Logo Passei Direto
Buscar

Outros

Outros
"Desta forma, a tradição kantiana coloca a Geografia como uma Ciência Sintética (que trabalha com dados de todas as demais ciências), descritiva (que enumera os fenômenos abarcados) e que visa abranger uma visão de conjunto do planeta" (MORAES, 2005, p.4).
A perspectiva anunciada no texto acima é denominada:
a) Sorológica.
b) Corográfica.
c) Cosmológica.
d) Fenomenológica.
e) Historiográfica.
User badge image
CuriosidadesGerais

há 7 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 7 meses

Para responder à sua pergunta, vamos analisar as alternativas em relação à descrição da Geografia na tradição kantiana, que a considera uma ciência sintética e descritiva, com uma visão de conjunto do planeta. a) Sorológica - Refere-se ao estudo de fenômenos relacionados a águas, não se encaixa na descrição dada. b) Corográfica - Relaciona-se à descrição detalhada de regiões e lugares, o que se alinha com a ideia de uma ciência descritiva que enumera fenômenos. c) Cosmológica - Refere-se a uma visão mais ampla do universo, mas não se aplica especificamente à Geografia como descrita. d) Fenomenológica - Foca na experiência e na percepção, não se encaixa na descrição de uma ciência sintética e descritiva. e) Historiográfica - Relaciona-se ao estudo da história, não à descrição geográfica. A alternativa que melhor se encaixa na descrição da Geografia como uma ciência sintética e descritiva, que visa abranger uma visão de conjunto do planeta, é: b) Corográfica.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Alguns autores falam sobre o estudo da paisagem como a definição do objeto de estudo da Geografia, cujo os aspectos visíveis do real é a principal fonte de análise. Assim, a paisagem vista como como uma associação de múltiplos fenômenos, que trabalha com dados das outras ciências, configurando-a como Ciência de Síntese.
Conforme Moraes (2005), esta perspectiva de compreensão apresenta-se em duas variáveis:
A) A singular e a geográfica geral.
B) A humanística e a Corológica.
C) A tônica descritiva na relação entre os elementos.
D) A regional e local.
E) A divisão por áreas e a estatística.

No século XVIII, a Geografia se desenvolve a partir da cartografia, com procedimentos cada vez mais exatos para medir as coordenadas geográficas e utilizar dados estatísticos.
Assinale uma consequência para a Geografia, a partir da afirmativa acima:
A) O campo da Cartografia se destaca do resto da disciplina geográfica, a qual precisa reinventar-se.
B) O conhecimento geográfico se popularizou.
C) No campo do geógrafo houve um ganho no suporte institucional.
D) O campo da Geografia se destaca do resto da disciplina cartográfica.
E) A cartografia torna-se uma divisão de conhecimentos dos astrônomos, navegadores, exploradores, topógrafos e eruditos, que não se relacionam.

Mais conteúdos dessa disciplina