Logo Passei Direto
Buscar
Uma vez identificado um segmento-alvo, e que suas premissas de conhecimentos a respeito dessas pessoas estejam confirmadas, é importante agora que o empreendedor passe para uma nova etapa, que é a proposição de valor.
Neste sentido, assinale as alternativas corretas em relação à criação da proposta de valor.
( ) A proposição de valor é uma atividade que pode ser decomposta em algumas etapas, a primeira delas é a hierarquização das dores e ganhos em que se quer atuar.
( ) Após esta hierarquização, inicia-se então uma atividade criativa que pode ser resumida em um brainstorming das características possíveis que possam atender aquela determinada dor ou ganho.
( ) Um brainstorming é melhor avaliado pela quantidade de ideias e não com a qualidade delas.
( ) Com essa estrutura hierárquica, pode-se então escolher um subconjunto de características de produtos que irão formar o produto minimamente viável.
A F – F – V – F.
B F – V – F – V.
C V – V – V – V.
D V – F – V – F.
User badge image
PublicoGestor

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada uma das afirmações sobre a criação da proposta de valor: ( ) A proposição de valor é uma atividade que pode ser decomposta em algumas etapas, a primeira delas é a hierarquização das dores e ganhos em que se quer atuar. É verdadeira (V). A hierarquização das dores e ganhos é uma etapa fundamental para entender quais aspectos devem ser priorizados na proposta de valor. ( ) Após esta hierarquização, inicia-se então uma atividade criativa que pode ser resumida em um brainstorming das características possíveis que possam atender aquela determinada dor ou ganho. É verdadeira (V). Após a hierarquização, o brainstorming é uma técnica comum para gerar ideias que atendam às necessidades identificadas. ( ) Um brainstorming é melhor avaliado pela quantidade de ideias e não com a qualidade delas. É falsa (F). Embora a quantidade de ideias seja importante em um brainstorming, a qualidade das ideias também deve ser considerada, pois nem todas as ideias geradas serão viáveis ou relevantes. ( ) Com essa estrutura hierárquica, pode-se então escolher um subconjunto de características de produtos que irão formar o produto minimamente viável. É verdadeira (V). A estrutura hierárquica ajuda a selecionar as características mais relevantes para o desenvolvimento do produto minimamente viável. Portanto, a sequência correta é: V - V - F - V. A alternativa que apresenta essa sequência é a D) V – V – F – V.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A questão de concorrência é muito discutida e estudada no campo de conhecimento da estratégia, um dos autores mais proeminentes dessa área se chama Michael Porter. Os estudos de Porter visavam basicamente o estudo do ambiente competitivo, ou seja, do ambiente externo à organização, entender como essas forças atuam, para depois os gerentes desenvolverem estratégias para vencer em um determinado campo de atuação ou segmento de mercado, por meio da escolha de seu posicionamento.
Dessa maneira, quais as três estratégias genéricas postuladas por Porter para obter vantagem competitiva?
A) Diferenciação, concorrência e personalização.
B) Preço, raridade e personalização.
C) Preço, diferenciação e personalização.
D) Preço, concorrência e diferenciação.

Se você quer trabalhar em ambientes dinâmicos e desenvolver um negócio inovador, reconheça que sempre vai lidar com a limitação do seu conhecimento e com a certeza de que o mercado e você, como empreendedor, irão mudar. Nesses contextos, quaisquer tentativas de planejamentos racionais e dedutivos, baseados em pesquisas de mercado, com abrangência de respondentes e pouca profundidade, estarão fadadas ao fracasso.
Desse modo, como realizar um planejamento em contextos onde você não tem conhecimento sobre fatos e dados históricos?
( ) Realizar pesquisas de mercado com o auxílio de ferramentas estatísticas procurando por padrões de comportamento do mercado em potencial.
( ) Devem ser utilizados os recursos e competências disponíveis para dissipar as premissas de forma rápida e no menor custo financeiro e econômico possível.
( ) Aceitar essa realidade e recusar a ilusão do controle. Ou seja, haverá limitação do conhecimento durante o processo.
( ) Aceitar que todas as afirmacoes que estão presentes no plano de ação não passam de suposições ou hipóteses de negócios que precisam ser sistematicamente testadas por meio de um processo de ação e reflexão.
A V – F – F – F.
B F – V – V – V.
C V – F – V – F.
D F – V – F – V.

O conceito de pensamento visual, muito usado no design, migrou para as áreas de planejamento e gestão. A proposta dos autores do Business Model Canvas é disponibilizar uma ferramenta capaz de permitir a qualquer pessoa interessada em criar ou modificar seu modelo de negócio, a ter uma linguagem comum que possibilite a troca de experiência e ideias com outras pessoas envolvidas no mesmo processo.
A metodologia possibilita, de forma simples, que todas as pessoas envolvidas enxerguem o que a empresa faz, para quem, como e quanto gera de receita. Neste sentido, assinale as alternativas corretas em relação à formulação da ferramenta e seu pensamento visual.
( ) O quadro possibilita enxergar o negócio em uma única página e a conexão que existe entre diferentes áreas.
( ) A prática se baseia no entendimento de que imagens acionam de modo mais rápido e eficiente a memória de longo prazo.
( ) A partir da visualização do quadro é a associação de conceitos para geração de novas ideias.
( ) O quadro possibilita que o empreendedor descreva seu negócio em detalhes.
A) V – F – V – F.
B) V – F – V – V.
C) F – V – F – V.
D) V – V – V – F.

Mesmo com a popularização das estratégias genéricas de Porter nas décadas de 70 e 80, em meados dos anos 90 alguns fatores levaram as empresas a repensar estas estratégias.
Com base nesses fatores, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Redução do ciclo de vida de produto.
( ) Redução da concorrência em alguns mercados.
( ) Importância dos processos de inovação como vantagem competitiva.
( ) Aumento na procura por produtos de maior qualidade e diferenciação.
A) F - V - V - F.
B) F - F - F - V.
C) V - F - V - V.
D) V – F – V – F.

A teoria das capacidades dinâmicas é uma vertente da visão baseada em recursos, porém, incorpora em seus elementos centrais as mudanças constantes presentes, principalmente, em ambientes de alta inovação.
Para isso, a teoria das capacidades dinâmicas considera que os ambientes em que as empresas estão inseridas podem ser considerados:
A) Dinâmicos, Simples e Conflituosos.
B) Estáticos, Lineares e Simples.
C) Dinâmicos, Incertos, Complexos e Conflituosos.
D) Lineares, Abstratos, Incertos e Amistosos.

A partir da visão de conhecimento das capacidades dinâmicas, a vantagem competitiva advém da capacidade da organização em organizar rapidamente seus recursos e competências frente às alterações provocadas pelo ambiente externo, principalmente pela expansão do conhecimento dos gestores em ambientes dinâmicos, incertos, complexos e conflituosos.
Sobre as características desses ambientes, associe os itens, utilizando o código a seguir:
I- Dinâmico.
II- Incerto.
III- Complexos.
IV- Conflituosos.
( ) Contextos em que os interesses são às vezes antagônicos entre si.
( ) Ambientes em que os gestores não conseguem ou não têm conhecimento de fatos e dados.
( ) Ambientes que possuem rápidas e constantes mudanças.
( ) Contextos onde existem múltiplos atores e variáveis.
A) I – III- IV – II.
B) I – II – III – IV.
C) IV – I – II – III.
D) IV – II – I – III.

O termo modelos de negócios surgiu como uma forma de desenvolver conhecimento a respeito de como uma determinada empresa ou organização cria, desenvolve e capta valor para seus clientes. Essa ação de entregar valor ao cliente visa então gerar uma vantagem competitiva em relação aos concorrentes de mercado.
Neste sentido, o Business model generation – canvas utiliza nove blocos que demonstram a lógica de como o empreendedor pretende modelar seu negócio. Algumas atividades envolvem a mão de obra terceirizada e alguns recursos que podem ser adquiridos fora da organização.
A) Estrutura de custos.
B) Parceiros-chave.
C) Segmentos de clientes.
D) Recursos-chave.

Com isso, reconhece-se que o processo de criação de uma nova organização é uma tarefa complexa, especialmente nos estágios iniciais, onde os esforços se concentram principalmente na construção do produto a ser comercializado. Contudo, a arquitetura organizacional da empresa também deve ser pensada e planejada (TRIMI; BERBEGAL-MIRABENT, 2012).
A partir da metodologia proposta por Osterwalder, qual destes componentes é contemplado?
A) Contabilidade.
B) Canais.
C) Estratégia.
D) Pessoas.

