ( ) advertência;
II - ( ) obrigação de reparar o dano;
III - ( ) prestação de serviços à comunidade;
IV - ( ) liberdade assistida;
V - ( ) inserção em regime de semi-liberdade;
A - V - F - V - V - V
B - V - V - V - F - V
C - F - F - V - V - V
D - V - V - V - V - V
E - V - V - V - F - F

Mais conteúdos dessa disciplina