Logo Passei Direto
Buscar

Geometria

Outros
Considerando o texto e o Código Tributário Nacional (CTN), analise as afirmativas a seguir sobre a obrigação tributária principal e acessória:
I. A obrigação principal é o pagamento do tributo e seus respectivos acréscimos (multa moratória e juros) e o pagamento de multas punitivas.
II. A obrigação acessória decorre da legislação tributária e tem por objeto as prestações, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos.
III. A obrigação principal é aquela que surge com a ocorrência do fato gerador e tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente.

É correto o que se afirma em:
A II, apenas.
B I e II, apenas.
C I, II e III.
D II e III, apenas.
E I, apenas.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Vamos analisar cada afirmativa: I. A obrigação principal é o pagamento do tributo e seus respectivos acréscimos (multa moratória e juros) e o pagamento de multas punitivas. Essa afirmativa está correta, pois a obrigação principal realmente envolve o pagamento do tributo e seus acréscimos. II. A obrigação acessória decorre da legislação tributária e tem por objeto as prestações, positivas ou negativas, nela previstas no interesse da arrecadação ou da fiscalização dos tributos. Essa afirmativa também está correta, pois define bem o que são as obrigações acessórias. III. A obrigação principal é aquela que surge com a ocorrência do fato gerador e tem por objeto o pagamento de tributo ou penalidade pecuniária e extingue-se juntamente com o crédito dela decorrente. Essa afirmativa está correta, pois descreve adequadamente a obrigação principal e sua extinção. Portanto, todas as afirmativas I, II e III estão corretas. A alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: C) I, II e III.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando o texto, o Código Tributário Nacional e a doutrina majoritária sobre o tema, analise as afirmativas a seguir sobre as modalidades do lançamento tributário:
I. O lançamento de ofício ou direto é efetuado exclusivamente pelo órgão fiscal, sem a participação direta ou com mínima participação do sujeito passivo.
II. O lançamento por homologação é o sujeito passivo quem verifica a ocorrência do fato gerador, realiza o cálculo do valor do tributo e efetua o recolhimento, sem a participação direta do fisco.
III. O lançamento é efetuado e revisto de ofício pela autoridade administrativa quando a pessoa legalmente obrigada, embora tenha prestado declaração, deixe de atender, no prazo e na forma da legislação tributária, a pedido de esclarecimento formulado pela autoridade administrativa, recuse-se a prestá-lo ou não o preste satisfatoriamente, a juízo daquela autoridade.
IV. O lançamento por declaração ocorre quando a autoridade administrativa realiza o procedimento com base na declaração fornecida pelo sujeito passivo ou por terceiros, conforme estabelecido pela legislação tributária. Nessa modalidade, o contribuinte ou terceira parte fornece informações sobre fatos relevantes, indispensáveis para a efetivação do lançamento, como exemplificado no caso do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD).

É correto o que se afirma em:
A I, II, III e IV.
B I, II e III, apenas.
C III e IV, apenas.
D II e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina