Logo Passei Direto
Buscar
Assinale a única alternativa que caracteriza a poesia de Augusto dos Anjos:
A A dramatização evidente no soneto representa a dualidade presente na alma do poeta entre o racionalismo de base científica e a religiosidade que persistia em seu íntimo.
B A natureza no soneto ilustra a busca do indivíduo pelo esforço acolhedor, pelo lugar ameno em que a artificialidade da vida humana não tem valor.
C O soneto, ornamentado com referências neoclássicas, afirma uma crença no progresso da humanidade, no triunfo do belo, do santo e do justo, pelo exercício da razão.
D Os versos são repletos de sinestesias e hipérbatos que valorizam uma experiência sensorial e leva quem lê a perceber a existência de uma dimensão que se esconde além da realidade concreta.
E O soneto apresenta uma visão antropocêntrica do eu-lírico ao recuperar modelos da Antiguidade Clássica a fim de elevar a clareza, a harmonia e o equilíbrio poéticos.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para identificar a alternativa que caracteriza a poesia de Augusto dos Anjos, é importante considerar os principais traços de sua obra. Augusto dos Anjos é conhecido por sua linguagem intensa, uso de sinestesias, e uma visão sombria e existencialista da vida, além de uma forte influência do simbolismo e do parnasianismo. Vamos analisar as alternativas: A) A dramatização evidente no soneto representa a dualidade presente na alma do poeta entre o racionalismo de base científica e a religiosidade que persistia em seu íntimo. - Essa alternativa toca em aspectos da dualidade, mas não é a característica mais marcante da poesia de Augusto dos Anjos. B) A natureza no soneto ilustra a busca do indivíduo pelo esforço acolhedor, pelo lugar ameno em que a artificialidade da vida humana não tem valor. - Embora a natureza possa aparecer em sua obra, essa descrição não é a mais representativa. C) O soneto, ornamentado com referências neoclássicas, afirma uma crença no progresso da humanidade, no triunfo do belo, do santo e do justo, pelo exercício da razão. - Essa alternativa não se alinha com a visão mais sombria e crítica de Augusto dos Anjos. D) Os versos são repletos de sinestesias e hipérbatos que valorizam uma experiência sensorial e leva quem lê a perceber a existência de uma dimensão que se esconde além da realidade concreta. - Esta alternativa destaca o uso de sinestesias, que é uma característica forte da poesia de Augusto dos Anjos. E) O soneto apresenta uma visão antropocêntrica do eu-lírico ao recuperar modelos da Antiguidade Clássica a fim de elevar a clareza, a harmonia e o equilíbrio poéticos. - Embora a Antiguidade Clássica tenha influenciado muitos poetas, a visão de Augusto dos Anjos é mais voltada para a angústia existencial. Após essa análise, a alternativa que melhor caracteriza a poesia de Augusto dos Anjos é: D) Os versos são repletos de sinestesias e hipérbatos que valorizam uma experiência sensorial e leva quem lê a perceber a existência de uma dimensão que se esconde além da realidade concreta.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito do fragmento, é correto afirmar que
[A] a narrativa está situada no sertão mineiro de Guimarães Rosa, caracterizando o romance como regional, uma vez que fixa, no espaço da narrativa, as fronteiras geográficas.
[B] as marcas regionais são evidentes nos termos utilizados, na recriação da fala de sertanejos, mas as questões tratadas abordam dramas humanos: dor, incertezas, medos… ampliando o regionalismo na ficção roseana para uma dimensão universal.
[C] o fragmento é marcado pela presença de neologismos, recriação de palavras como “asp’ro”; “fantasêia”…, característica de Guimarães Rosa, inovando o romance regional, caracterizando de modo diferenciado o falar dos sertanejos.
[D] apresenta os dramas, medos, sofrimentos, incertezas do sertanejo. Trata-se de sofrimentos provenientes das agruras do sertão, evidenciando uma abordagem exclusivamente regional do universo ficcional de Guimarães Rosa.
[E] caracteriza a fuga não só dos retirantes da caatinga como também de criminosos, conforme atesta a passagem “onde um pode torar dez, quinze léguas, sem topar com casa de morador; e onde criminoso vive seu cristo-jesus, arredado do arrocho de autoridade”, compondo o universo regional de “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos.

Mais conteúdos dessa disciplina