Logo Passei Direto
Buscar
A característica essencial ____________________________ é o medo ou ansiedade acentuado ou intenso desencadeado pela exposição real ou prevista a diversas situações. O diagnóstico requer que os sintomas ocorram em pelo menos duas das cinco situações seguintes:
1) usar transporte público, como automóveis, ônibus, trens, navios ou aviões;
2) permanecer em espaços abertos, como áreas de estacionamento, mercados ou pontes;
3) permanecer em locais fechados, como lojas, teatros ou cinemas;
4) permanecer em uma fila ou ficar em meio a uma multidão; ou
5) sair de casa sozinho (DSM-5).
do transtorno de pânico
do transtorno de ansiedade social
do transtorno de ansiedade de separação
da agorafobia
do transtorno de ansiedade generalizada
User badge image
Praticando Para o Saber

há 5 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 5 meses

A característica essencial da agorafobia é o medo ou ansiedade acentuado ou intenso desencadeado pela exposição real ou prevista a diversas situações, conforme descrito no DSM-5.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Na comunidade, aproximadamente 30% dos indivíduos com transtorno de ansiedade social experimentam remissão dos sintomas no espaço de um ano, e em torno de 50% experimentam remissão em poucos anos. Para cerca de 60% dos indivíduos sem um tratamento específico para transtorno de ansiedade social, o curso é de vários anos ou mais. A detecção do transtorno de ansiedade social em adultos mais velhos pode ser desafiadora devido a diversos fatores, incluindo foco nos sintomas somáticos, doença médica comórbida, insight limitado, mudanças no ambiente ou nos papéis sociais, os quais podem obscurecer o prejuízo no funcionamento social ou psíquico.¿ DSM ¿ 5 (APA, 2014, p. 205).
Sobre o transtorno de ansiedade social (fobia social) é correto afirmar que... Assinale a alternativa correta.
A característica essencial do transtorno de ansiedade social (fobia social) é um humor depressivo que ocorre na maior parte do dia, na maioria dos dias, por pelo menos dois anos, ou por pelo menos um ano para crianças e adolescentes.
A característica central do transtorno de ansiedade social é a irritabilidade crônica grave. Essa irritabilidade grave apresenta duas manifestações clínicas proeminentes: as frequentes explosões de raiva e humor persistentemente irritável ou zangado que está presente entre as explosões de raiva.
A característica essencial do transtorno de ansiedade social (fobia social) é a falsificação de sinais e sintomas médicos ou psicológicos em si mesmo ou em outro associado a fraude identificada. Indivíduos com transtorno factício também podem buscar tratamento para si mesmos ou para outros depois da indução de lesão ou doença.
A característica essencial do transtorno de ansiedade social é um medo ou ansiedade acentuados ou intensos de situações sociais nas quais o indivíduo pode ser avaliado pelos outros. Quando exposto a essas situações sociais, o indivíduo tem medo de ser avaliado negativamente.
Uma característica essencial do transtorno de ansiedade social (fobia social) é que o medo ou ansiedade está circunscrito à presença de uma situação ou objeto particular, que pode ser denominado estímulo fóbico. As categorias das situações ou objetos temidos são apresentadas como especificadores. Muitos indivíduos temem objetos ou situações de mais de uma categoria, ou estímulo fóbico.

Assinale, das manifestações abaixo, qual é característica do Transtorno Obssessivo Compulsivo (TOC):
Beliscar a pele de forma recorrente, resultando em lesões.
Arrancar o cabelo de forma recorrente, resultando em sua perda.
Pensamentos, impulsos ou imagens mentais recorrentes que em algum momento são experimentados como intrusivos e causam sofrimento e/ou prejuízo significativos.
Dificuldade persistente de se desfazer de objetos independente do seu valor real.
Preocupação com um ou mais defeitos ou falhas percebidos na aparência física que não são observáveis ou parecem leves para outros.

Os transtornos de ansiedade figuram, atualmente, entre os de maior prevalência entre os brasileiros. Conforme o DSM-5, os transtornos de ansiedade diferenciam-se do medo ou da ansiedade adaptativa por serem excessivos ou por persistirem além dos períodos apropriados ao nível de desenvolvimento.
A esse respeito, segundo o DSM-5, assinale a opção que contenha apenas transtornos de ansiedade.
Transtorno de ansiedade generalizada, transtorno de apego reativo, transtorno de escoriação.
Agorafobia, transtorno de pânico, mutismo seletivo.
Transtorno conversivo, fobia específica, transtorno dismórfico corporal.
Transtorno de ansiedade de separação, transtorno de estresse agudo, transtorno de estresse pós-traumático.
Transtorno de ansiedade de separação, mutismo seletivo, transtorno de acumulação.

(1) Transtorno de Pânico (2) Fobia social (3) Transtorno de ansiedade de separação ( ) Caracterizado por crises de ansiedade repentina e intensa com forte sensação de medo ou mal-estar, acompanhadas de sintomas físicos. As crises podem ocorrer em qualquer lugar, contexto ou momento, atingindo picos em minutos e seguidas de período temporal de preocupação acerca de ter novas crises. ( ) Caracterizado(a) por ansiedade excessiva em relação ao afastamento dos pais ou seus substitutos ou figuras de apego, não adequada ao nível de desenvolvimento, que persiste por, no mínimo, quatro semanas, causando sofrimento intenso e prejuízos significativos em diferentes áreas da vida da criança ou adolescente. ( ) A pessoa acometida dessa psicopatologia está sempre muito preocupada com o julgamento de terceiros em relação a seu desempenho em diferentes áreas e necessita exageradamente que lhe renove a confiança, que a tranquilize. Apresenta dificuldade para relaxar, queixas somáticas sem causa aparente e sinais de hiperatividade autonômica (ex. palidez, sudorese, taquipnéia, tensão muscular e vigilância aumentada). Está correta a sequência de associação da psicopatologia com sua manifestação em:
3 - 2 - 1
1 - 2 - 3
3 - 1 - 2
2 - 1 - 3
1 - 3 - 2

Mais conteúdos dessa disciplina