Logo Passei Direto
Buscar
Em um estudo comparado entre diferentes constituições, observa-se que a Constituição de um país Y atribui grande importância à proteção dos direitos sociais, como saúde e educação, além dos direitos civis e políticos. Qual princípio da Constituição do país Y é mais evidenciado por essa característica?
A Separação dos poderes
B Supremacia da Constituição
C Estado de Direito
D Dignidade da pessoa humana
E Federalismo
User badge image
Praticando Para Aprender

há 4 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 4 meses

Para responder a essa questão, precisamos analisar as alternativas em relação à ênfase na proteção dos direitos sociais, como saúde e educação, além dos direitos civis e políticos. A) Separação dos poderes - Refere-se à divisão das funções do governo em diferentes ramos, mas não está diretamente relacionada à proteção dos direitos sociais. B) Supremacia da Constituição - Este princípio afirma que a Constituição é a norma máxima do ordenamento jurídico, mas não aborda especificamente a proteção dos direitos sociais. C) Estado de Direito - Este princípio implica que todos estão sujeitos à lei, mas não se concentra na proteção dos direitos sociais. D) Dignidade da pessoa humana - Este princípio é fundamental em muitas constituições e está diretamente relacionado à proteção dos direitos sociais, pois reconhece a importância de garantir condições dignas de vida, incluindo saúde e educação. E) Federalismo - Refere-se à divisão de competências entre diferentes níveis de governo, mas não está diretamente ligado à proteção dos direitos sociais. Diante dessa análise, a alternativa que mais evidencia a característica de proteção dos direitos sociais é: D) Dignidade da pessoa humana.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar essa resposta. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Mutação constitucional é:
(A) o mesmo que reforma da constituição.
(B) o mesmo que emenda da constituição.
(C) o processo não-formal de mudança de constituição flexível.
(D) o processo não-formal de mudança de constituição rígida.
(E) o processo formal de alteração do texto constitucional.

Considere o seguinte excerto de voto do Min. Roberto Barroso, proferido em sede de julgamento de Recurso Extraordinário com repercussão geral, pelo Plenário do Supremo Tribunal Federal: [...] o Direito brasileiro vem manifestando, desde a promulgação da Constituição de 1988, por seu poder constituinte originário, por seu poder constituinte derivado e pelo legislador ordinário, o firme propósito de avançar na proteção conferida à criança e ao filho adotivo. É de acordo com essa evolução, com a cadeia de normas antes descrita e à luz dos compromissos e dos valores que elas expressam, que o alcance da licença maternidade das servidoras públicas deve ser interpretado. No caso em exame, todos os capítulos desta história avançaram, paulatinamente, para majorar a proteção dada à criança adotada e igualar seus direitos aos direitos fruídos pelos filhos biológicos. Assim, observado tal parâmetro, há um único entendimento compatível com a história que vem sendo escrita sobre os direitos da criança e do adolescente no Brasil: aquele que beneficia o menor, ao menos, com uma licença maternidade com prazo idêntico ao da licença a que faz jus o filho biológico. Esse é o sentido e alcance que se deve dar ao art. 70, XVIII, da Constituição, à luz dos compromissos de valores e de princípios assumidos pela sociedade brasileira ao adotar a Constituição de 1988. É, ainda, o entendimento que assegura a integridade do Direito. Mesmo que o STF tenha se manifestado em sentido diverso, no passado, e mesmo que não tenha havido alteração do texto do art. 70, XVIII, o significado que lhe é atribuído se alterou. [...] Refere-se o Ministro, no caso, ao fenômeno da:
A modificação formal da Constituição, por meio da ampliação de seu rol de direitos fundamentais, de modo a contemplar direitos e garantias que, embora não previstos expressamente no texto da Constituição, decorrem do regime e dos princípios por ela adotados, a exemplo da licença adotante, de que cuida o caso em tela.
B declaração de inconstitucionalidade sem redução de texto, a qual se opera nas situações em que se restringe ou amplia o alcance da norma constitucional, sem que seu texto sofra alteração, como no caso do dispositivo que assegura a licença gestante, por período de cento e vinte dias, ao qual se equiparou o da licença adotante.
C interpretação conforme à Constituição, por meio da qual a norma constitucional, originária ou resultante de emenda, se adequa aos princípios por ela adotados, pela via da interpretação judicial, que, no caso, resultou na ampliação do alcance da norma referente à licença gestante, para abranger a licença adotante.
D mutação constitucional, pela via da interpretação judicial, que, no caso em tela, resultou no reconhecimento de que os prazos da licença adotante, não referida expressamente pela Constituição, não podem ser inferiores aos prazos da licença gestante, assegurada pela Constituição com a duração de cento e vinte dias.
E mutação inconstitucional, ocasionada pela mudança da realidade social e consequente nova percepção do Direito, produzindo uma alteração informal no texto constitucional, que, no caso em tela, consistiu no reconhecimento de direito à licença adotante, não previsto expressamente no texto constitucional.