O lean startup é uma forma de desenvolver produtos e modelos de negócio a partir de uma ideia, hierarquizando as que são mais promissoras e alinhadas com os interesses dos empreendedores, por meio de uma prototipação rápida e da construção de um produto minimamente viável.
A partir do que foi estudo sobre Lean Startup, qual das alternativas é proposta pela metodologia?
A) Big Data.
B) Produto mínimo viável.
C) A Validação.
D) Survey.

Os estudos de Porter se desenvolveram na década de 70, foram publicados e ganharam grande notoriedade em venda de livros na década de 80 ao tratar da questão de como as empresas obtêm vantagem competitiva, inaugurando a escola do posicionamento estratégico.
Com base nos estudos e estratégias apresentados por Porter, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Cada organização ou empresa possui as suas peculiaridades, ou seja, dificilmente uma organização vai ser igual a outra.
( ) As estratégias genéricas de Porter são interessantes para fins didáticos, porém a cada contexto deve-se adaptar.
( ) As estratégias não são únicas para uma dada organização, ou seja, em um determinado segmento de negócio a organização pode optar por competir por preço e em um outro segmento de negócio optar por diferenciação.
( ) A capacidade de lidar com dois segmentos com diferentes vantagens competitivas torna o processo de produção e o processo de gestão mais simples, podendo assim, serem aplicadas as estratégias competitivas com facilidade.
A) V - F - F - V.
B) F - F - V - V.
C) V - V - V - F.
D) F - V - V - F.

Enquanto a escola de Michael Porter visa entender o ambiente externo para traçar as estratégias internas da organização e como ela deve trabalhar, baseada em métodos estatísticos e econômicos, surge então uma outra forma de entender a vantagem competitiva a partir dos recursos e competências internos da organização.
Em relação à visão baseada em recursos – RBV, como são classificados os recursos que podem ser utilizados por uma empresa para obtenção de vantagem competitiva?
A) Valioso, Organizável, Tangível e Valor.
B) Valioso, Raro, Inimitável e Organizável.
C) Raro, Conhecimento, Material e Inimitável.
D) Conhecimento, Valor, Tangíveis e Material.

O Canvas é uma ferramenta visual utilizada para criar modelos de negócios, a partir de nove blocos que representam as principais áreas de uma empresa: clientes, oferta, infraestrutura e viabilidade financeira. Fonte: Osterwalder, A., & Pigneur, Y. (2013). Business model generation: inovação em modelos de negócios: Alta Books Editora.
Assinale a alternativa correta em relação aos nove blocos que compõem o quadro Canvas.
A) Segmentos de clientes, canais, relacionamento com o cliente, proposta de valor, parcerias, recursos, processos, receitas e custos
B) Segmentos de clientes, canais, redes sociais, proposta de valor, parceiros, recursos, atividades, investimentos e custos.
C) Segmentos de clientes, canais, relacionamento com o cliente, proposta de valor, parceiros, recursos, atividades, receitas e custos.
D) Segmentos de clientes, entrega, pós-venda, proposta de valor, parceiros, recursos, atividades, receitas e custos.

Em síntese, as capacidades dinâmicas são processos que permitem que a organização aprenda rápida e continuamente, garantindo uma recombinação contínua de seus recursos e competências. O aprendizado organizacional é fundamental e constante, uma vez que os gestores terão em seu cotidiano problemas onde não se tem conhecimento para propor planos de longo prazo, e nesses contextos a necessidade de aprender é muito mais importante do que afirmações, que não passam de premissas, pressupostos ou hipóteses de negócios sem fatos e dados que o sustentem.
Deste modo, podemos afirmar que a partir das capacidades dinâmicas pode-se: Classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas.
( ) Implementar rapidamente ações estratégicas de forma a avançar no mercado agressivamente.
( ) Focar-se na concorrência de mercado como vantagem competitiva.
( ) Identificar uma oportunidade de negócio.
( ) Elaborar planos de ação a partir dos recursos e competências disponíveis.
A V – V – F – F.
B F – V – F – F.
C V – F – V – V.
D F – F – V – V.

Mais conteúdos dessa disciplina