Logo Passei Direto
Buscar
A aterosclerose geralmente não apresenta sintomatologia até o momento da ruptura das placas ou quando o acúmulo é grave o suficiente para obstruir o fluxo sanguíneo. Os tratamentos para um quadro de aterosclerose incluem medicamentos, procedimentos para desobstruir as artérias e cirurgia.
Sobre a patogênese da aterosclerose, analise as sentenças a seguir: Assinale a alternativa CORRETA:
I- A ingestão de colesterol na alimentação pode influenciar os níveis de colesterol no sangue de formas diferentes em indivíduos diferentes.
II- A fração LDL é responsável por retirar os depósitos de colesterol dos vasos sanguíneos e eliminar os mesmos no fígado.
III- A HDL é inversamente proporcional à incidência de aterosclerose.
IV- A obesidade associa-se com inúmeras doenças, sobretudo cardiovasculares, diabetes melito do tipo 2 e hipertensão arterial.
A II e III, apenas.
B I e IV, apenas.
C III e IV, apenas.
D I, III e IV, apenas.
E I, II e III, apenas.
User badge image
Questões Para o Saber

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I- A ingestão de colesterol na alimentação pode influenciar os níveis de colesterol no sangue de formas diferentes em indivíduos diferentes. Verdadeiro, a resposta do organismo à ingestão de colesterol pode variar entre os indivíduos, dependendo de fatores genéticos e metabólicos. II- A fração LDL é responsável por retirar os depósitos de colesterol dos vasos sanguíneos e eliminar os mesmos no fígado. Falso, a LDL (lipoproteína de baixa densidade) é conhecida por transportar colesterol do fígado para os tecidos, e seu acúmulo nas artérias está associado à aterosclerose, não à remoção do colesterol. III- A HDL é inversamente proporcional à incidência de aterosclerose. Verdadeiro, a HDL (lipoproteína de alta densidade) é frequentemente chamada de "colesterol bom" porque ajuda a remover o colesterol das artérias, reduzindo o risco de aterosclerose. IV- A obesidade associa-se com inúmeras doenças, sobretudo cardiovasculares, diabetes melito do tipo 2 e hipertensão arterial. Verdadeiro, a obesidade é um fator de risco conhecido para várias condições de saúde, incluindo as mencionadas. Agora, vamos compilar as informações: - I: Verdadeiro - II: Falso - III: Verdadeiro - IV: Verdadeiro Portanto, os itens verdadeiros são I, III e IV. A alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: D) I, III e IV, apenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

[Laboratório Virtual - Dosagem de Creatina Quinase] A creatina quinase (CK), também conhecida como creatina fosfoquinase (CPK) ou fosfocreatina quinase, é uma enzima expressa por vários tecidos e tipos celulares. A CK catalisa a conversão de creatina e usa trifosfato de adenosina (ATP) para criar fosfocreatina (PCr) e difosfato de adenosina (ADP).
Com relação às observações feitas no experimento de dosagem de creatina quinase, assinale a alternativa CORRETA:
A A creatina quinase é composta pela associação das subunidades B e/ou M.
B A dosagem da creatina quinase total é considerada como um marcador específico para lesões cardíacas.
C As isoformas raramente são determinadas para realização de diagnósticos específicos, como de infarto agudo do miocárdio.
D Para dosagem da creatina quinase, é necessário utilizar como amostra uma biópsia tecidual do paciente.
E A creatina quinase não tem relevância clínica no diagnóstico de doenças musculares.

Mais conteúdos dessa disciplina