Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
A avaliação do fisioterapeuta envolve a realização da anamnese e do exame físico do paciente. Na etapa de exame físico, tem-se, dentre outros aspectos a serem avaliados, a análise da amplitude de movimento.
Fundamentando-se na análise de amplitude de movimento do quadril, realizada durante o exame físico, assinale a alternativa CORRETA que apresenta o músculo que pode estar envolvido com a limitação do movimento de abdução do quadril:
A Sartório.
B Piriforme.
C Glúteo mínimo.
D Glúteo médio.
User badge image
Questões Para a Compreensão

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para determinar qual músculo pode estar envolvido na limitação do movimento de abdução do quadril, vamos analisar cada uma das alternativas: A) Sartório - Este músculo é responsável por flexão, abdução e rotação lateral do quadril, mas não é o principal responsável pela abdução. B) Piriforme - Este músculo atua principalmente na rotação lateral do quadril e não é um dos principais músculos responsáveis pela abdução. C) Glúteo mínimo - Este músculo é um dos principais responsáveis pela abdução do quadril, mas não é o único. D) Glúteo médio - Este músculo também é um dos principais responsáveis pela abdução do quadril e, se estiver comprometido, pode causar limitação nesse movimento. Considerando que tanto o glúteo mínimo quanto o glúteo médio são importantes para a abdução do quadril, mas o glúteo médio é frequentemente mais associado a limitações nesse movimento, a alternativa correta é: D) Glúteo médio.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Uma das importantes funções do sistema nervoso é fornecer informações sobre lesões corporais em potencial, que são expressas através da dor. A percepção corporal da dor é denominada nocicepção. Tradicionalmente, existem muitas maneiras de se classificar a dor, e distinções claras nem sempre são possíveis. Classificações simples invariavelmente resultam em algumas omissões e sobreposições (CARVALHO; PARSONS, 2012).
Sobre a percepção da dor, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Escala visual analógica da dor é uma escala separada em grupos de A a T.
( ) Questionário de dor McGill é uma escala numérica de 0 a 10.
( ) Na escala visual analógica da dor, existe uma escala numérica de 0 a 10.
( ) O Questionário de dor McGill é separado em grupos, e o grupo A sugere distúrbios vasculares.
a) V - V - F - F.
b) F - V - V - V.
c) V - V - V - V.
d) F - F - V - V.

A dor lombar representa, hoje, uma das principais queixas na clínica diária. As consequências econômicas da lombalgia foram estimadas nos Estados Unidos em gastos de 16 a 50 bilhões de dólares por ano. Nesses gastos estão incluídos serviços de saúde e prejuízos pela falta no trabalho (BARBOSA et al., 2002).
Sobre a avaliação da amplitude de movimento da coluna lombar, assinale a alternativa CORRETA:
A - Mensuração com fita métrica, análise radiológica, eletrocardiograma.
B - Goniometria, mensuração com fita métrica, análise radiológica.
C - Análise radiológica, pesquisa de anticorpos anti-Rh, goniometria.
D - Hemograma, mensuração com fita métrica, análise radiológica.

O agulhamento a seco é um tratamento de grande valia para pacientes com síndrome de dor miofascial na coluna cervical, devido a sua eficácia na melhora de dor local ou referida, relaxamento muscular e amplitude de movimento dos músculos cervicais. A combinação desses benefícios se reflete na qualidade de vida desses pacientes (FONTANA; ARAÚJO; STIEVEN, 2018).
Sobre a amplitude de movimento da coluna cervical, assinale a alternativa CORRETA:
A - Flexão de 0 a 90 graus; extensão de 0 a 70 graus; flexão lateral de 0 a 45 graus e rotação de 0 a 90 graus.
B - Flexão de 0 a 90 graus; extensão de 0 a 70 graus; flexão lateral de 0 a 45 graus e rotação de 0 a 30 graus.
C - Flexão de 0 a 45 graus; extensão de 0 a 70 graus; flexão lateral de 0 a 45 graus e rotação de 0 a 90 graus.
D - Flexão de 0 a 90 graus; extensão de 0 a 45 graus; flexão lateral de 0 a 45 graus e rotação de 0 a 90 graus.

O ombro é uma articulação bastante complexa e a mais móvel de todo o corpo humano, entretanto é considerada pouco estável por sua anatomia articular, especialmente na articulação glenoumeral. Essa grande mobilidade e menor estabilidade podem ser atribuídas à frouxidão capsular associada à forma arredondada e grande da cabeça umeral e rasa superfície da fossa glenoide, sendo necessária harmonia sincrônica e constante entre todas as estruturas estáticas e dinâmicas que mantêm sua biomecânica normal (METZKER, 2010).
Sobre avaliação de ombro, analise as sentenças a seguir:
I- Na vista lateral, devem ser observadas irregularidades da clavícula e articulações esternoclavicular e acromioclavicular decorrentes de fraturas anteriores ou deslocamentos.
II- Na vista anterior, deve ser observada a posição da cabeça do úmero. Os braços do paciente devem estar ao lado do corpo com os polegares apontando quase para frente.
III- A palpação deve ser realizada nas seguintes regiões anatômicas: clavícula, processo coracoide, tubérculo maior do úmero, espinha de escápula e acrômio.
IV- É de grande importância avaliar a temperatura da pele através da observação.
A - Somente a sentença III está correta.
B - As sentenças II e IV estão corretas.
C - Somente a sentença IV está correta.
D - As sentenças I e III estão corretas.

Após a mastectomia e a excisão dos nódulos linfáticos adjacentes, a paciente poderá apresentar algumas complicações tais como: dor, linfedema no membro superior envolvido e aderências na parede torácica, que podem resultar em risco aumentado de complicações pulmonares pós-operatórias, diminuição da amplitude de movimento (ADM) no ombro do lado envolvido e deformidade postural do tronco (BARAÚNA et al., 2004).
Sobre a amplitude de movimento do ombro, assinale a alternativa CORRETA:
a) Abdução do ombro: de 0 a 150 graus.
b) Flexão do ombro: de 0 a 110 graus.
c) Extensão do ombro: de 0 a 45 graus.
d) Rotação medial do ombro: de 0 a 45 graus.

A cervicalgia afeta um número significativo de indivíduos, com maior incidência no sexo feminino, acometendo cerca de 30% de homens e 43% de mulheres em algum momento de suas vidas. Atualmente, é considerada um dos problemas osteomusculares mais caros, com enorme impacto sobre a saúde e qualidade de vida dos indivíduos e na sociedade como um todo (KAPRELI et al., 2009).
Sobre a avaliação da coluna cervical, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O Teste de Compressão de Spurling avalia dor e compressão de raiz nervosa.
( ) No Teste de Força Muscular da coluna cervical, o movimento é realizado na direção oposta ao que o músculo é responsável.
( ) O Índice de Incapacidade Cervical é utilizado para avaliar a amplitude de movimento.
( ) O Teste de Distração Cervical é utilizado para avaliar a dor e compressão de raiz nervosa.
A F - F - V - V.
B V - F - V - F.
C V - V - F - V.
D F - V - F - V.

Os membros superiores são formados a partir de uma raiz que compreende clavícula e escápula e a parte apendicular do membro: úmero; rádio; ulna; ossos do carpo; metacarpo e falanges. Recobrindo esses ossos, temos os músculos e os nervos periféricos que permitem às articulações realizarem os seus movimentos. Sua estrutura funcional permite desde os movimentos mais grosseiros até os movimentos mais delicados, sendo a mão responsável pela independência do homem em relação ao trabalho e suas atividades de vida diária (SILVA, OLIVEIRA, JUNIOR SILVA, 2014).
Sobre os testes específicos de punho e mão, analise as sentenças a seguir:
I- O Teste de Phalen, quando positivo, detecta a presença da Síndrome do Túnel do Carpo.
II- O Teste de Durkan, quando positivo, detecta a presença de tenossinovite de Quervain.
III- O questionário Michigan Hand Outcomes Questionnaire avalia e monitora pacientes que possuem doenças que incapacitam suas atividades com as mãos.
IV- O questionário de Avaliação da Mão com Lesão de Nervo (AMLN) avalia o cotovelo, funcionalmente, identificando as restrições do seu uso na realização das tarefas do dia a dia, definindo o grau de independência do indivíduo.
A - As sentenças I e IV estão corretas.
B - As sentenças I e III estão corretas.
C - As sentenças II e III estão corretas.
D - As sentenças II e IV estão corretas.

A força muscular deve variar da criança até o adolescente, conforme o estágio de maturação e o gênero. O gênero e os estados hormonal, neurológico e muscular de cada estágio são os fatores biológicos determinantes da força, mas o grau de atividade física e aspectos ambientais e nutricionais também devem interferir na magnitude da força muscular (SCHNEIDER; RODRIGUES; MEYER, 2002).
Sobre parâmetros para teste de força muscular, analise as sentenças a seguir:
I- A força é definida como a quantidade de energia exercida por um indivíduo em uma contração muscular máxima contra uma resistência específica.
II- Potência é a capacidade de um músculo, ou grupo de músculos, sustentar ou realizar contrações sem fadiga.
III- Resistência é a quantidade máxima de força que uma pessoa realiza em uma quantidade de tempo.
A - As sentenças I e II estão corretas.
B - As sentenças II e III estão corretas.
C - Somente a sentença III está correta.
D - Somente a sentença I está correta.

Mais conteúdos dessa disciplina