"A integração é um processo de preenchimento das lacunas, na lei por elemento que a própria legislação oferece ou por pricípios jurídicos, mediante operação lógica e juízo de valor"
-Nesse sentido preceitua o art 4º da lei de introdução as normas do direito brasileiro LINDB: quando a lei for omissa, o juiz decidirá o caso de acordo co a analogia, os costumes e os princípios gerais do direito.
DLRV Advogados
Há mais de um mês
Analogia, em específico, consiste em julgar casos semelhantes de maneira semelhante. Segundo Francisco Ferreira, "consiste em aplicar à hipótese não prevista especialmente em lei dispositivo relativo a caso semelhante. Nesse caso, o magistrado estende um preceito legal a casos não diretamente compreendidos na descrição legal, porém, semelhantes".
"A analogia pode ser legal (legis), quando o juiz pega uma única lei que regula o caso parecido e aplica-a por analogia; ou jurídica (iuris), quando o juiz pega um conjunto de normas e aplica por analogia diante da lacuna, não utilizando apenas uma única lei como paradigma."
Laís Cavalcanti
Há mais de um mês
A analogia pode ser definida como utilização de uma norma "x" que apresenta semelhanças diante de um caso concreto para o qual não haja regra específica.
Rafael Costa
Há mais de um mês
A analogia existe para dar harmonia e coerência ao Ordenamento Jurídico, pois utilizando a norma numa situação semelhante ao que ela descreve, o Ordenamento Jurídico apresentará dentro dele mesmo, a solução para o caso concreto, não sendo necessário recorrer a soluções alheias à Ordem Jurídica.
Delane Lóssio
Há mais de um mês
Concordo com a resposta