Logo Passei Direto
Buscar
Considerando o texto mencionado e os seus conhecimentos, analise as afirmativas a seguir sobre as espécies de tributos existentes na Teoria Pentapartite: I. Os impostos. II. As contribuições especiais. III. As contribuições de melhorias. IV. Os empréstimos compulsórios. É correto o que se afirma em:
A) III e IV, apenas.
B) II e IV, apenas.
C) I, II e III, apenas.
D) I, II, III e IV.
User badge image
Exercícios Para o Conhecimento

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das afirmativas sobre as espécies de tributos na Teoria Pentapartite: I. Os impostos. - Correto, os impostos são uma das espécies de tributos na Teoria Pentapartite. II. As contribuições especiais. - Correto, as contribuições especiais também são consideradas na Teoria Pentapartite. III. As contribuições de melhorias. - Correto, as contribuições de melhorias são uma espécie de tributo reconhecida na teoria. IV. Os empréstimos compulsórios. - Correto, os empréstimos compulsórios também fazem parte das espécies de tributos na Teoria Pentapartite. Dessa forma, todas as afirmativas (I, II, III e IV) estão corretas. Portanto, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: D) I, II, III e IV.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Considerando o texto, o Código Tributário Nacional e a doutrina majoritária sobre o tema, analise as afirmativas a seguir sobre as modalidades do lançamento tributário:
I. O lançamento de ofício ou direto é efetuado exclusivamente pelo órgão fiscal, sem a participação direta ou com mínima participação do sujeito passivo.
II. O lançamento por homologação é o sujeito passivo quem verifica a ocorrência do fato gerador, realiza o cálculo do valor do tributo e efetua o recolhimento, sem a participação direta do fisco.
III. O lançamento é efetuado e revisto de ofício pela autoridade administrativa quando a pessoa legalmente obrigada, embora tenha prestado declaração, deixe de atender, no prazo e na forma da legislação tributária, a pedido de esclarecimento formulado pela autoridade administrativa, recuse-se a prestá-lo ou não o preste satisfatoriamente, a juízo daquela autoridade.
IV. O lançamento por declaração ocorre quando a autoridade administrativa realiza o procedimento com base na declaração fornecida pelo sujeito passivo ou por terceiros, conforme estabelecido pela legislação tributária. Nessa modalidade, o contribuinte ou terceira parte fornece informações sobre fatos relevantes, indispensáveis para a efetivação do lançamento, como exemplificado no caso do Imposto sobre Transmissão Causa Mortis e Doação (ITCMD).

É correto o que se afirma em:
A I, II, III e IV.
B I, II e III, apenas.
C III e IV, apenas.
D II e IV, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina