Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
Considerando as diferentes visões sobre os processos de socialização sob perspectiva sociológica, assinale V quando a assertiva for verdadeira e F quando for falsa.
( ) Sob a perspectiva weberiana, a socialização é um conjunto dinâmico de processos, pelo qual o indivíduo internaliza a dimensão coletiva e social. É por meio desses processos que se aprendem as práticas, os valores, as noções, as crenças, os costumes e as normas cultivados por uma sociedade.
( ) Sob a abordagem funcionalista de Durkheim, a socialização é um processo coercitivo, imposto pelo coletivo ao indivíduo; todos os indivíduos são submetidos a esse processo, que se inicia com a educação.
( ) Sob a visão marxista, os indivíduos compartilham determinados sentidos, significados e valores, participando de uma vida em sociedade que pode ser de dois tipos diferentes: a vida comunitária, em que predominam ações tradicionais e afetivas; e a societária, na qual predominam as ações racionais.
( ) Sob a perspectiva durkheimiana, nos processos de socialização, as instituições exercem o papel de controlar e condicionar cada indivíduo a agir de modo a não desagregar a sociedade nem perturbar a vida coletiva.
A) F - V - F - F
B) V - V - F - F
C) V - V - V - F
D) F - V - V - F
E) F - F - V - V
User badge image
CuriosidadesGerais

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das assertivas sobre os processos de socialização sob a perspectiva sociológica: ( ) Sob a perspectiva weberiana, a socialização é um conjunto dinâmico de processos, pelo qual o indivíduo internaliza a dimensão coletiva e social. É por meio desses processos que se aprendem as práticas, os valores, as noções, as crenças, os costumes e as normas cultivados por uma sociedade. É verdadeira (V). A visão weberiana enfatiza a importância da socialização na formação da identidade social e na internalização de valores e normas. ( ) Sob a abordagem funcionalista de Durkheim, a socialização é um processo coercitivo, imposto pelo coletivo ao indivíduo; todos os indivíduos são submetidos a esse processo, que se inicia com a educação. É verdadeira (V). Durkheim vê a socialização como um processo que impõe normas e valores sociais, essencial para a coesão social. ( ) Sob a visão marxista, os indivíduos compartilham determinados sentidos, significados e valores, participando de uma vida em sociedade que pode ser de dois tipos diferentes: a vida comunitária, em que predominam ações tradicionais e afetivas; e a societária, na qual predominam as ações racionais. É falsa (F). A visão marxista não divide a vida em comunitária e societária dessa forma; ela se concentra mais nas relações de classe e na luta de classes. ( ) Sob a perspectiva durkheimiana, nos processos de socialização, as instituições exercem o papel de controlar e condicionar cada indivíduo a agir de modo a não desagregar a sociedade nem perturbar a vida coletiva. É verdadeira (V). Durkheim enfatiza o papel das instituições na socialização e na manutenção da ordem social. Portanto, a sequência correta é: V - V - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a C) V - V - F - V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

No contexto da teoria da reprodução social de Bourdieu e Passeron sobre o que é capital cultural, assinale a alternativa correta. A ) A apropriação de capacidades cognitivas e a posse de bens materiais e simbólicos que garantem privilégios aos indivíduos que os possuem. B ) A superioridade das capacidades cognitivas e a posse material e simbólica que garantem mérito aos indivíduos que os possuem. C ) A imposição de capacidades cognitivas e a falta de posse de bens materiais que acomete uma parte dos indivíduos de modo inevitável. D ) As capacidades naturais ou inatas dos indivíduos que se destacam por mérito próprio e ocupam lugar de destaque na sociedade. E ) A justa compensação das capacidades cognitivas naturais superiores, com posses materiais e simbólicas que garantem as melhores posições sociais.

Mais conteúdos dessa disciplina