As constituições podem ser classificadas quanto ao conteúdo, à forma, ao modo de elaboração, à origem, à estabilidade, à extensão e à finalidade. Associe as classificações das constituições de acordo com os conceitos e assinale a sequência numérica CORRETA: CLASSIFICAÇÕES DAS CONSTITUIÇÕES ( 1 ) Quanto ao Conteúdo ( 2 ) Quanto à Forma ( 3 ) Quanto ao Modo de Elaboração ( 4 ) Quanto à Origem ( 5 ) Quanto à Estabilidade ( 6 ) Quanto à Extensão e à Finalidade CONCEITOS CONSTITUCIONAIS ( ) São promulgadas - também denominadas democráticas ou populares, as quais derivam de representantes diretos do povo; ou outorgadas - podem ser impostas diretamente ao povo, com ou sem sua ratificação ( ) Podem ser: sintéticas - possuem apenas normas e princípios sintéticos de ordenamento do Estado; ou analíticas - mais abrangentes, abordam todos os assuntos relevantes à formação e ao funcionamento do Estado. ( ) As constituições podem ser materiais - não possuem codificação em texto único, mas existem como normas materiais, mesmo que isoladas; ou formais - normas que se expressam de forma escrita e inseridas em texto constitucional. ( ) Podem ser: imutáveis - é vedada qualquer alteração em seu texto; rígidas - sua alteração só ocorre através de um processo legislativo mais solene; flexíveis - não exigem procedimento mais solene para sua modificação; e ainda semiflexíveis ou semirígidas - Para alguns assuntos contêm limitações flexíveis e para outros, limitações mais rígidas. ( ) Podem ser dogmáticas - um produto escrito e sistematizado por um órgão constituinte; ou históricas - baseadas em costumes, convenções, jurisprudências e outros textos. ( ) Há a constituição escrita - O texto constitucional vem grafado em documento único; e a não-escrita - suas regras são esparsas e se encontram em diversos textos, costumes, doutrinas e jurisprudências (que são os julgamentos reiterados sobre determinado assunto). A sequência numérica CORRETA é:
A 1,2,5,4,3,6
B 2,5,6,3,4,1
C 3,2,1,4,5,6
D 1,2,3,4,5,6
E 4,6,1,5,3,2

Os bens jurídicos reconhecidos e protegidos constitucionalmente devem ser ordenados de tal forma que, havendo colisões entre eles, um não se realize à custa do outro. Essa máxima é representada, no âmbito da interpretação constitucional, pelo princípio
A da concordância prática.
B da supremacia da Constituição.
C da máxima eficácia da norma constitucional.
D da força normativa da Constituição.
E do efeito integrador.

Com relação à classificação das constituições, é correto afirmar que:
a) a constituição dirigente visa garantir os direitos fundamentais de primeira geração ou dimensão.
b) a constituição-garantia anuncia um ideal a ser concretizado pelo Estado e pela sociedade, caracterizando-se por conter normas programáticas.
c) constituições outorgadas são aquelas que, embora confeccionadas sem a participação popular, para entrarem em vigor, são submetidas à ratificação posterior do povo por meio de referendo.
d) as constituições podem ser ortodoxas, quando reunirem uma só ideologia, como a Constituição Soviética de 1977, ou ecléticas, quando conciliarem várias ideologias em seu texto, como a Constituição Brasileira de 1988.
e) as constituições semirrígidas são aquelas que podem ser modificadas por meio de emendas ou de revisão constitucional.

Estudando a Constituição de um país chamado Q, nota-se que ela estabelece um sistema de governo onde o Chefe de Estado é diferente do Chefe de Governo, dividindo funções executivas e representativas.
Qual sistema de governo é adotado pela Constituição do país Q conforme descrito?
A Presidencialismo.
B Parlamentarismo.
C Monarquia absoluta.
D Sistema diretorial.
E Anarquismo constitucional.

Mais conteúdos dessa disciplina