Buscar

Qual a diferença entre o Modelo de Bristol ( Tajfel) e o Modelo de Genebra (Doise)?

💡 2 Respostas

User badge image

Alexia Fernandes

nao sei

0
Dislike0
User badge image

RD Resoluções

Para a resolução desta questão foram utilizados conhecimentos em Psicologia Social e o artigo “Social Representations and Social Identity” de Glynis M. Breakwell


A Teoria de Identidade Social de Henri Tajfel propõe que identidade social é o senso da pessoa de quem ela é baseada em quais grupos ela pertence.

Tajfel propôs que os grupos a qual pertencemos (classe social, família, religião, time de futebol, etc), são importantes ao nos permitir uma sensação de pertencimento e orgulho. Grupos nos dão uma identidade social, uma sensação de pertencimento.

Para enaltecer nossa autopercepção, então, dividimos os grupos entre “nós” e “eles”, baseando os grupos em categorizações socioculturais. A teoria de identidade social, então, propõe que o grupo “nós” discriminará contra o grupo “eles” para se enaltecer.

Tajfel propõe que esse tipo de estereotipização é baseado em um processo cognitivo normal: a tendência de agrupamento. Ao fazer isso nós temos a tendência de exagerar as diferenças entre os grupos e as similaridades entre os indivíduos que constituem os grupos.

A Teoria das Representações Sociais é uma teoria que busca explicar os valores, ideias, crenças e práticas que são divididas entre indivíduos que pertencem a algum grupo. Ela define que grupos criam e elaboram objetos sociais que permitem a comunicação e regem o seu comportamento.

Diferentemente da TRS, a Teoria de Identidade Social está mais preocupada com o comportamento do indivíduo no grupo, e como ele faz parte do grupo, como as necessidades e motivações individuais explicam o comportamento em grupo. A Teoria das Representações Sociais, porém, ao descrever como os indivíduos interpretam e dão significado ao mundo que as cerca, é um modelo que foca nas relações interpessoais como determinantes no conjunto de crenças das chamadas representações sociais.


A Teoria das Representações Sociais está preocupada em explicar os valores, ideias, crenças e práticas que são dividas entre indivíduos que pertencem a algum grupo. A teoria foca na relação entre grupos e o conflito entre eles.

A Teoria de Identidade Social, por outro lado, tem como objetivo o comportamento do indivíduo no grupo, como o indivíduo interpreta o mundo que o cerca, e como as relações interpessoais determinam o conjunto de crenças e dá significação ao mundo para o indivíduo.

0
Dislike0

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais