Tripanossomíase americana é também conhecida como doença de Chagas ou moléstia de Chagas, foi descrita em 1909 pelo médico e cientista brasileiro Carlos Chagas. O Trypanosoma cruzi é um protozoário flagelado pertencente ao filo Euglenozoa. Seu principal modo de transmissão é o vetorial, o qual se associa ao contato das fezes do triatomíneo infectado pelo patógeno com a mucosa ou as lesões da pele do hospedeiro vertebrado. Durante seu ciclo evolutivo, o T. cruzi apresenta características morfológicas que variam e que podem ser identificadas, entre outros aspectos, de acordo com a posição do flagelo e a posição do cinetoplasto, uma mitocôndria única rica em DNA mitocondrial. A Doença de Chagas pode ser dividida em aguda e crônica.
Considerando o texto apresentado e os seus conhecimentos sobre a doença de chagas, analise as afirmativas a seguir:
I. A fase aguda pode apresentar sintomas ou não, dependendo principalmente do sistema imune do hospedeiro.
II. A fase crônica tem início com o final da fase aguda e pode ser classificada em formas indeterminada, cardíaca e digestiva.
III. A tripanossomíase americana desencadeia vários mecanismos do sistema imune na tentativa de eliminar o parasita, tanto da imunidade inata quanto da imunidade adaptativa.
IV. O diagnóstico da doença combina a análise clínica e laboratorial. Na análise clínica, são verificados o local onde o paciente se encontra ou de onde se origina, sinais de porta de entrada, junto a outros sinais da fase aguda.
É correto o que se afirma em:
Ed
há 2 meses
Vamos analisar cada afirmativa sobre a Doença de Chagas: I. A fase aguda pode apresentar sintomas ou não, dependendo principalmente do sistema imune do hospedeiro. Verdadeiro, a fase aguda pode ser assintomática em alguns casos, dependendo da resposta imunológica do indivíduo. II. A fase crônica tem início com o final da fase aguda e pode ser classificada em formas indeterminada, cardíaca e digestiva. Verdadeiro, a fase crônica realmente se inicia após a fase aguda e pode ser classificada nessas formas. III. A tripanossomíase americana desencadeia vários mecanismos do sistema imune na tentativa de eliminar o parasita, tanto da imunidade inata quanto da imunidade adaptativa. Verdadeiro, a infecção pelo T. cruzi ativa tanto a imunidade inata quanto a adaptativa. IV. O diagnóstico da doença combina a análise clínica e laboratorial. Na análise clínica, são verificados o local onde o paciente se encontra ou de onde se origina, sinais de porta de entrada, junto a outros sinais da fase aguda. Verdadeiro, o diagnóstico realmente envolve tanto a análise clínica quanto a laboratorial, considerando o histórico do paciente e os sinais clínicos. Agora, como todos os itens (I, II, III e IV) estão corretos, a alternativa que contém todos os itens verdadeiros é: D. I, II, III e IV.
Já tem uma conta?
Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade