Logo Passei Direto
Buscar
Hidrogéis são materiais poliméricos em forma de pó, grão ou fragmentos semelhantes a pedaços de plástico maleável. Surgiram nos anos 1950, nos Estados Unidos da América e, desde então, têm sido usados na agricultura. Os hidrogéis ou polímeros hidrorretentores podem ser criados a partir de polímeros naturais ou sintetizados em laboratório. Os estudos com polímeros naturais mostram que eles são viáveis ecologicamente, mas ainda não comercialmente. No infográfico abaixo, explica-se como os polímeros naturais superabsorventes, quando misturados ao solo, podem viabilizar culturas agrícolas em regiões áridas.

Por dentro dos hidrogéis
Saiba como funcionam os polímeros superabsorventes que ajudam a reter no solo, por mais tempo, a água da chuva ou da irrigação.

#### Estado de Conclusão da Pergunta:


O infográfico mostra o processo de funcionamento dos hidrogéis. Ele ilustra como os hidrogéis absorvem água e a liberam gradualmente para as plantas, ajudando a reter a umidade no solo. O infográfico também destaca as vantagens do uso de hidrogéis, como a redução da frequência de irrigação e o aumento do crescimento das plantas.


Disponível em: http://www.revistapesquisa.fapesp.br. Acesso em: 18 jul. 2017 (com adaptações).

A partir das informações apresentadas, assinale a opção correta.
- ☐ a. O uso do hidrogel, em caso de estiagem, propicia a mortalidade dos pés de café.
- ☐ b. O hidrogel criado a partir de polímeros naturais deve ter seu uso restrito a solos áridos.
- ☐ c. Os hidrogéis são usados em culturas agrícolas e florestais e em diferentes tipos de solos.
- ☐ d. O uso de hidrogéis naturais é economicamente viável em lavouras tradicionais de larga escala.
- ☐ e. O uso dos hidrogéis permite que as plantas sobrevivam sem a água da irrigação ou das chuvas.
User badge image
ExpressãoComunicativa

há 8 meses

Respostas

User badge image

Ed Verified user icon

há 8 meses

Vamos analisar cada uma das alternativas com base nas informações apresentadas sobre os hidrogéis: a) O uso do hidrogel, em caso de estiagem, propicia a mortalidade dos pés de café. - Esta afirmação é incorreta, pois os hidrogéis têm como objetivo ajudar a reter a umidade no solo, o que beneficiaria as plantas, não levando à mortalidade. b) O hidrogel criado a partir de polímeros naturais deve ter seu uso restrito a solos áridos. - Essa afirmação é enganosa, pois os hidrogéis podem ser utilizados em diferentes tipos de solos, não apenas em solos áridos. c) Os hidrogéis são usados em culturas agrícolas e florestais e em diferentes tipos de solos. - Esta afirmação está correta, pois os hidrogéis são aplicáveis em diversas culturas e solos, conforme mencionado no texto. d) O uso de hidrogéis naturais é economicamente viável em lavouras tradicionais de larga escala. - O texto menciona que os polímeros naturais são viáveis ecologicamente, mas ainda não comercialmente, o que torna essa afirmação incorreta. e) O uso dos hidrogéis permite que as plantas sobrevivam sem a água da irrigação ou das chuvas. - Essa afirmação é exagerada, pois os hidrogéis ajudam a reter a umidade, mas não substituem completamente a necessidade de água. Portanto, a alternativa correta é: c) Os hidrogéis são usados em culturas agrícolas e florestais e em diferentes tipos de solos.

Essa resposta te ajudou?

0
Dislike0

Experimente
o Premium! 🤩

Libere respostas sem pagar

Ainda com dúvidas?

Envie uma pergunta e tenha sua dúvida de estudo respondida!

Essa pergunta também está no material:

Mais perguntas desse material

Leia os textos 1 e 2 a seguir.

Texto 1 - Entre transgressão e arte - Christina Queiroz
Representação gráfica entre a letra e o símbolo, o "pixo" é um elemento visual que permeia a paisagem paulistana. Pode ser visto em marquises, muros, casas e edifícios, comerciais e residenciais. Em projeto de pesquisa recémconcluído, o antropólogo Alexandre Barbosa Pereira analisou "pixações" feitas em diversas regiões da cidade desde os anos 1980. Nesse percurso, constatou como jovens de periferia envolvidos com a atividade, caracterizada como gênero de arte urbana cuja essência está em ir além das regras do espaço público, conseguiram obter reconhecimento em circuitos artísticos nacionais e estrangeiros, apesar da relação de tensão permanente com o Estado e suas esferas institucionais. O pesquisador explica que os integrantes do movimento diferenciam o conceito de pixação (com " x ") de pichação (com "ch"). Enquanto a palavra grafada com "ch" se refere a frases e inscrições legíveis, o vocábulo com " x " diz respeito à grafia que é entendida apenas pelos integrantes do movimento. Além disso, envolve articulação em grupos, muitos deles da periferia, que buscam lugares de grande visibilidade e acesso difícil para deixar marcas individuais ou coletivas e, com isso, questionar a maneira como a paisagem urbana se estrutura. Qualquer tipo de pichação (ou pixação) é considerada crime ambiental, conforme dispõe a Lei federal n. 9.605/98. Além de multa, está prevista pena de três meses a um ano de prisão aos autores de pichação e grafites

#### Estado de Conclusão da Pergunta:

porém identifica que a prática se intensificou a partir dos anos 1970, com versos poéticos escritos em muros e manifestações contra a ditadura. O início da pixação, no entanto, é mais recente. Surgiu nos anos 1980, por influência de movimentos como punk, heavy metal, hip hop e de skatistas. Ao reconhecer a transgressão como parte intrínseca da história do urbanismo, Carlos Zibel, professor aposentado da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP), lembra que escavações em Pompeia revelaram, nas paredes da cidade italiana soterrada pela erupção de um vulcão no ano 79 d.C., pichações em grafita e piche feitas contra senadores. "As linguagens do grafite e do pixo passaram a integrar o repertório da arte contemporânea, mas isso não elimina as tensões que a pixação indevida gera no espaço urbano. Justamente pelo caráter transgressor, os pixadores desempenham papel importante na investigação dos limites artísticos", conclui.

Disponível em: http://revistapesquisa.fapesp.br/2018/07/04/entre-transgressao-e-arte. Acesso em: 05 ago. 2018 (com adaptações).


A imagem mostra uma parede com várias inscrições em grafite. As inscrições incluem frases como 'pixei seu muro na parte de fora tia, da rua que é nossa!' e outros textos em grafite. A imagem parece ser uma representação de pixação urbana, com marcas e desenhos em preto sobre uma superfície de concreto.


Disponível em: https://bhaz.com.br/2016/03/22/a-pichacao-e-um-ato-que-ao-mesmo-tempo-levanta-duvidas-e-certezas-na-sociedade/. Acesso em: 05 ago. 2018.

Com base na leitura, avalie as afirmativas.

I. No texto 2, a frase "pixei o muro na parte de fora tia, da rua que é nossa!" é uma pixação (com "x"), uma vez que

# Estado de Conclusão da Pergunta:

pixação não é capaz de levar a sociedade a refletir sobre a ocupação dos espaços públicos e privados.
IV. A pichação (com "ch") serviu de instrumento de manifestação política em diferentes momentos da história da humanidade.

É correto o que se afirma apenas em:
○ a. I e II.
○ b. II e IV.
○ c. I, II e III.
○ d. I, III e IV.
○ e. II, III e IV.

Segundo relatório do Instituto Superior Sanitário de Roma, até 28 de abril de 2020, havia 25.215 óbitos na Itália em decorrência do coronavírus (covid-19). De acordo com os dados presentes nesse documento, foram construídos os gráficos I e II a seguir.


Gráfico de pizza mostrando a distribuição percentual dos óbitos na Itália por faixa etária devido ao coronavírus até 28 de abril de 2020. As faixas etárias incluem 0-9, 10-19, 20-29, 30-39, 40-49, 50-59, 60-69, 70-79, 80-89 e >90 anos, com percentuais variando de 0,5% a 40%.


Gráfico I. Distribuição percentual dos óbitos na Itália, por faixa etária, em decorrência do coronavírus (covid-19) até 28 de abril de 2020.


Gráfico de barras mostrando os percentuais de letalidade na Itália por faixa etária devido ao coronavírus até 28 de abril de 2020. As barras representam as percentagens de letalidade para cada faixa etária, com valores variando de 0% a 30%.


Gráfico II. Percentuais de letalidade na Itália, por faixa etária, em decorrência do coronavírus (covid-19) até 28 de abril de 2020.

Com base nos gráficos, assinale a alternativa correta.
- ☐ a. Os gráficos I e II são contraditórios, pois no gráfico I vemos que a letalidade por coronavírus (covid-19) na Itália, até 28 de abril de 2020, na faixa etária entre 80 e 89 anos, é de 40%, mas no gráfico II essa taxa é de menos de 30%.
- ☐ b. O gráfico II é inconsistente, pois a soma dos percentuais nele mostrados não resulta em 100%.
- ☐ c. O gráfico II é consistente e mostra a evolução temporal dos casos de óbito em decorrência do coronavírus (covid-19) na Itália até 28 de abril de 2020.
- ☐ d. O gráfico II é consistente e mostra que o número de óbitos em decorrência do coronavírus (covid-19) na Itália, até 28 de abril de 2020, na faixa acima dos 90 anos é praticamente 2,5 vezes o número de óbitos na faixa de 60 a 69 anos.
- ☐ e. O gráfico I mostra os percentuais de óbitos por coronavírus (covid-19) na Itália, até 28 de abril, segundo faixas etárias, e o gráfico II mostra os percentuais de letalidade em cada faixa etária.

Considerando o texto e as informações apresentadas nos gráficos acima, assinale a opção correta.
A) A contribuição dos quatro maiores países do bloco somou 41,13%.
B) O grupo 'outros países' contribuiu para esse bloco econômico com 42,1%.
C) A diferença entre a contribuição do Reino Unido com a UE e o gasto da UE com o Reino Unido representa 38,9% da contribuição do Reino Unido com a UE.
D) A soma das participações dos três países com maior contribuição para o bloco econômico supera 50%.
E) O percentual de participação do Reino Unido com o bloco econômico em 2014 foi de 17,8%, o que o colocou entre os quatro maiores participantes.

Com base na leitura, avalie as afirmativas.
É correto o que se afirma em
I. O reúso de preservativos, de acordo com as pesquisas, é uma prática que implica riscos, como a maior probabilidade de que a camisinha se rompa.
II. Segundo o texto, 98% das mulheres que engravidam não usam preservativo.
III. Conforme as pesquisas, 80% das pessoas que não usam preservativo são contaminadas com vírus e bactérias.
A. I, II e III.
B. I e II, apenas.
C. I, apenas.
D. II, apenas.
E. I e III, apenas.

Mais conteúdos dessa disciplina