Buscar

Qual o processo de contração do músculo cardíaco?

💡 7 Respostas

User badge image

Juninho Mantovani

O mecanismo de contração é similar ao do músculo esquelético, tendo a mesma base molecular. Embora a base molecular da contração seja a mesma em músculos cardíacos e esqueléticos, os dois tipos musculares diferem em relação à ligação elétrica entre células vizinhas, e essa diferença tem conseqüências importantes.

As células musculares esqueléticas individuais estão eletricamente isoladas umas das outras. Os potenciais de ação não podem pular de uma célula muscular para outra. Um potencial de ação é iniciado em uma célula muscular esquelética sob a ação da acetilcolina, que é liberada como neurotransmissor do neurônio somático motor. A acetilcolina promove a abertura dos canais de Na que despolarizam a célula muscular até o limiar para a formação de um potencial de ação. As células vizinhas podem ou não contrair ao mesmo tempo.

Já as células do músculo cardíaco são ligadas eletricamente umas as outras, quando um potencial de ação inicia-se em uma única célula muscular cardíaca, ele é propagado ao longo da célula e inicia o potencial de ação na célula vizinha. O potencial de ação do músculo cardíaco espalha-se célula a célula através do tecido cardíaco, as células cardíacas vizinhas se contraem em sincronia, como uma unidade; e então todas relaxam.

Então o tecido muscular cardíaco "comporta-se como uma única célula". Por isso o músculo cardíaco é tido como um sincício funcional (comporta-se como uma única célula). 

 

Fonte: http://www.geocities.ws/equipecv/fisiologia/ativeletrica.html

3
Dislike0
User badge image

Samuel Dias

Essa aula explica muito bem esse processo. 

https://www.youtube.com/watch?v=81PL__e8Cvc

1
Dislike0
User badge image

Jakson Viana

o mecanismo de contração do músculo cardíaco ocorre através do potencial de membrana porém ocorre despolitização com a entrada de Na através dos canais de sódio
1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais