Logo Passei Direto
Buscar
CBMAM/2022 O etnólogo Curt Nimuendajú assinalou em seu mapa etno-histórico a existência de cerca de 1400 povos indígenas no território que correspondia ao Brasil do descobrimento. A respeito das sociedades indígenas que habitavam o território americano correspondente ao Brasil, na primeira metade do século XVI, assinale a afirmativa correta. Pertenciam a grandes famílias linguísticas, como os tupi-guarani, jê, karib, aruák, entre outros, com diversidade geográfica e de organização social. Em toda a costa encontravam-se os tapuias, ao passo que os guaranis povoavam o vale amazônico, onde dividiam o território com grupos da família aruák. As sociedades tupis, com quem os portugueses entraram em contato, eram nômades e praticavam o canibalismo, motivo pelo qual houve vários confrontos. Os povos indígenas foram descritos de modo fidedigno pelos cronistas coloniais, o que permitiu conhecer suas visões de mundo e o significado cultural de suas tradições. A necessidade dos portugueses de estabelecer alianças militares com grupos indígenas contribuiu para identificar genericamente os índios aliados como 'tapuios'.
User badge image
Juan Tudela

há 10 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 10 meses

A afirmativa correta é que as sociedades indígenas que habitavam o território brasileiro na primeira metade do século XVI pertenciam a grandes famílias linguísticas, como os tupi-guarani, jê, karib e aruák, apresentando diversidade geográfica e de organização social. Os tapuias, por exemplo, eram um termo genérico utilizado pelos portugueses para se referir a diversos grupos indígenas que não falavam a língua tupi. Além disso, as sociedades tupis, com quem os portugueses tiveram contato, eram predominantemente sedentárias e praticavam a agricultura, embora o canibalismo fosse uma prática ritual em algumas culturas, não sendo a norma geral. A descrição dos povos indígenas pelos cronistas coloniais muitas vezes era distorcida e não refletia com precisão suas visões de mundo e tradições. Portanto, a afirmativa que melhor resume a realidade é a que fala sobre a diversidade linguística e social dos povos indígenas.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
details

Libere essa resposta sem enrolação!

Craque NetoCraque Neto

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia atentamente o trecho a seguir: 'Os grupos do Brasil central, desde os princípios da colonização, foram enquadrados na categoria genérica de tapuias (os de língua travada, que não falam o tupi - Guarani). Entre eles os Jê - que englobam uma grande parte das etnias nos cerrados do Centro-Oeste brasileiro...'. Considerando o trecho acima e seus conhecimentos sobre as culturas indígenas no Brasil, assinale a alternativa correta:
A) O indígena no Brasil há muito foi incorporado na sociedade branca, além das terras que lhes foram dadas, muitos fazem uso de tecnologias e da cultura ocidental, como internet, celulares, contas bancárias.
B) Não se pode dizer que no Brasil ainda há indígenas, pois se no início da colonização os portugueses foram responsáveis pelo assassinato em massa desses grupos, posteriormente o império pouco ajudou aqueles que ainda viviam. A consequência disso é a não presença indígena na sociedade brasileira atual.
C) A situação do indígena no Brasil se resolveu logo após o fim do regime militar, pois várias reservas foram criadas e a FUNAI pode cuidar da saúde e bem-estar destes grupos, atualmente não vemos mais debates nesse sentido na sociedade brasileira.
D) O caso dos indígenas no Brasil é o mesmo do indígena norte-americano, dizimação e ocupação total de seu território. É possível dizer ainda que se estes grupos tivessem se adaptado ao civilismo europeu ainda teriam um lugar na sociedade brasileira atual.
E) Podemos perceber que o indígena no Brasil é pouco reconhecido de maneira geral, considerando que ainda nos dias atuais são tratados como 'índio', sem muita preocupação em conhecer e perceber as diferenças culturais que cada etnia possui, e isso reflete de forma política na vida desses grupos.

O povoamento da costa atlântica do território brasileiro é marcado pela distribuição tupi.
Sobre o tema, avalie as assertivas abaixo:
I. A expansão tupi se deu por um longo período.
II. O longo período da expansão tupi se deu em cerca de 1000 AEC.
III. O deslocamento se deu a partir do leste da Bacia Amazônica por meio da pressão demográfica e presença de outros povos.
Somente I está correta.
Somente I e III estão corretas.
Somente I e II estão corretas.
Somente II está correta.
Somente III está correta.

(Exército/2017) Analise as proposições abaixo sobre a população indígena no Brasil colonial e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a resposta correta.
I. Os grupos indígenas encontrados no litoral pelo português eram principalmente tribos do tronco tupi.
II. O povo Tupi encontrado pelos portugueses praticava a agricultura, dentre os roçados estavam o da mandioca, o do milho e o do tabaco.
III. A unidade linguística e cultural dos povos indígenas contribuiu para a formação de duradoras confederações regionais que impediram o inimigo de conquistar várias áreas do litoral.
IV. A prática da antropofagia foi iniciada com a chegada dos portugueses como uma forma de amedrontar os invasores.
Somente II e IV estão corretas.
Somente II e III estão corretas.
Somente I e II estão corretas.
Somente III e IV estão corretas.
Somente I e III estão corretas.

(CCV-UFC/2009) Os sambaquis constituem sítios pré-históricos formados pela acumulação de conchas e moluscos, ossos humanos e de animais, que foram descobertos em várias regiões do Brasil.
A partir dessa descrição, podemos deduzir corretamente que esses povos:
Eram sociedades matriarcais.
Desconheciam formas ritualizadas de lidar com a morte.
Constituíam comunidades de caçadores e coletores.
Dominavam a agricultura.
Conheciam a escrita.

Há no Brasil diferentes tradições ceramistas. Assinale a alternativa correta quanto ao conjunto de cerâmica normalmente associado a sítios localizados na maior parte do território brasileiro.
A - Tradição Arawak.
B - Subtradição Guarani.
C - Tradição Vieira.
D - Tradição Tupiguarani.
E - Tradição Itararé.

Uma das formas de diminuir o reconhecimento do outro é elaborar generalizações. Na organização dos povos originários no interior este fenômeno aconteceu e esse grupo passou a ser chamado de:
A - Tupi-Guarani.
B - Sambaqueiro.
C - Jês.
D - Tucanos.
E - Tapuias.

Mais conteúdos dessa disciplina