Logo Passei Direto
Buscar
Quanto à estrofe transcrita, é correto afirmar que
A faz parte de um poema de Olavo Bilac, evidenciando a complexidade do fazer poético.
B é construída por antíteses, evocando a realidade espiritual e a realidade concreta, respectivamente, 'céu' e 'terra' - e pertence ao poeta simbolista Alphonsus de Guimaraens.
C exalta, com liberdade formal, a natureza brasileira, espaço em que se desenvolvem os temas indianistas - poesia indianista de Gonçalves Dias.
D explora o tema saudosismo e pertence ao poeta ultrarromântico Casimiro de Abreu.
E expressa a proposta nacionalista da primeira geração modernista - Manifestos pau-brasile Nhengaçu verde-amarelo - e pertence a Cassiano Ricardo.
User badge image
Aprimorando com Questões

há 6 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 6 meses

Para responder corretamente à pergunta, precisamos analisar cada uma das alternativas em relação ao contexto da estrofe mencionada. A) "faz parte de um poema de Olavo Bilac, evidenciando a complexidade do fazer poético." - Olavo Bilac é um poeta parnasiano, e essa afirmação pode ser verdadeira, mas não temos certeza sem a estrofe. B) "é construída por antíteses, evocando a realidade espiritual e a realidade concreta, respectivamente, 'céu' e 'terra' - e pertence ao poeta simbolista Alphonsus de Guimaraens." - Essa afirmação é específica e correta, pois Alphonsus de Guimaraens é conhecido por usar antíteses e temas espirituais. C) "exalta, com liberdade formal, a natureza brasileira, espaço em que se desenvolvem os temas indianistas - poesia indianista de Gonçalves Dias." - Gonçalves Dias é um poeta indianista, mas a descrição não se encaixa com a ideia de liberdade formal. D) "explora o tema saudosismo e pertence ao poeta ultrarromântico Casimiro de Abreu." - Casimiro de Abreu é conhecido por seu saudosismo, mas sem a estrofe, não podemos confirmar. E) "expressa a proposta nacionalista da primeira geração modernista - Manifestos pau-brasile Nhengaçu verde-amarelo - e pertence a Cassiano Ricardo." - Cassiano Ricardo é um poeta modernista, mas a descrição é muito específica e não se encaixa com a maioria dos poemas. Diante da análise, a alternativa que parece mais correta, considerando a construção poética e a referência ao simbolismo, é a B.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

A respeito do fragmento, é correto afirmar que
[A] a narrativa está situada no sertão mineiro de Guimarães Rosa, caracterizando o romance como regional, uma vez que fixa, no espaço da narrativa, as fronteiras geográficas.
[B] as marcas regionais são evidentes nos termos utilizados, na recriação da fala de sertanejos, mas as questões tratadas abordam dramas humanos: dor, incertezas, medos… ampliando o regionalismo na ficção roseana para uma dimensão universal.
[C] o fragmento é marcado pela presença de neologismos, recriação de palavras como “asp’ro”; “fantasêia”…, característica de Guimarães Rosa, inovando o romance regional, caracterizando de modo diferenciado o falar dos sertanejos.
[D] apresenta os dramas, medos, sofrimentos, incertezas do sertanejo. Trata-se de sofrimentos provenientes das agruras do sertão, evidenciando uma abordagem exclusivamente regional do universo ficcional de Guimarães Rosa.
[E] caracteriza a fuga não só dos retirantes da caatinga como também de criminosos, conforme atesta a passagem “onde um pode torar dez, quinze léguas, sem topar com casa de morador; e onde criminoso vive seu cristo-jesus, arredado do arrocho de autoridade”, compondo o universo regional de “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos.

Mais conteúdos dessa disciplina