Logo Passei Direto
Buscar
Considerando as normas e padrões das citações segundo as exigências da ABNT, assinale a alternativa que apresenta a citação escrita da maneira correta.
A) Segundo Neto, Antunes Silva (2012, p. 34), se um indivíduo não consegue provar o que está dizendo, significa que essa afirmação não possui valor. Uma vez que uma afirmação não é confiável, de nada valerá em uma monografia.
B) Da próxima vez que você quiser influenciar alguém, comece falando sobre algo que ela goste, isso porque "[...] o único meio existente na terra para influenciar uma pessoa é falar sobre o que ela quer e mostrar-lhe como realizar o seu intento." CARNEGIE, (P. 78, 2007).
C) São elementos retirados de arquivos encontrados em pesquisas, livros e diversas fontes. Úteis para sustentar ou contestar ideias trabalhadas pelo aluno, dando acesso ao pensamento do autor original, GRESSLER MAIA SILVA (2004).
D) "[...] Se, por exemplo, não quiser que o seu filho fume, não lhe pregue sermões, e não fale sobre o seu desejo, mostre-lhe, porém, que os cigarros diminuem as suas possibilidades no futebol ou de vitória na corrida de cem metros" (Carnegie, 2007, p. 75).
E) "Obviamente, essa é a função da economia: ela busca desenvolver modelos simples e facilmente compreensíveis que descrevam os fenômenos do mundo real" (ANDERSON, L, M. 2006).
User badge image
Testando o Conhecimento

ano passado

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

ano passado

Para identificar a citação correta segundo as normas da ABNT, precisamos considerar como as citações devem ser formatadas. A ABNT exige que as citações diretas sejam apresentadas com o sobrenome do autor, o ano da publicação e a página de onde a citação foi retirada, tudo isso de forma adequada. Vamos analisar as alternativas: A) A citação está correta em relação à formatação, mas a referência ao autor está um pouco confusa. O correto seria "Neto e Antunes Silva (2012, p. 34)". B) A citação apresenta o autor de forma errada, pois a referência ao autor deve vir antes da citação e não no final. Além disso, a formatação do ano e da página não está correta. C) A citação não apresenta uma formatação adequada, pois não inclui a data e a página, além de não estar clara a referência ao autor. D) Esta citação está correta, pois apresenta o autor, o ano e a página de forma adequada: "(Carnegie, 2007, p. 75)". E) A citação apresenta o autor, mas a formatação do ano e da página não está correta. O correto seria "ANDERSON, L. M. (2006, p. X)". Diante da análise, a alternativa que apresenta a citação escrita da maneira correta segundo as normas da ABNT é: D) "[...] Se, por exemplo, não quiser que o seu filho fume, não lhe pregue sermões, e não fale sobre o seu desejo, mostre-lhe, porém, que os cigarros diminuem as suas possibilidades no futebol ou de vitória na corrida de cem metros" (Carnegie, 2007, p. 75).

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Ainda não achou a resposta?

  • Integrado com os principais modelos de IA do mercado
  • Respostas em segundos
  • IA treinada para estudantes brasileiros.
PasseIA logoEvolua sua forma de estudar

Cadastre-se ou realize login

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Diante disso, considere o caso apresentado a seguir.

Jandira precisava entregar um artigo sobre "Preconceito Linguístico" à sua professora na próxima aula, mas como já estava atrasada para finalizar o texto, fez uma busca no Google e clicou no primeiro link que apareceu sobre o assunto, referenciando o que já havia escrito. No dia da devolutiva dos trabalhos, a professora pediu a Jandira que a esperasse depois da aula para que elas pudessem conversar sobre o trabalho. Ao término da aula, Jandira encontrou com a professora, que a orientou sobre como pesquisar dados confiáveis na internet de modo prático e rápido, já que seu texto não estava de acordo com a realidade vivida pelos falantes da região que Jandira pesquisara.

Face ao exposto, julgue os itens a seguir os quais estabeleçam critérios que devem ser levados em conta para se verificar se uma fonte de informação é confiável para ajudar Jandira no próximo trabalho.
I. Um critério importante é o de autoridade, isto é, a fonte e/ou a pessoa que a escreveu devem ser conhecidas por pesquisarem assuntos da área.
II. As informações devem sempre ser atuais na área específica da busca, não podendo a fonte de pesquisa ter ultrapassado cinco anos, pois só assim Jandira garantirá a veracidade dos dados apresentados.
III. A precisão e a objetividade são dois critérios importantes durante a busca. É preciso verificar se a revisão textual foi feita por especialistas no assunto e se a linguagem está dentro do português padrão.

É correto o que se afirma em
A) I, apenas.
B) II e III, apenas.
C) I e III, apenas.
D) II, apenas.
E) I, II e III.

Indique qual das alternativas abaixo parafraseia corretamente o trecho e obedece às normas da ABNT.
A) Segundo Grossi e Fernandes (2014), o uso, por parte dos alunos, de tecnologias digitais possibilita que estas ajam como intermediadoras da aprendizagem e que o aluno ocupe um lugar diferente usando sua erudição de maneira interativa e complexificadora. O emprego dessas tecnologias está propiciando itinerários diversos à educação e está sendo aprovado por parte dos professores de escolas públicas e privadas.
B) Segundo Grossi e Fernandes (2022), o uso, por parte dos professores, de tecnologias digitais possibilita que estas ajam como intermediadoras da aprendizagem e que o professor ocupe um lugar diferente usando sua erudição de maneira interativa e complexificadora. O emprego dessas tecnologias está propiciando itinerários diversos à educação e está sendo aprovado por parte dos estudantes de escolas públicas e privadas.
C) Segundo as autoras, o uso, por parte dos alunos, de tecnologias digitais possibilita que estas ajam como intermediadoras da aprendizagem e que o aluno ocupe um lugar diferente usando sua erudição de maneira interativa e complexificadora. O emprego dessas tecnologias está propiciando itinerários diversos à educação e está sendo aprovado por parte dos professores de escolas públicas e privadas.
D) Segundo Grossi e Fernandes (2014), o uso, por parte dos professores, de tecnologias digitais possibilita que estas ajam como intermediadoras da aprendizagem e que o professor ocupe um lugar diferente usando sua erudição de maneira interativa e complexificadora. O emprego dessas tecnologias está propiciando itinerários diversos à educação e está sendo aprovado por parte dos estudantes de escolas públicas e privadas.
E) Segundo Grossi e Fernandes (2022), o uso de tecnologias digitais possibilita que o professor ocupe um lugar diferente, propiciando itinerários diversos à escolas públicas e privadas. Nesse sentido o uso de celulares têm sido implementado de forma irrestrica nas escolas, colaborando assim, para o processo de ensino-aprendizagem dos estudantes.

Mais conteúdos dessa disciplina